gostaria de solicitar a vossa ajuda e opinião acerca de uma pérgola que gostaria de fazer por cima do portão, para suportar o jasmineiro que lá tenho. A ideia seria, 2 prumos em cima dos pilares e 2 barrotes na horizontal apoiando nos pilares. Tinha em mente um barrote em casquinha branca, com as dimensões de 200mm x 100mm, uma vez que a distância até ao centro do pilar é de 5 metros. Acham suficiente para não criar flecha, dado o comprimento? apenas suportará o seu peso e o jasmineiro.
Depois, qual a vossa opinião, deveria fazer a pérgola na horizontal totalmente nivelada ou acompanhar a inclinação do portão? ficando paralela ao mesmo?
dificil recomendar alguma coisa, sem ter mais fotos de outras perspectivas... um projecto não se resume a um "alçado", tem de ter em consideração toda uma envolvente e pontos de vista diferenciados.
com tanto aço pintado à vista, eu até arriscava meter antes uma estrutura ligeira em aço negro... no caso em apreço penso que ficaria mais consensual, mais leve, esbelto.
A ideia de ser em madeira, seria pelo fato de ser uma bricolage de execução mais fácil. Ferro já não é uma arte que eu domine.
a nível de envolvência esta parte não está totalmente acabada. Falta o piso em trief e acabar a escadaria em brita lavada. Junto mais um foto a ver se serve.