Iniciar sessão ou registar-se
    • JC87
    • 18 setembro 2023

     # 1

    Bom dia. Vivo num apartamento arrendado com cerca de 90m2 que já tem pré-instalação para aquecimento a gás. tem já a tubagem e as torneiras para ligação. nesse sentido não me parece haver outra opção de aquecimento senão aproveitar a instalação e equipar com aquecimento a gás com radiadores. A minha dúvida prende-se por perceber quais os melhores radiadores custo/benificio (tenho de colocar 8 a 9 unidades) e melhor esquentador/caldeira custo/benificio. Não tenho uma ideia de quanto quero gastar e também gostaria que me pudessem dar uma ajuda com uma previsão em quanto é que este investimento me ficará? Ainda estou numa fase exploratória daí não ter ainda uma ideia muito clara daquilo que pretendo, daí necessitar de algumas direções se me puderem orientar. Obrigado
  1.  # 2

    Colocado por: JC87Vivo num apartamento arrendado

    Desculpe., mas vai-se meter num trabalho desses!? qual vai ser a contrapartida com o senhorio face essa melhoria?

    Onde se localiza o imóvel? quantos meses no ano pensa que irá utilizar o sistema em aquecimento.
  2.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradas
    Desculpe., mas vai-se meter num trabalho desses!? qual vai ser a contrapartida com o senhorio face essa melhoria?

    Onde se localiza o imóvel? quantos meses no ano pensa que irá utilizar o sistema em aquecimento.
    Eu vivi nesta mesma situação. Quando decidi sair do apartamento trouxe os equipamentos comigo.
  3.  # 4

    Colocado por: BelhinhoEu vivi nesta mesma situação. Quando decidi sair do apartamento trouxe os equipamentos comigo.

    E utiliza ou tem arrumado na garagem?
  4.  # 5

    Colocado por: nielsky
    E utiliza ou tem arrumado na garagem?
    Utilizo claro. Construí de forma a transferir os equipamentos que eram praticamente novos. QUando comprei foi já com essa ideia.
    Concordam com este comentário: JC87
    • JC87
    • 19 setembro 2023

     # 6

    Colocado por: Pedro Barradas
    Desculpe., mas vai-se meter num trabalho desses!? qual vai ser a contrapartida com o senhorio face essa melhoria?

    Onde se localiza o imóvel? quantos meses no ano pensa que irá utilizar o sistema em aquecimento.


    Primeiro tenciono ficar neste apartamento durante muitos anos, tenho uma relação próxima com o senhorio e pago uma renda bastante razoável e segundo, se sair do apartamento posso sempre levar os equipamentos comigo ou negociar a venda com o senhorio ou novos inquilinos.
    Vivo na zona da serra da estrela, portanto a utilização será para pelo menos 6 meses ao ano, entre Outubro e Março/Abril, e tenho um bebé por isso necessito de manter a casa a uma temperatura controlada e equilibrada.
    Concordam com este comentário: Belhinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 7

    Procure no OLX que costuma encontrar material desse em conta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JC87
  6.  # 8

    É gás natural?

    O que eu posso aconselhar é que tenha em consciência da necessidade energética de cada divisão. Essa necessidade energética vai-lhe dar a potência do radiador para a divisão em causa no pressuposto de que a temperatura de impulsão é p ex 70, e 50 no retorno (já não me lembro se são estes o valores standard nas especificações dos radiadores).
    Se pensa em usar uma caldeira a gás de condensação estas atingem os melhores níveis de eficiência com temperaturas menores do que as standard. Quer isto dizer que terá de aumentar à área do radiador (contas grossas cerca de 30%) para que ele debite a potência pretendida com a água a menor temperatura.
    Cumprimentos
    • JC87
    • 20 setembro 2023

     # 9

    Colocado por: LrLisboaÉ gás natural?

    O que eu posso aconselhar é que tenha em consciência da necessidade energética de cada divisão. Essa necessidade energética vai-lhe dar a potência do radiador para a divisão em causa no pressuposto de que a temperatura de impulsão é p ex 70, e 50 no retorno (já não me lembro se são estes o valores standard nas especificações dos radiadores).
    Se pensa em usar uma caldeira a gás de condensação estas atingem os melhores níveis de eficiência com temperaturas menores do que as standard. Quer isto dizer que terá de aumentar à área do radiador (contas grossas cerca de 30%) para que ele debite a potência pretendida com a água a menor temperatura.
    Cumprimentos


    Sim é gás natural e as divisões não são acima dos 15m2. Para 15m2 qual a potência que os radiadores devem ter pelo menos?
    E peço desculpa mas nao compreendi a parte em que disse que se optar por caldeira a condensação terei de aumentar a área do radiador para que ele debite a potencia com a agua a menor temperatura. Obrigado pelo feedback
  7.  # 10

    Colocado por: JC87

    Sim é gás natural e as divisões não são acima dos 15m2. Para 15m2 qual a potência que os radiadores devem ter pelo menos?
    E peço desculpa mas nao compreendi a parte em que disse que se optar por caldeira a condensação terei de aumentar a área do radiador para que ele debite a potencia com a agua a menor temperatura. Obrigado pelo feedback


    Em bom rigor a potência depende das necessidades energéticas de cada divisão. Uma casa com isolamento de paredes e cobertura, e boas janelas tem menos necessidades energéticas do que uma casa sem.
    Mas quando chamar uma empresa tenho quase a certeza que eles não terão isto em consideração, leva com a chapa 5. 100w por m2 (acho que é isto, já não me lembro bem).

    Relativamente à explicação da temperatura da água. Quanto maior a temperatura da água mais unidades de calor são transmitidas pelo radiador à divisão.
    Mas a caldeira de condensação atinge os picos de eficiência a temperaturas mais baixas. O aproveitamento do calor resultante da condensação só ocorre até aos 55º, se não estou em erro.
    O problema é que a chapa 5 no dimensionamento dos radiadores é pensado, tradicionalmente, para temperaturas de impulsão na ordem dos 70º. Então a caldeira não vai ser tão eficiente. A solução é aumentar a área dos radiadores (mais elementos) para que a água a menor temperatura atingia o requerimento de energia necessária à divisão.
    Por exemplo, num chão radiante em que toda a área do piso é um radiador a temperatura da água é na ordem dos 35º. Maior área do radiador, menor energia necessária na água.
    Concordam com este comentário: JC87, Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JC87
    • JC87
    • 21 setembro 2023

     # 11

    Colocado por: LrLisboa

    Em bom rigor a potência depende das necessidades energéticas de cada divisão. Uma casa com isolamento de paredes e cobertura, e boas janelas tem menos necessidades energéticas do que uma casa sem.
    Mas quando chamar uma empresa tenho quase a certeza que eles não terão isto em consideração, leva com a chapa 5. 100w por m2 (acho que é isto, já não me lembro bem).

    Relativamente à explicação da temperatura da água. Quanto maior a temperatura da água mais unidades de calor são transmitidas pelo radiador à divisão.
    Mas a caldeira de condensação atinge os picos de eficiência a temperaturas mais baixas. O aproveitamento do calor resultante da condensação só ocorre até aos 55º, se não estou em erro.
    O problema é que a chapa 5 no dimensionamento dos radiadores é pensado, tradicionalmente, para temperaturas de impulsão na ordem dos 70º. Então a caldeira não vai ser tão eficiente. A solução é aumentar a área dos radiadores (mais elementos) para que a água a menor temperatura atingia o requerimento de energia necessária à divisão.
    Por exemplo, num chão radiante em que toda a área do piso é um radiador a temperatura da água é na ordem dos 35º. Maior área do radiador, menor energia necessária na água.
    Concordam com este comentário:JC87
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JC87


    Obrigado pela ajuda, já fico com uma pequena ideia daquilo que me espera. Sei que será dificil responder mas com uma caldeira e 9 radiadores devo apontar para uma estimativa de quantos €€€€ de investimento? é que vou começar a procurar orçamentos e queria perceber o que é que deverá parecer ajustado e aquilo que pode ser irrealista.
  8.  # 12

    Não sei preços. Esse é um exercício difícil.
    Peça orçamentos e se achar por bem pedir opinião volte ao tópico com as dúvidas que tiver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JC87
 
0.0182 seg. NEW