Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Sou nova neste forum e estou com muitas dúvidas sobre como devo fazer para reinvestir o valor gerado pela venda da HPP que vendi em 2020 e comprei em 2019.
    Tenho que adquirir uma HPP, aliás o prazo acaba já
    em fins de novembro de 2023. Em boa verdade já coloquei várias interações no site da AT e as respostas não são personalizadas.
    Ora as minhas dúvidas prendem-se com o reinvestimento de 130.000 ao qual sou obrigada a fazer para não pagar maisvalias (os 130.000 resultam do valor de compra deduzido do valor de aquisição e descontando os 100.000 de empréstimo bancário.
    Aliás terei que pagar sempre 50 % do que não investir. Como não disponho desse valor na íntegra gostaria de saber o que será viável fazer.
    Já só disponho de 80.000 e necessito de recorrer ao crédito à habitação.
    O banco concede-me um empréstimo de 100.000 euros.

    Equaciono três opções:

    1.Comprar um terreno para construção ( será tarde demais)?
    2.Comprar um terreno com ruína
    3.Comprar uma casa.

    Não sei sequer qual o montante máximo que poderei pedir emprestado pelo facto de não poder reinvestir a totalidade.

    E porque não quero ser "apanhada na curva", recorro em acto de desespero aos vossos bons ofícios para poder selecionar a opção mais viável e vantajosa.

    Grata,
    Ana
  2.  # 2

    Qual foi o valor que comprou em 2019? E por quanto vendeu em 2020?
    Concordam com este comentário: viena123
    Estas pessoas agradeceram este comentário: viena123
  3.  # 3

    Colocado por: viena123Ora as minhas dúvidas prendem-se com o reinvestimento de 130.000 ao qual sou obrigada a fazer para não pagar maisvalias (os 130.000 resultam do valor de compra deduzido do valor de aquisição e descontando os 100.000 de empréstimo bancário.
    Aliás terei que pagar sempre 50 % do que não investir. Como não disponho desse valor na íntegra gostaria de saber o que será viável fazer.
    Já só disponho de 80.000 e necessito de recorrer ao crédito à habitação.
    O banco concede-me um empréstimo de 100.000 euros.

    Equaciono três opções:

    1.Comprar um terreno para construção ( será tarde demais)?
    2.Comprar um terreno com ruína
    3.Comprar uma casa.


    Primeiro tem de se esclarecer melhor, o que expõe levanta mais dúvidas do que respostas, pelo que é impossível uma resposta exata.
    Concordam com este comentário: marize
  4.  # 4

    Caro José Oliveira,

    Obrigada pela resposta.
    Comprei por 170.000, o crédito foi de 100.000 e vendi por 230.00. O valor a investir é de 130.000. Houve um TOC que me disse que eu não podia pedir empréstimo de 100.000 porque não reinvestia a totalidade.
    Também não percebo porquê pois eu tenho o montante para pagar o terreno. Preciso do crédito para depois construir.
    Cumprimentos
    Ana
  5.  # 5

    Por partes:

    Colocado por: viena123Comprei por 170.000, o crédito foi de 100.000 e vendi por 230.00. O valor a investir é de 130.000.

    O crédito foi de 100k, ou amortizou 100k de crédito após a venda?
    O valor a reinvestir é dado pelo preço de venda- amortização do crédito restante.



    Colocado por: viena123eu não podia pedir empréstimo de 100.000 porque não reinvestia a totalidade

    Se pede crédito de 100k, o valor a reinvestir aumenta no mesmo valor. OU seja de 130k para 230k.


    Colocado por: viena1231.Comprar um terreno para construção ( será tarde demais)?

    Será tarde demais pq já não vai conseguir construir a tempo, mesmo que agora compre um terreno/lote para construção. Um terreno não é uma HPP.


    Colocado por: viena123Aliás terei que pagar sempre 50 % do que não investir. Como não disponho desse valor na íntegra gostaria de saber o que será viável fazer.

    As contas não são assim, 50% da mais valia (60k) é tributada, neste caso 30k (desconsiderado eventuais despesas dedutíveis). O que contas redondas e não sabendo o seu rendimento ou agregado familiar, dará um imposto entre 8k e 14k
    Concordam com este comentário: Supporter, diouf_matos
  6.  # 6

    Caro José Oliveira,
    Muito grata ela resposta.

    Amortizei o empréstimo à habitação que era de 100.000 EUR.
    Obrigada!
    Ana
  7.  # 7

    Caro José Oliveira,
    Mais uma vez super grata!
    Mas é uma injustiça,uma pessoa fica penalizada por não ter capitais próprios e sem poder aceder ao crédito bancário?!
    O meu rendimento não subiu!
    Não há casas por 80.000 euros em condições.
    Isto é um pesadelo... Não sei o que fazer.Resta-me se comprar algo velho velho mas que tenha licença de habitação e alugar uma casa... É isso?
  8.  # 8

    Só tem que investir 30k
    Estas pessoas agradeceram este comentário: viena123
  9.  # 9

    Desculpe insistir mas disseram-me que
    tinha que reinvestir
    130 K ( valor de realização 230- amortização do capital em dívida de 100 k)...
  10.  # 10

    Repare que o seu lucro (mais valia) foi de 60k

    Comprou por 170 e vendeu por 230
  11.  # 11

    Colocado por: JoseMBOliveiraRepare que o seu lucro (mais valia) foi de 60k

    Comprou por 170 e vendeu por 230


    Interessa o valor que vendeu e o que devia ao banco e não o valor porque comprou.

    Eu comprei por 140.000, vendi por 335.000, devia ao banco perto de 99.000 e tinha que reinvestir para não pagar mais valias o valor de 236.000€, aos quais davam para abater obras efetuadas no imovel que vendi e a comissao da imobiliaria e isto foi me explicado nas Finanças, após detetarem erros na declaração de IRS.

    Pelo que voce diz, eu só teria que reinvestir 97500, o que das duas uma, ou me enganaram nas Finanças em 138500, ou será o senhor que não está a interpretar bem as coisas, eu gostava que o senhor tivesse razão, mas não me parece...
  12.  # 12

    Colocado por: JoseMBOliveiraSó tem que investir 30k
    Estas pessoas agradeceram este comentário:viena123

    Você não percebe nada disto.

    Quanto à Viena tb n quer perceber. O meu comentário anterior já esclareceu tudo o possível com a informação existente.
    Concordam com este comentário: moicano, Bragas V
  13.  # 13

    Acho que já percebi como funciona.

    No site doutor finanças explica direitinho.
    Vendeu por 230k
    Amortizou 100k

    Agora tem que investir (com capitais próprios 130k)

    Está certo NTORION?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  14.  # 14

    sim
  15.  # 15

    Colocado por: viena123Caro José Oliveira,
    Mais uma vez super grata!
    Mas é uma injustiça,uma pessoa fica penalizada por não ter capitais próprios e sem poder aceder ao crédito bancário?!
    O meu rendimento não subiu!
    Não há casas por 80.000 euros em condições.
    Isto é um pesadelo... Não sei o que fazer.Resta-me se comprar algo velho velho mas que tenha licença de habitação e alugar uma casa... É isso?


    Se vendeu por 230k e deu ao banco 100k

    Tem consigo 130k.
    Como é que diz que só tem 80k?

    Ou estou enganado nas contas?
  16.  # 16

    Caso concreto e real através de um técnico/revisor oficial de contas especializado em mais valias.
    Nota: os 52.000€ referem se à compra do terreno adquirido uns meses anteriores à venda do imóvel.

    Com a venda da Habitação Própria e Permanente (HPP) obtivemos uma mais-valia no valor de 50.315,00€. Diz a legislação no art.º 10.º nº 5 do Código do IRS que são excluídos de tributação os ganhos obtidos com a venda da HPP desde que o valor seja reinvestido entre os 24 meses anteriores e os 36 meses posteriores à venda.
    VALOR A REINVESTIR = VALOR VENDA – EMPRÉSTIMO CONTRAÍDO ® 177.000,00€ - 65.849,02€ = 111.150,98€

    VALOR REINVESTIDO NOS 24 MESES ANTERIORES = 52.000,00€

    FALTA REINVESTIR NOS 36 MESES POSTERIORES ( ATÉ DEZEMBRO 2024) = 59.150,98€
    Concordam com este comentário: diouf_matos
    • FFAD
    • 20 setembro 2023

     # 17

    Colocado por: PJ2022Caso concreto e real através de um técnico/revisor oficial de contas especializado em mais valias.
    Nota: os 52.000€ referem se à compra do terreno adquirido uns meses anteriores à venda do imóvel.

    Com a venda da Habitação Própria e Permanente (HPP) obtivemos uma mais-valia no valor de 50.315,00€. Diz a legislação no art.º 10.º nº 5 do Código do IRS que são excluídos de tributação os ganhos obtidos com a venda da HPP desde que o valor seja reinvestido entre os 24 meses anteriores e os 36 meses posteriores à venda.
    VALOR A REINVESTIR = VALOR VENDA – EMPRÉSTIMO CONTRAÍDO ® 177.000,00€ - 65.849,02€ = 111.150,98€

    VALOR REINVESTIDO NOS 24 MESES ANTERIORES = 52.000,00€

    FALTA REINVESTIR NOS 36 MESES POSTERIORES ( ATÉ DEZEMBRO 2024) = 59.150,98€


    e salvo erro, na construção o prazo alarga para 48 meses...
  17.  # 18

    2 pontos a esclarecer:


    Colocado por: PJ2022VALOR A REINVESTIR = VALOR VENDA – EMPRÉSTIMO CONTRAÍDO

    Não é o empréstimo contraído, mas sim o que falta amortizar do empréstimo inicial, amortização que deve ser feita de imediato para ser considerada.


    Colocado por: PJ2022VALOR REINVESTIDO NOS 24 MESES ANTERIORES = 52.000,00€

    Só é aceite, no bolo da HPP, nessa altura não passa de um terreno, pelo que o reinvestimento só se concretiza com o cumprimento das restantes condições.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  18.  # 19

    Colocado por: NTORION2 pontos a esclarecer:



    Não é o empréstimo contraído, mas sim o que falta amortizar do empréstimo inicial, amortização que deve ser feita de imediato para ser considerada.
    Correto,esse valor era a dívida restante do empréstimo contraido inicialmente.



    Só é aceite, no bolo da HPP, nessa altura não passa de um terreno, pelo que o reinvestimento só se concretiza com o cumprimento das restantes condições.


    Correcto...esse terreno fez parte da construção da HPP onde foi investido o capital das mais valias.
  19.  # 20

    Depois ainda há outros 2 requisitos de +12 meses para fazer o modelo 1 do IMI e +12 meses para mudar a morada fiscal para essa HPP.
 
0.0220 seg. NEW