Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Tenho uma caldeira convencional a gas natural, Vitoria 20/20 T com quase 20 anos que apresenta problemas:
    - Pressão sempre a cair (especialmente com o aquecimento central a funcionar).
    - Entra em erro constantemente.
    - Demora muito a aquecer a água, etc.

    Moro num apartamento T3 com 120 m2 com aquecimento central.

    Estou a ponderar trocar por caldeira de condensação, pelo que percebo a exaustão tem que ser feita diretamente para a rua e não dá para aproveitar a exaustão da caldeira existente pela chaminé.
    Consigo fazê-lo, mas o tubo tem que percorrer 3,5m e até à parede exterior da varanda (a verde na foto).

    Questões:

    1. O tubo da parede ficará na varada da minha cozinha e é adjadente ao apartamento do lado.
    Este tubo fará muito ruído? Fará muitos cheiros e vapores?
    2. Dado os preços mais baixos das caldeira convencionais, compensa comprar uma de condensação?
    3. Qual será a melhor solução (preço/instalação/poupança) para o meu caso? Estou a tentar entrar no programa de troca de caldeiras do PPEC.


    Obrigado
      20230917_192706.jpg
      20230917_192537.jpg
  2.  # 2

    Claro que dá para ligar à exaustão existente... se funciona com o atmosferico, melhor funcionará com uma exaustão ventilada.
    Existem diversas opções de instalação.
    consulte o manual de instalação da caldeira antes de qq decisão.
    Veja neste exemplo: pag. 10 e 11.
    https://www.vulcano.pt/ocsmedia/optimized/full/o486059v52_6721841535.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulors
    • SrR
    • 18 setembro 2023

     # 3

    Colocado por: Pedro BarradasClaro que dá para ligar à exaustão existente... se funciona com o atmosferico, melhor funcionará com uma exaustão ventilada.
    Existem diversas opções de instalação.
    consulte o manual de instalação da caldeira antes de qq decisão.
    Veja neste exemplo: pag. 10 e 11.
    https://www.vulcano.pt/ocsmedia/optimized/full/o486059v52_6721841535.pdf
    pode nao dar para utilizar a instalação existente, antes de mais deveria verificar por onde esta a perder água do circuito se for uma fuga na tubagem convem arranjar caso contrário a nova caldeira tb nao vai funcionar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, paulors
  3.  # 4

    Mas não resolve esses 3 problemas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulors
    • afg11
    • 18 setembro 2023 editado

     # 5

    Questões:

    1. O tubo da parede ficará na varada da minha cozinha e é adjadente ao apartamento do lado.
    Este tubo fará muito ruído? Fará muitos cheiros e vapores?


    Não irá fazer muito ruido nem cheiros, mas em dias húmidos vai-se notar muito vapor.
    No entanto caso seja possível e a distancia do teu andar até ao topo do telhado nao passe muito dos 10metros, passa o tubo currugado pelo conduta de exaustão existente.

    2. Dado os preços mais baixos das caldeira convencionais, compensa comprar uma de condensação?
    Se for ventilada sim caso contrario preferia essa velha a uma moderna de extração natural.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulors
  4.  # 6

    Ontem foi feita uma vistoria por um tecnico no ambito do programa troca de caldeira (PPEC).
    Passar o tubo pela conduta de exaustão existente nao foi solução.
    Apresentou-me a solução que indiquei e que, sinceramente, não me agrada muito. Mas gostava de aproveitar este programa.


    O meu apartamento é o ultimo do prédio e a conduta de exaustao deve ter uns 3m.


    Se bem percebi, tambem existem caldeiras de condensação ventiladas. É essa a melhor solucao para o meu caso?


    Obrigado
  5.  # 7

    Colocado por: paulorscaldeiras de condensação ventiladas

    O modelo que meti é de condensação ventilada... existe sem ser ventiladas?
    Pode é haver ventiladas sem sistema de condensação. Mas alguém que med iga se estou errado!

    O tecnico explicou-lhe qual era a impossibilidade técnica de efectuar a ligação à conduta/ chaminé existente? teria a haver com a aspiração do ar "fresco", com o tipo de cabeçote existente na chaminé, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulors
    • SrR
    • 18 setembro 2023

     # 8

    Colocado por: Pedro Barradasmodelo que meti é de condensação ventilada... existe sem ser ventiladas?
    nao



    Colocado por: Pedro BarradasPode é haver ventiladas sem sistema de condensação. Mas alguém que med iga se estou errado!
    foram descontinuadas, agora ou atmosféricas ou condensação



    Colocado por: Pedro Barradastecnico explicou-lhe qual era a impossibilidade técnica de efectuar a ligação à conduta/ chaminé existente? teria a haver com a aspiração do ar "fresco", com o tipo de cabeçote existente na chaminé, etc...
    a dificuldade mais recorrente é conseguir passar uma tubagem nova por dentro da antiga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, paulors
  6.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradas
    O modelo que meti é de condensação ventilada... existe sem ser ventiladas?
    Pode é haver ventiladas sem sistema de condensação. Mas alguém que med iga se estou errado!

    O tecnico explicou-lhe qual era a impossibilidade técnica de efectuar a ligação à conduta/ chaminé existente? teria a haver com a aspiração do ar "fresco", com o tipo de cabeçote existente na chaminé, etc...


    Apenas me disse que não era possivel. A chaminé tem no topo chapéu com aba mas nao me pareceu que fosse esse o problema.


    O que tenho mesmo dúvida é se realmente não dará para aproveitar a conduta existente.


    Moro em Mafra, se alguém conhecer alguma empresa ou técnico que me possa fazer alguma avaliação agradeço.
  7.  # 10

    • SrR
    • 18 setembro 2023

     # 11

  8.  # 12

    Um vizinho meu colocou uma de condensação, por acaso já todas as caldeiras têm a saída na fachada do prédio.

    De inverno faz um vapor que por vezes do meu apartamento que era por cima, parecia que alguma coisa estava a arder por baixo :)

    Uma coisa que não gostei, é que sai muita água pelo tubo e cai no passeio na rua.
  9.  # 13

    Colocado por: SrRse for de condensação tem colocar uma tubagem nova por dentro da antiga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:paulors



    Não faço ideia se isso é complicado ou não. O que é certo é que o técnico que veio pelo programa disse logo que isso não seria possivel.
  10.  # 14

    Colocado por: paulosUm vizinho meu colocou uma de condensação, por acaso já todas as caldeiras têm a saída na fachada do prédio.

    De inverno faz um vapor que por vezes do meu apartamento que era por cima, parecia que alguma coisa estava a arder por baixo :)

    Uma coisa que não gostei, é que sai muita água pelo tubo e cai no passeio na rua.


    No meu caso a saída sería na varanda, que não é muito grande e que até uso bastante.
    Ter lá agua a sair não me parece nada viável.

    Não sei o que fazer.
  11.  # 15

    Sempre avançou com a substituição?
 
0.0199 seg. NEW