Colocado por: DR1982mas nao duvide, e com a mesma qualidade da maioria das que por aqui aparecem, provavelmente com um ou outro acabamento mais baratito
Colocado por: Bragas Vcomo assim?
E então?
Colocado por: DR1982certo, mas se lhe tivesse algum engenheiro a dizer lhe que determinado avião à primeira torbulência ia cair o Nuno arriscava?
O problema de nao haver concenso é exatamente esse, causar a duvida.
Depois ha DO que acreditam na versao que mais lhes interessa, outros preferem nao correr o risco e se calhar acabam por sobredimensionar as soluções sem necessidade, erc etc
Colocado por: Joao DiasNão batam muito… just my two cents
Colocado por: argoResumindo e generalizando, é um faroeste de incompetência! Para mim, umas das principais razões do elevado custo da construção.
Colocado por: DR1982como assim?
Colocado por: Bragas VÁreas mínimas pra tudo, WC mínimos por número de quartos..
Colocado por: N Miguel Oliveiracerto, mas sendo os os projetos “matemática” tirando a arquitetura talvez, é mais do que fácil verificar se os engenheiros da Boieng estão a dizer mal dos da Airbus só por dizer ( o que não é impossível) ou se existe algum fundo de razão.
Voltando aos aviões, até acredito que os Eng. da Boieng menosprezem os da Airbus e vice versa,
Colocado por: Bragas Vha coisas em que prefiro não arriscar, achanatar.
Porque não avança nesses moldes em vez de estar a reduzir o projeto?
Colocado por: Bragas VNao concordo, a maior parte do custo da casa é por cagan ça e não por sermos obrigados, ninguem obriga a ter closets, lavandarias, ilhas, suites, despensas, mil wcs, etc etc
Não é só sonho zedasilva… já viu a quantidade do requisitos que são hoje em dia necessários para construir uma casa?
Se você quiser construir uma casa humilde sem modernices não consegue.. tem de ter um sistema de climatização, tem que ter vidro duplo, tem que ter gás (mudou agora recentemente).. agora até é obrigatório segundo sei em alguns municípios a VMC..
Áreas mínimas pra tudo, WC mínimos por número de quartos..
Ou seja, desde que cumpra a regulamentação de segurança, e não implique com terceiros, eu deveria poder construir uma coisa mais básica.. e não.. não estou a falar em barracas..
Colocado por: Telhadocomentou comigo que isto lá era impossível de acontecer pois contratos são para cumprir até ao fim seja para bem seja para mal.
Colocado por: zedasilva
Cá também.
O nosso problema é que na grande maioria dos casos não existem contratos
Quando existem os DO ainda sem qualquer prego já adiantaram 20% e 30%
Ora com desequilíbrios destes co o é que os DO podem ter qualquer poder sobre as empresas?
Colocado por: zedasilva
Cá também.
O nosso problema é que na grande maioria dos casos não existem contratos
Quando existem os DO ainda sem qualquer prego já adiantaram 20% e 30%
Ora com desequilíbrios destes co o é que os DO podem ter qualquer poder sobre as empresas?
Colocado por: Telhado
Já diz o ditado quem paga adiantado é mal servido.
Colocado por: Joao DiasMas o cliente oagou o soalho ou soalho +aplicação adiantado?
Curioso, todos os nossos clientes até hoje pagaram sempre as tranches de adjudicação tim por tim tim como foram acordadas e NENHUM foi mal servido. Bem pelo contrário. E só aqui do fórum já ultrapassamos as duas centenas de clientes servidos.
Ainda ontem vendi um soalho de 30k. Se calhar vou eu pagá-lo ao fornecedor com o meu capital próprio queres ver. Á conta desses facilitismos muitos caíram com estrondo arrastando outros tantos atrás.
Já tenho preocupações que cheguem com os trabalhos em si. Dispenso chatices de tesouraria.
Agora, há gente séria e gente séria. Quer um exemplo recente.
No final do Mês passado um cliente enviou-me um valor de adjudicação no dia 27. No dia 28 reparei que o pagamento tinha sido feito em duplicado. Imediatamente enviei um e-mail para o cliente a perguntar se queria de facto pagar a totalidade da fatura ou se tinha sido engano.
Devolvi imediatamente o valor que estava a mais. E essa foi a minha única preocupação nessa manhã.
Só quero o que é meu. Á conta desta atitude, que a tive porque faz parte do ADN desta casa encararmos a vida pessoal e profissional com o máximo de seriedade, só este cliente vai-me assegurar pelo menos mais duas obras “simpáticas”.
Resumindo, se encontrarem gente séria e com o histórico imaculado, podem pagar adiantado á vontade que nenhum mal virá ao mundo.
Podem fazê-lo com tudo o que mexe? Seguramente que não!!
Colocado por: Joao Dias
Agora, há gente séria e gente séria. Quer um exemplo recente.
No final do Mês passado um cliente enviou-me um valor de adjudicação no dia 27. No dia 28 reparei que o pagamento tinha sido feito em duplicado. Imediatamente enviei um e-mail para o cliente a perguntar se queria de facto pagar a totalidade da fatura ou se tinha sido engano.
Devolvi imediatamente o valor que estava a mais. E essa foi a minha única preocupação nessa manhã.
Colocado por: Joao DiasEu não me apetecia muito dar para este peditório até porque regra geral levo no toutiço.Oh João, entao de que serviria esse caderno de encargos se a obra teria de ser praticamente entregue a vocês? Entao para isso nao era melhor ser logo entregue a obra e darem aos tecnicos de projetos as indicações necessárias?
Mas goste-se ou não, existem um sem número de erros de palmatória sendo que para mim, o maior de todos é não haver o mínimo de conhecimento técnico por parte de quem projeta ou define/escreve o caderno de encargos para as especialidades em questão.
Posso afiançar que, no que á minha arte diz respeito, a grande maioria dos cadernos de encargos que avalio, são para além de omissos, extremamente falaciosos e escritos por alguém que por e simplesmente percebe bola da arte.
Em toda a minha carreira, poucas foram as vezes que um gabinete de arquitetura teve a hombridade e humildade de chegar até nós e pedir ajuda (e pagar pela assessoria obviamente) na elaboração do caderno de encargos para o projecto em questão.
E a realidade é que, 99,9% das equipas que andam por ai, se tivessem de cumprir escrupulosamente com um caderno de encargos eximiamente elaborado, nem sequer orçamentavam a obra. Porquê? Porque um caderno de encargos bem elaborado, define obrigatoriamente um conjunto de regras que ninguém quer cumprir. Ou porque dá muito trabalho ou porque se perde muito tempo ou, o meu preferido, “ui, isto vai para valores de doidos”.
Enquanto a maioria dos profissionais não mudar o chip, enquanto não apostarmos na formação especifica, enquanto dificilmente alguém é responsabilizado pelos erros que comete, enquanto não percebermos que a maioria dos “valores de mercado” não são minimamente adequados para se trabalhar com qualidade a sério, enfim, enquanto um sem número de etc’s não mudar, vão existir sempre DO a pagarem a fatura do constante auto-empobrecimento das mais diversas classes da construção civil.
Não batam muito… just my two cents