Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Moro em apartamento num prédio de 1998 e quero instalar ar condicionado multi-split com módulo externo na varanda e para passar os tubos de módulos internos para varanda há opção para perfurar o pilar, mas posso fazé-lo? Há armação lá dentro?
      IMG_20230915_085216_edit_3091401916719417.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: lust_and_komsomolhá opção para perfurar o pilar

    Quem sugeriu tal ideia?

    Colocado por: lust_and_komsomolmas posso fazé-lo?

    Não e sim.
    Sim se houver alguém (engenheiro civil) que garanta por escrito que isso é possível sem por em causa a estrutura

    Colocado por: lust_and_komsomolHá armação lá dentro?

    Claro que sim.
  3.  # 3

    e tem a certeza que isso ai é um pilar?
    qual o diamentro que precisa esse furo?
  4.  # 4

    Tem a certeza que ai é um pilar?
    Mostre lá no mesmo angulo a zona do tecto.
    Sendo uma esquina, normalmente os pilares estão encaixados na intersecção de ambas as paredes.
    Mas pode acontecer serem de secção rectangular e ocupar ainda um dos lados... só sondando.
      Captura de ecrã 2023-09-15 185546.jpg
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilva
    Quem sugeriu tal ideia?

    Ninguém. Furar pilares é nem pensar, porquê eu disse que isto fosse uma opção não sei :( Só estou a analizar a minha situação.

    Colocado por: marco1e tem a certeza que isso ai é um pilar?

    Colocado por: Pedro BarradasTem a certeza que ai é um pilar?

    Acho que nao é pilar, é mesmo muro porque o pilar não pode ficar naquela parte do edifício porque não vai até ao fundamento alias nem sequer antinge o terreno como se vê na foto antiga do primeiro piso no Google Maps, mas posso estar errado.
    Também as manchas pretas das paredes mostram que naquele sítio o material é tijolo, espero eu.

    Tenho uma planta final do meu piso onde se vê as paredes desenhadas com a cor clara e vários rectângulos pretos que muito provavelmente são pilares estruturais e naquela zona de furo não há esse rectângulo preto.
      Screenshot (27)2.jpg
      Screenshot (24)2.jpg
      Screenshot (23)2.jpg
  6.  # 6

    Deixo aqui mais fotos dentro do quarto e doutro lado na varanda com o furo que pretendo fazer.
      Screenshot (25).jpg
      Screenshot (26).jpg
  7.  # 7

    -
  8.  # 8

    confirma-se, não tem ai pilar nenhum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lust_and_komsomol
  9.  # 9

    Colocado por: marco1confirma-se, não tem ai pilar nenhum.

    Não é 100% garantido, os pilares que estão na planta podem ser os pilares do piso inferior.
    Na foto da fachada vê-se que existe uma viga em todos os pisos na parede exterior, que poderá estar apoiada em pilares, por outro lado, pelo verdete na fachada não parece existir lá nenhum pilar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lust_and_komsomol
  10.  # 10

    Em vez de AC, gastem mas é dinheiro em meter capoto nisso.
  11.  # 11

    Pickaxe
    aposto o que quiser
    repare que até é um balanço, veja tambem a marca dos tijolos ali no canto
  12.  # 12

    Colocado por: rjmsilvaEm vez de AC, gastem mas é dinheiro em meter capoto nisso.
    que disparate.
  13.  # 13

    E porque nao fazer o furo por cima da janela.
  14.  # 14

    Colocado por: DR1982que disparate.


    Disparate é deixar um edifício chegar aquele ponto. É uma vergonha.
  15.  # 15

    Colocado por: rjmsilvaEm vez de AC, gastem mas é dinheiro em meter capoto nisso.

    Preferia colocar capoto mil vezes do que ar condicionado. Já falei sobre isso numa das assembleias só que ninguém me permitiu colocar o capoto na minha fração por causa da estêtica.

    Colocado por: rjmsilva

    Disparate é deixar um edifício chegar aquele ponto. É uma vergonha.

    Pois, mas a foto é mesmo antiga, o edifício está bem pintado agora :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  16.  # 16

    Colocado por: rjmsilva

    Disparate é deixar um edifício chegar aquele ponto. É uma vergonha.
    pois, mas capoto não aquece nem arrefece uma casa.
    Num prédio não é apenas um condomínio que manda, por isso essa decisão nunca dependeria apenas do user.
    Colocar capoto sem trocar janelas não vale de nada ou vale de muito pouco…
    Etc etc
  17.  # 17

    Colocado por: SirruperE porque nao fazer o furo por cima da janela.

    Simplesmente não quero que os tubos atravessem a parede toda por cima da janela quando é possível passá-los por baixo.
  18.  # 18

    Colocado por: DR1982pois, mas capoto não aquece nem arrefece uma casa.
    Num prédio não é apenas um condomínio que manda, por isso essa decisão nunca dependeria apenas do user.
    Colocar capoto sem trocar janelas não vale de nada ou vale de muito pouco…
    Etc etc


    Mas eu falei no capoto mais pela questão estética, além de que iriam ter alguns ganhos em isolamento.
  19.  # 19

    Colocado por: lust_and_komsomol
    Preferia colocar capoto mil vezes do que ar condicionado. Já falei sobre isso numa das assembleias só que ninguém me permitiu colocar o capoto na minha fração por causa da estêtica.


    Pois, teriam que ser a maioria a aceitar e colocar no edifício todo. Só numa também não ficava bem.
    Concordam com este comentário: lust_and_komsomol
  20.  # 20

    Colocado por: rjmsilva

    Pois, teriam que ser a maioria a aceitar e colocar no edifício todo. Só numa também não ficava bem.
    Concordam com este comentário:lust_and_komsomol


    Ou então vender o imóvel e comprar outro já com capoto e ar condicionado ou PRH.
 
0.0228 seg. NEW