Atualmente temos instalação trifásica em casa com potência contratada de 13.8 kVA (20 A em cada fase). Como já não temos equipamentos trifásicos (tinhamos bomba de poço, mas foi recentemente trocada por uma monofásica), pretendemos mudar para monofásico para poupar algum dinheiro, porwue ficamos com a potência contratada na casa toda, e porque vamos colocar painéis solares, e inversores monofásicos são consideravelmente mais baratos. No entanto, só queremos mudar se em monofásico pudermos contratar 10.35 kVA, pois, tendo em conta os equipamentos que temos em casa (tudo eléctrico, incluindo radiadores de aquecimento), 6.9 kVA fica curto, e foi-me dito que em algumas zona apenas permitem 6.9 em monofásico. A questão é se aqui suporta isso. No site da E-Redes diz que a potência máxima admissível é 17.25 kVA. A que se refere este valor? Parte antes do contador ou a instalação de casa? Este valor refere-se a trifásico, ou a ambos (mono e tri), apesar de não ser possível contratar essa potência em monofásico?
17.25kva é em trifásico, em mono por norma o máximo 10.35kva, desde que os condutores sejam pelo menos de 10mm, no seu caso trifásico é quase garantido que tem condutores de 6mm o que em monofásico só colocam 6.9kva.
Tem de mandar aí um eletricista para avaliar a instalação.
Colocado por: rjpedrosaA que condutores se refere? Do contador até ao quadro principal? Ou toda a cablagem de casa? E como consigo verificar se são 6mm ou 10mm? Obrigado
Portinhola > contador > entrada quadro elétrico.
Vai ter de arranjar um eletricista para alterar o quadro de trifásico, para monofásico.