Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas, queria aproveitar o fundo ambiental e preciso de perceber melhor que soluções tenho para instalação de bomba de calor / renovação do Ar condicionado de um T3, tenho instalado ar condicionado Multisplit com máquina na varanda da cozinha e 4 splits no interior, acontece que o ar condicionado têm 16 anos e já não funciona e quando funcionava gasta muita emergia pois já têm uns aninhos.

Dúvidas -

Qual seria a melhor solução para instalar uma Bomba de Calor e renovar todo o ar Condicionado? Existe esta opção Bomba de Calor + AC ou têm de ser coisas independentes?

No local onde tenho as tubagens de agua quente (onde está atualmente o esquentador) não posso colocar a bomba de calor pois ficaria muito fechado dentro do armário sem respiração, mas posso fazer passar tubagens em PVC por baixo dos armários da cozinha até junto à porta da varanda da cozinha, a minha questão é que as tubagens da bomba de calor como têm de passar para a rua teria de ser pelo vidro superior da porta da varanda e nem sei se estes vidros duplos se podem cortar em redondo para passar a tubagem...?

È viável instalar a bomba de calor sem colocar tubos para o exterior?

Uma bomba de calor de 150 lts seria suficiente para um T3 com 3 pessoas e 3 WC?

Obrigado desde já pela ajuda!
  2.  # 2

Queria colocar fotos mas não sei porque não estou. conseguir...
  3.  # 3

Tem a solução multi+ da Daikin que tem ac+aqs no mesmo equipamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sea4tec
  4.  # 4

A Mitsubishi Electric também tem esse sistema com depósitos com maior capacidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sea4tec
  5.  # 5

Colocado por: Sea4tecUma bomba de calor de 150 lts seria suficiente para um T3 com 3 pessoas e 3 WC?
    derivado á maior potencia de aquecimento nos sistemas combinados como o Multi+ Daikin chega e sobra.
  6.  # 6

Estive a ver e a Daikin Multi+ só permite 3 splits e eu preciso de 4, poderia prescindir de 1 pois é um escritório pouco usado, mas ainda assim continuo com 2 problemas, não sei se consigo passar os tubos necessários da varanda para a cozinha pois quase não existe parede possível para furar a não ser uma pequena faixa de 5 cms por cima da porta que a correr bem iria sair por cima do tecto pladur da cozinha o que era ótimo, depois tenho a questão do espaço que ocupa no armário e provavelmente nem será possível colocar lá porque com aporta fechada fica sem qualquer ventilação(?)

Depois no caso da Daikin a eficiência da parte AQS é só A, ou seja penso que não daria para o fundo ambiental (?) que têm de ser A+, na parte do ar condicionado daria mas nem sei se nestes tipo de sistema se pode concorrer a ambos os apoios, AQS e Ar condicionado, que são apoios distintos (?)

Vi a Mitsubishi que têm a vantagem de com um depósito AQS de 200 lts só precisar do tubo de água e não de gás mas coloca-se de novo o problema, não saber se consigo passar o tubo de agua da varanda para a cozinha e o depósito da Mitsubishi em termos de dimensões é bastante maior o que invalida a colocação dentro do armário, teria de ficar fora mas o espaço também é pouco, a vantagem é que permite 4 splits e a eficiência energética é muito maior já dando para o fundo ambiental, isto de for possível concorrer a ambas as categorias (?).

Em termos de custos o Multisplit + 4 splits + AQS + Instalação tendo em conta que já está feita a instalação do AC, alguém têm uma ideia por alto de quanto de poderia gastar nas soluções das duas marcas??

Obrigado

0.0105 seg. NEW