Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Colocado por: DR1982mas nao duvide, e com a mesma qualidade da maioria das que por aqui aparecem, provavelmente com um ou outro acabamento mais baratito

E então?
  2.  # 182

Colocado por: Bragas V

E então?
    como assim?
  3.  # 183

Colocado por: DR1982certo, mas se lhe tivesse algum engenheiro a dizer lhe que determinado avião à primeira torbulência ia cair o Nuno arriscava?
    O problema de nao haver concenso é exatamente esse, causar a duvida.
    Depois ha DO que acreditam na versao que mais lhes interessa, outros preferem nao correr o risco e se calhar acabam por sobredimensionar as soluções sem necessidade, erc etc

Voltando aos aviões, até acredito que os Eng. da Boieng menosprezem os da Airbus e vice versa, mas não deixariam de voar por causa disso. Já passageiros com medo de voar nuns e noutros por causa da dúvida não devem faltar. Afinal, muito de vez enquando lá cai um. Mesmo que o erro tenha sido do piloto e não da Engenharia.
  4.  # 184

Colocado por: Joao DiasNão batam muito… just my two cents

Bater porquê? ...se tem toda a razão.
    Projectar é anticipar, prever, evitar situações, etc.

Quem melhor para auxiliar nesse planeamento que a pessoa que irá efectivamente executá-la?
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  5.  # 185

Colocado por: argoResumindo e generalizando, é um faroeste de incompetência! Para mim, umas das principais razões do elevado custo da construção.

Pois, o detalhe é que pelo menos até há poucos anos atrás, o custo da construção foi sempre relativamente barato... e muito baseado no desenrasca.

O custo entretanto subiu um pouco, mas não foi pelo melhor planeamento nem nada que se pareça.
  6.  # 186

Colocado por: DR1982como assim?

Porque não avança nesses moldes em vez de estar a reduzir o projeto?
  7.  # 187

Colocado por: Bragas VÁreas mínimas pra tudo, WC mínimos por número de quartos..

Ainda estou para conhecer o primeiro cliente que me peça algo abaixo do mínimo para a sua HPP.

Para construção nova, o mínimo para um T2 é 72m². Quem constrói T2? Quase ninguém.

Para T3 o mínimo é 91m²... o normal é o "mínimo pedido" ter o dobro disso... e uma dúzia de divisões sem absoluta necessidade.
  8.  # 188

Para um T3 a área mínima de uma sala são 10 m2
    Os nossos projetos só em áreas desperdiçadas tem muito mais que isso.
  9.  # 189

Colocado por: N Miguel Oliveira

Voltando aos aviões, até acredito que os Eng. da Boieng menosprezem os da Airbus e vice versa,
    certo, mas sendo os os projetos “matemática” tirando a arquitetura talvez, é mais do que fácil verificar se os engenheiros da Boieng estão a dizer mal dos da Airbus só por dizer ( o que não é impossível) ou se existe algum fundo de razão.
    Em última hipótese recorre se a uma opinião isenta para tirar dúvidas e viajar descansado.
    A revisão de projetos por exemplo.
  10.  # 190

Porque não avança nesses moldes em vez de estar a reduzir o projeto?
    ha coisas em que prefiro não arriscar, achanatar.
    O resto “qualquer torneira ou interruptor serve”
  11.  # 191

Não é só sonho zedasilva… já viu a quantidade do requisitos que são hoje em dia necessários para construir uma casa?

Se você quiser construir uma casa humilde sem modernices não consegue.. tem de ter um sistema de climatização, tem que ter vidro duplo, tem que ter gás (mudou agora recentemente).. agora até é obrigatório segundo sei em alguns municípios a VMC..

Áreas mínimas pra tudo, WC mínimos por número de quartos..

Ou seja, desde que cumpra a regulamentação de segurança, e não implique com terceiros, eu deveria poder construir uma coisa mais básica.. e não.. não estou a falar em barracas..
    Nao concordo, a maior parte do custo da casa é por cagan ça e não por sermos obrigados, ninguem obriga a ter closets, lavandarias, ilhas, suites, despensas, mil wcs, etc etc
  12.  # 192

Muita gente nem sequer se atreve a começar, sabendo as exigências..
  13.  # 193

O maior problema é mesmo a incerteza de nunca saber com o que contar.
    Uma coisa são os extras que os DO vão pedindo ao longo da obra pois já sabem que irão ter que pagar o excesso outra coisa é os empreiteiros virem pedir dinheiro a mais por isto ou por aquilo.
    Aquilo que muitas vezes já se falou aqui sobre os preços subirem e terem que pedir mais dinheiro só se vê por cá.
    Tenho uns familiares a passar férias cá em casa e um dele é advogado numa empresa de transformação de ferro na Alemanha.
    Quando o ferro começou a subir eles foram dos primeiros a levar no pelo mas nem um cêntimo a mais aumentaram aos clientes com os quais tinham contratos ainda em vigor e só no ano de 2020 perderam 17 milhões € porque em muitas encomendas venderam abaixo do preço da compra.
    Isto para dizer que ele ficou muito admirado porque fez casa cá terminou no início deste ano e o empreiteiro quase no fim apresentou lhe 15k a mais por causa das subidas dos preços e comentou comigo que isto lá era impossível de acontecer pois contratos são para cumprir até ao fim seja para bem seja para mal.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  14.  # 194

Colocado por: Telhadocomentou comigo que isto lá era impossível de acontecer pois contratos são para cumprir até ao fim seja para bem seja para mal.

Cá também.
    O nosso problema é que na grande maioria dos casos não existem contratos
    Quando existem os DO ainda sem qualquer prego já adiantaram 20% e 30%
    Ora com desequilíbrios destes co o é que os DO podem ter qualquer poder sobre as empresas?
  15.  # 195

Colocado por: zedasilva
    Cá também.
    Ora com desequilíbrios destes co o é que os DO podem ter qualquer poder sobre as empresas?

Pois o problema é esse mas mesmo com contratos isto tornou se um hábito na construção civil fora os casos que já li por aqui conheço alguns pessoalmente.
    Por isso aconselho sempre o mesmo não adiantem dinheiro a ninguém seja ele o mais sério de todos os profissionais.
    Já sei que vêm daqui a poucos os profissionais do costume contradizer mas certo é que cada vez há mais casos destes.
    Há muitas maneiras de ninguém sair prejudicado nem o DO nem os profissionais.
    Pagamentos a semana ou de duas em duas semanas ou contra entrega dos materiais ou equipamentos agora adiantamentos não.
    Já diz o ditado quem paga adiantado é mal servido.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  16.  # 196

Colocado por: zedasilva
    Cá também.

Na Alemanha é que é bom.. aqui é só burros..

Realmente há cada comentário..
  17.  # 197

Colocado por: Telhado
    Já diz o ditado quem paga adiantado é mal servido.
    Concordam com este comentário:zedasilva

Curioso, todos os nossos clientes até hoje pagaram sempre as tranches de adjudicação tim por tim tim como foram acordadas e NENHUM foi mal servido. Bem pelo contrário. E só aqui do fórum já ultrapassamos as duas centenas de clientes servidos.
    Ainda ontem vendi um soalho de 30k. Se calhar vou eu pagá-lo ao fornecedor com o meu capital próprio queres ver. Á conta desses facilitismos muitos caíram com estrondo arrastando outros tantos atrás.
    Já tenho preocupações que cheguem com os trabalhos em si. Dispenso chatices de tesouraria.

Agora, há gente séria e gente séria. Quer um exemplo recente.
    No final do Mês passado um cliente enviou-me um valor de adjudicação no dia 27. No dia 28 reparei que o pagamento tinha sido feito em duplicado. Imediatamente enviei um e-mail para o cliente a perguntar se queria de facto pagar a totalidade da fatura ou se tinha sido engano.
    Devolvi imediatamente o valor que estava a mais. E essa foi a minha única preocupação nessa manhã.
    Só quero o que é meu. Á conta desta atitude, que a tive porque faz parte do ADN desta casa encararmos a vida pessoal e profissional com o máximo de seriedade, só este cliente vai-me assegurar pelo menos mais duas obras “simpáticas”.
    Resumindo, se encontrarem gente séria e com o histórico imaculado, podem pagar adiantado á vontade que nenhum mal virá ao mundo.
    Podem fazê-lo com tudo o que mexe? Seguramente que não!!
  18.  # 198

Colocado por: Joao Dias
    Curioso, todos os nossos clientes até hoje pagaram sempre as tranches de adjudicação tim por tim tim como foram acordadas e NENHUM foi mal servido. Bem pelo contrário. E só aqui do fórum já ultrapassamos as duas centenas de clientes servidos.
    Ainda ontem vendi um soalho de 30k. Se calhar vou eu pagá-lo ao fornecedor com o meu capital próprio queres ver. Á conta desses facilitismos muitos caíram com estrondo arrastando outros tantos atrás.
    Já tenho preocupações que cheguem com os trabalhos em si. Dispenso chatices de tesouraria.

No final do Mês passado um cliente enviou-me um valor de adjudicação no dia 27. No dia 28 reparei que o pagamento tinha sido feito em duplicado. Imediatamente enviei um e-mail para o cliente a perguntar se queria de facto pagar a totalidade da fatura ou se tinha sido engano.
    Devolvi imediatamente o valor que estava a mais. E essa foi a minha única preocupação nessa manhã.
    Só quero o que é meu. Á conta desta atitude, que a tive porque faz parte do ADN desta casa encararmos a vida pessoal e profissional com o máximo de seriedade, só este cliente vai-me assegurar pelo menos mais duas obras “simpáticas”.
    Resumindo, se encontrarem gente séria e com o histórico imaculado, podem pagar adiantado á vontade que nenhum mal virá ao mundo.
    Podem fazê-lo com tudo o que mexe? Seguramente que não!!
    Mas o cliente oagou o soalho ou soalho +aplicação adiantado?
    É que se pagou apenas o soalho que provavelmente vai receber, é normal pagar antes de receber as coisas, qualquer compra que se faça costuma ser assim.
    Pagar soalho mais o trabalho adiantado é que já são outros 500
    Concordam com este comentário: SCosta1973
  19.  # 199

Colocado por: Joao Dias

Desculpe João, mas neste caso o estranho é você achar que fez alguma coisa de mais..
    Concordam com este comentário: frpin, monicaM
  20.  # 200

Colocado por: Joao DiasEu não me apetecia muito dar para este peditório até porque regra geral levo no toutiço.
    Mas goste-se ou não, existem um sem número de erros de palmatória sendo que para mim, o maior de todos é não haver o mínimo de conhecimento técnico por parte de quem projeta ou define/escreve o caderno de encargos para as especialidades em questão.
    Posso afiançar que, no que á minha arte diz respeito, a grande maioria dos cadernos de encargos que avalio, são para além de omissos, extremamente falaciosos e escritos por alguém que por e simplesmente percebe bola da arte.
    Em toda a minha carreira, poucas foram as vezes que um gabinete de arquitetura teve a hombridade e humildade de chegar até nós e pedir ajuda (e pagar pela assessoria obviamente) na elaboração do caderno de encargos para o projecto em questão.
    E a realidade é que, 99,9% das equipas que andam por ai, se tivessem de cumprir escrupulosamente com um caderno de encargos eximiamente elaborado, nem sequer orçamentavam a obra. Porquê? Porque um caderno de encargos bem elaborado, define obrigatoriamente um conjunto de regras que ninguém quer cumprir. Ou porque dá muito trabalho ou porque se perde muito tempo ou, o meu preferido, “ui, isto vai para valores de doidos”.
    Enquanto a maioria dos profissionais não mudar o chip, enquanto não apostarmos na formação especifica, enquanto dificilmente alguém é responsabilizado pelos erros que comete, enquanto não percebermos que a maioria dos “valores de mercado” não são minimamente adequados para se trabalhar com qualidade a sério, enfim, enquanto um sem número de etc’s não mudar, vão existir sempre DO a pagarem a fatura do constante auto-empobrecimento das mais diversas classes da construção civil.

Não batam muito… just my two cents
    Concordam com este comentário:argo,N Miguel Oliveira
    Oh João, entao de que serviria esse caderno de encargos se a obra teria de ser praticamente entregue a vocês? Entao para isso nao era melhor ser logo entregue a obra e darem aos tecnicos de projetos as indicações necessárias?
    O DO pega nesse caderno de encargos todo XPTO, pede orçamento a outra empresa com provas dadas que diz que orçamenta o trabalho mas seguindo a forma de trabalho deles e o DO acende a lareira com esse caderno de encargos.

Se bem que, a um caderno de encargos elaborado por determinado profissional seja de que area for, provavelmente nunca será isento.

Sem falar que, breve com tanto projeto e com tanta pessoa envolvida nao sei se estamos a falar de construir casas ou naves espaciais :)

0.0464 seg. NEW