Estou a ponderar trocar de casa, atualmente ainda tenho um valor reduzido em divida no imóvel que pretendo vender (cerca de 15% do valor do imovel).
O que eu pretendo é vender um imóvel e com o valor da venda comprar outro a pronto pagamento, sem recorrer a crédito bancário.
A minha grande duvida, é processo entre a venda e a compra, como garantir a compra de um imóvel num futuro proximo antes de ter vendido o que detenho, de forma a não ficar debaixo da ponte ehehe....
Já pesquisei muito e nunca consegui perceber muito bem o processo em questão.
A não ser que arranje um vendedor que aceite um prazo excepcionalmente longo para a realização da escritura, ou um comprador extremamente rápido para a sua casa. Mesmo assim só diminui o risco de ficar temporariamente sem tecto.
E, normalmente, "vender rápido e comprar lentamente" significa vender barato e comprar caro. Não sei se dá para comprar a pronto (claro que depende da casa actual e da futura)...
Mas há algumas soluções. Uma é falar com o seu banco; Os bancos têm soluções para troca de casa. Geralmente passa por um novo credito habitação com um periodo de carencia de capital de 1 ou 2 anos, ou pouco mais, onde paga apenas os juros no crédito da casa nova. Isso permite comprar a casa nova, e mudar-se para lá. Depois vende a casa "velha", e armotiza o que entender. Se o fizer no prazo de 2 anos, poderá ficar isento do pagamento de mais valias da venda da casa "velha".
Outra hipotese, é arrendar uma casa temporariamente, para poder vender a anterior e procurar uma nova. Geralmente é mais eficiente recorrer a um novo crédito, pois o custo adicional do credito e juros representa menos dinheiro "perdido" em relação a pagar uma renda durante 1 ano.