Iniciar sessão ou registar-se
    • paulos
    • 21 setembro 2023 editado

     # 1

    Viva,

    Vou deixar um tubo de 125mm do exterior para a hotte do recuperador, esse tubo vai pela lage e sai por baixo do recuperador.

    A ideia é colocar um ventilador de 125mm deste género para enviar o ar quente.https://www.solerpalau.com/pt-pt/ventiladores-em-linha-silentub-640-serie/
    Assim, renovo o ar interior com ar aquecido, quando o recuperador estiver a funcionar.

    Duvidas:

    Qual grelha usar para o exterior (vai ter capoto de 6cm);
    Pensei nisto: https://www.liveit.pt/loja/ventilacao-e-vmc/sp-paqs-entradas-de-ar-de-fachada-esteticas-com-grelha-anti-insectos/

    Como filtrar o ar que vai entrar de maneira a que possa aceder aos filtros para os limpar;

    Abraço
  1.  # 2

    Se o recuperador for ventilado, pouco calor vai para a hotte.

    Pelo menos insufla essa zona da casa com ar morno e fica com pressão positiva.
  2.  # 3

    Colocado por: VarejoteSe o recuperador for ventilado, pouco calor vai para a hotte.

    Pelo menos insufla essa zona da casa com ar morno e fica com pressão positiva.

    Esta errado, o calor irradiado pelo recuperador (ventilado) + pelo tubo de exaustão que anda nos 200 e muitos graus, ainda é bem significativo.
  3.  # 4

    Colocado por: paulos
    Esta errado, o calor irradiado pelo recuperador (ventilado) + pelo tubo de exaustão que anda nos 200 e muitos graus, ainda é bem significativo.


    Mas eu falo com conhecimento de causa, porque tenho um.

    Se por convecção pouco se nota, quanto mais com turbina.
  4.  # 5

    Colocado por: Varejote

    Mas eu falo com conhecimento de causa, porque tenho um.

    Se por convecção pouco se nota, quanto mais com turbina.


    Pois eu tb! Tinha assim no apartamento que tive e tenho um colega que aquece e bem o quarto que fica por trás do recuperador, com o mesmo sistema.

    Não tem o tubo de exaustão isolado como muitos fazem?
    Qual é o seu recuperador?

    Eu vou colocar o ADF Glare 70
  5.  # 6

    Tenho um Ecoforest Ecoglass 90cm, 14kw.
    Deduzo que seja bastante potente(com carga lá dentro, naturalmente).

    Não tem isolamento nenhum.
  6.  # 7

    Colocado por: paulos

    Duvidas:

    Qual grelha usar para o exterior (vai ter capoto de 6cm);
    Pensei nisto:https://www.liveit.pt/loja/ventilacao-e-vmc/sp-paqs-entradas-de-ar-de-fachada-esteticas-com-grelha-anti-insectos/

    Abraço


    Com essa grelha vai ter vento a entrar por aí quando não tiver o recuperador a funcionar.

    Também tenho esse sistema e tive de colocar uma grelha com umas alhetas deslizantes para fechar, mas aquilo não é estanque e mesmo assim entra vento.
  7.  # 8

    Colocado por: Pedro Mosca

    Com essa grelha vai ter vento a entrar por aí quando não tiver o recuperador a funcionar.

    Também tenho esse sistema e tive de colocar uma grelha com umas alhetas deslizantes para fechar, mas aquilo não é estanque e mesmo assim entra vento.


    Sim é capaz, mas é uma coisa mínima, pois a abertura vai estar fora da sala a uns 20cm do chão, a apontar para baixo e com um filtro daqueles brancos de exaustor. Por um lado até é bom para ao ligar extratores e exaustores não estar a casa em depressão.
  8.  # 9

    Colocado por: VarejoteTenho um Ecoforest Ecoglass 90cm, 14kw.
    Deduzo que seja bastante potente(com carga lá dentro, naturalmente).

    Não tem isolamento nenhum.

    Acho isso muito estranho, eu antes de ter o recuperador a água tinha um ventilado, saia bem mais ar quente com o ventilado que com o a água e no a água cheguei a medir lá mais de 60ºC a sair da grelha superior.
  9.  # 10

    Colocado por: paulos
    Acho isso muito estranho, eu antes de ter o recuperador a água tinha um ventilado, saia bem mais ar quente com o ventilado que com o a água e no a água cheguei a medir lá mais de 60ºC a sair da grelha superior.


    Saía por convecção, não com ventilação mecânica, grande parte do calor gerado sai pela saída de ar quente do recuperador, ficando só o tubo da chaminé que ainda por cima é de 150mm, os recuperadores antigos sem ventilação ou má ventilação, até davam para colocar esse sistema porque dispersavam muito calor para a hotte, com 70% ou mais de rendimento menos perdas têm.

    Esse ADF acima de 80% menos perdas terá, por isso é só 7kw e tubo 150mm.

    Pode istalar o sistema, nem que seja para mostrar aqui no fórum é às visitas lá em casa, na minha opinião, vai ter um sistema com efeito placebo, com ar morno sair, e se tiver tubagem para os quartos pior ainda.
    • paulos
    • 22 setembro 2023 editado

     # 11

    Colocado por: Varejote

    Saía por convecção, não com ventilação mecânica, grande parte do calor gerado sai pela saída de ar quente do recuperador, ficando só o tubo da chaminé que ainda por cima é de 150mm, os recuperadores antigos sem ventilação ou má ventilação, até davam para colocar esse sistema porque dispersavam muito calor para a hotte, com 70% ou mais de rendimento menos perdas têm.

    Esse ADF acima de 80% menos perdas terá, por isso é só 7kw e tubo 150mm.

    Pode istalar o sistema, nem que seja para mostrar aqui no fórum é às visitas lá em casa, na minha opinião, vai ter um sistema com efeito placebo, com ar morno sair, e se tiver tubagem para os quartos pior ainda.


    Não sei o que lhe diga :), o recuperador que eu tinha era um Bodart&Gonnay in fire 5 a 9kw e a hotte aquecia e bem, tb é certo que nunca tinha os ventiladores no máximo, estariam sempre a uns 50%. Tinha tubo 150mm. Não tinha ligações para os quartos.

    Primeiro irei testar sem colocar o ventilador (na tomada de ar exterior para a hotte) e depois logo vejo o comportamento. Se por convecção conseguir puxar algum ar já é bom e já renova algum do ar interior.
  10.  # 12

    Colocado por: paulos

    Não sei o que lhe diga :), o recuperador que eu tinha era um Bodart&Gonnay in fire 5 a 9kw e a hotte aquecia e bem, tb é certo que nunca tinha os ventiladores no máximo, estariam sempre a uns 50%. Tinha tubo 150mm. Não tinha ligações para os quartos.

    Primeiro irei testar sem colocar o ventilador e depois logo vejo o comportamento. Se por convecção conseguir puxar algum ar já é bom e já renova algum do ar interior.


    Então o ar da hotte (ventilação forçada) vai aquecer o sítio onde está o recuperador?

    Aí já tem a ventilação do próprio recuperador.
  11.  # 13

    Colocado por: Varejote

    Então o ar da hotte (ventilação forçada) vai aquecer o sítio onde está o recuperador?

    Aí já tem a ventilação do próprio recuperador.


    Temos o recuperador com ventilador que vai puxar ar por baixo e sair por cima como todos os recuperadores.

    Depois temos um tubo de 125mm que vai ligar ao exterior e fica aberto por baixo do recuperador, dentro da hotte.

    Quando a hotte aquecer vai puxar ar por baixo pelo tubo de 125 e pelas grelhas de baixo na hotte e sair o ar quente por cima

    Com o ventilador no tubo de 125mm vai aumentar o caudal e arrefecer mais a hotte, aproveitando mais o calor que lá se gera do recuperador e do tubo de exaustão.
  12.  # 14

    O tubo 1 de 100mm será o que vai alimentar a combustão do recuperador, puxando o ar de um quarto interior do piso de baixo, renovando assim o ar do mesmo.

    O tubo 2 será o tal tubo de 125mm que vai alimentar a hotte com ar do exterior, renovando assim o ar da sala.
      fdc.JPG
    • SrR
    • 22 setembro 2023

     # 15

    Colocado por: paulostinha era um Bodart&Gonnay
    grande maquina
  13.  # 16

    Colocado por: paulosO tubo 1 de 100mm será o que vai alimentar a combustão do recuperador, puxando o ar de um quarto interior do piso de baixo, renovando assim o ar do mesmo.

    O tubo 2 será o tal tubo de 125mm que vai alimentar a hotte com ar do exterior, renovando assim o ar da sala.
      fdc.JPG


    Renovar o ar acredito, aquecer além de morno é que já tenho dúvidas, além de que o próprio ventilador do recuperador já vai mandar o ar a uma temperatura muito mais alta do que o que vai sair da hotte.
  14.  # 17

    Colocado por: Varejote

    Renovar o ar acredito, aquecer além de morno é que já tenho dúvidas, além de que o próprio ventilador do recuperador já vai mandar o ar a uma temperatura muito mais alta do que o que vai sair da hotte.

    Imagine que se aproveita 2kw (pelo que vi quando tinha o outro acredito que seja mais) é sempre bem vindo, do que ficar lá dentro. :)
  15.  # 18

    Colocado por: SrRgrande maquina

    Por acaso gostei, gastava pouquissimo lenha, o controlo que eles têm na admissão de ar por termostato funciona que é um mimo.

    Desvantagens, achei o aparelho um pouco para o frágil. Comparando um ADF Linea com um Bodart, nota-se claramente que o ADF é muito mais robusto.
  16.  # 19

    Colocado por: paulos
    Imagine que se aproveita 2kw (pelo que vi quando tinha o outro acredito que seja mais) é sempre bem vindo, do que ficar lá dentro. :)


    Lá dentro nunca fica, vai saindo por convecção.

    No meu manda uma bujarda dos diabos pelo ventilador, até tenho de baixar a velocidade, não tem grande interesse em baixar o ventilador para "aproveitar" menos quente da hotte.

    Eu por exemplo para aproveitar o calor da saída de fumos, tenho uma caldeira chaminé a água, quando aquece vai aquecer a bomba de calor AQS pela serpentina da mesma.
  17.  # 20

    Colocado por: Varejote

    Lá dentro nunca fica, vai saindo por convecção.

    não tem grande interesse em baixar o ventilador para "aproveitar" menos quente da hotte.

    Eu por exemplo para aproveitar o calor da saída de fumos, tenho uma caldeira chaminé a água, quando aquece vai aquecer a bomba de calor AQS pela serpentina da mesma.


    SIm, tendo aberturas em cima e baixo vai saindo. Mas com o ventilador a enviar ar para a hotte é capaz de aproveitar mais.

    Baixar o ventilador não faz grande diferença na hotte, vai aquecer sempre mais um pouco se mantiver a mesma quantidade de queima, pois não vai tirar tanto calor do recuperador para a sala. Eu só os tinha a 50% para não estar com o ruído de fundo. Assim nem os ouvia.

    Isso da caldeira chaminé até é boa ideia, mas no meu caso fica ainda longe e num piso inferior, não me vou meter nisso.
 
0.0235 seg. NEW