Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas conforme o esboço apresentado,
    Inicialmente a ideia era partir a betonilha toda e abrir uma vala e colocar drenagem. Mas neste momento ta fora de questão fazer..
    A betonilha circunda a casa com cerca de 1m de largura. A casa tem capoto e perfil de arranque a cerca de 10/15cms da betonilha.
    Em vez de optar por medidas mais drasticas. Maquinaria pesada mais entulho etc. Será que dobrar tela abaixo do arranque do capoto e dobrar aseguir á betonilha e abrir uma vala na terra e colocar um tubo de dreno. É viavel e faria alguma diferença?

    Deixo a imagem do esboço

    16955099937824667300359480170443
    Desde ja obrigado
  2.  # 2

    Alguma opiniao ?
    Cumprimentos
  3.  # 3

    vai meter uma tela por cima da betonilha?
  4.  # 4

    Não disse é qual o problema que está a ter.
  5.  # 5

    Colocado por: marco1vai meter uma tela por cima da betonilha?


    Boas marco.
    Sim. Desde a parede(abaixo do arranque) dobrar por cima da betonilha e dobrar para baixo ate ao tubo drenagem..
    Sei que a melhor solução seria mesmo o dreno junto á casa e impermeabilizar fundações. Mas é oneroso e neste momento nao e possivel.

    Isto era tentar perceber com opiniao de alguem se isto ajudaria de alguma forma em manter/encaminhar alguma agua para longe da casa..
  6.  # 6

    Colocado por: LightboltzNão disse é qual o problema que está a ter.


    O problema é a concentracao de agua da chuva na zona rente ás paredes de casa e consequente aparecimento de alguma humidade... a zona abaixo do arranque do capoto está um pouco desprotegida...
    Entre a parede e a betonilha existiu dilatação e tem fissura e consequentemente entra agua...
  7.  # 7

    então depois vai andar em cima da tela?
    a meu ver apenas precisa de dobrar a tela para a parede e um pouco por cima da betonilha e mais nada para já. Claro e garantir uma pequena pendente da betonilha no sentido contrário á parede.
  8.  # 8

    Colocado por: marco1então depois vai andar em cima da tela?
    a meu ver apenas precisa de dobrar a tela para a parede e um pouco por cima da betonilha e mais nada para já. Claro e garantir uma pequena pendente da betonilha no sentido contrário á parede.


    Nao marco. A ideia era depois por talvez geotextil por cima e queria fazer um passadiço de seixo ou brita ou algo do genero.
    Para ficar esteticamente mais agradavel...
  9.  # 9

    ou lajetas
  10.  # 10

    Colocado por: marco1ou lajetas


    Algo do genero, embora a minha mulher prefere o aspeto do seixo branco ou brita ou algo do genero. Acha entao que a solucao seria benéfica de alguma maneira?
  11.  # 11

    sim, o importante ai é realmente colmatar o ponto onde a betonilha encontra a parede, tudo o resto é bem vindo ( o dreno, etc..)
    veja é se consegue fazer uma "cama" na vertical no fim da betonilha até ao dreno, para encostar a tela e por cima do dreno prever uma pequena camada de brita) assim como garantir pendente ao dreno que terá de ver se consegue ligar á rede pluvial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RaphaelRico-const.
  12.  # 12

    Colocado por: marco1sim, o importante ai é realmente colmatar o ponto onde a betonilha encontra a parede, tudo o resto é bem vindo ( o dreno, etc..)
    veja é se consegue fazer uma "cama" na vertical no fim da betonilha até ao dreno, para encostar a tela e por cima do dreno prever uma pequena camada de brita) assim como garantir pendente ao dreno que terá de ver se consegue ligar á rede pluvial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RaphaelRico-const.


    Obrigado. Talvez faca estilo uma meia cana/rampa da parede á betonilha e entao depois entao a tela?
    A que profundidade devo por o dreno aproximadamente ?
    Consegiu ver o esboço do desenho que fiz ? O terreno tem pendente em 2 sentidos. O dreno teria so 1 pendente ou acompanho o pendente do terreno de cada lado ? Nao sei como é que faria ali na esquina da betonilha..
  13.  # 13

    tem é de ver onde consegue depois ligar o dreno ( escoar)
    a profundidade do dreno é a suficiente para ter a altura do dreno, uma camada de brita fina ai com una 30 cm e depois um pouco de terra a cobrir. tem é de ver se ao escavar não vai dar cabo da betonilha, dai eu ter falado numa "cama" na vertical talvez em alvenaria de bloco de cimento.
  14.  # 14

    Colocado por: marco1tem é de ver onde consegue depois ligar o dreno ( escoar)
    a profundidade do dreno é a suficiente para ter a altura do dreno, uma camada de brita fina ai com una 30 cm e depois um pouco de terra a cobrir. tem é de ver se ao escavar não vai dar cabo da betonilha, dai eu ter falado numa "cama" na vertical talvez em alvenaria de bloco de cimento.


    Tenho 2 hipoteses. Ligar ao poço? Ou desaguar para o meu terreno mais abaixo ? É que a "valeta" fica do lado oposto da estrada. Do meu lado nao tem valeta

    A "cama" é viavel eu posso faze-la para "segurar" a betonilha.

    Se estou em sintonia consigo era algo deste genero ?

    20230924-224159
  15.  # 15

    sim
    mas eu sou arquiteto, digamos que não sou um perito no assunto, por vezes os empreiteiros tem sempre boas soluções para estas coisas tanto mais que uma analise e receita correta deve ter em conta todos os aspetos fisicos do local em si.
    Concordam com este comentário: RaphaelRico-const.
  16.  # 16

    Colocado por: marco1sim
    mas eu sou arquiteto, digamos que não sou um perito no assunto, por vezes os empreiteiros tem sempre boas soluções para estas coisas tanto mais que uma analise e receita correta deve ter em conta todos os aspetos fisicos do local em si.
    Concordam com este comentário:RaphaelRico-const.


    Compreendo marco. Mas agradeco a sua opiniao na mesma. Isto é algo que vou fazer diy eu mesmo.. nao vou contratar ninguem. daí vir aqui pedir opinião. Isto é mais um " To do" na lista
  17.  # 17

    continuo a pensar que a melhor solução é uma vala com drenagem adequada + tela pitonada contra a parede.. tudo o resto é inadequado e irá eventualmente falhar e causar problemas no interior da casa.

    por mais que custe, será mais caro corrigir e pagar para corrigir problemas e danos causados por soluções inadequadas do que fazer bem logo à partida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RaphaelRico-const.
  18.  # 18

    Colocado por: antonylemoscontinuo a pensar que a melhor solução é uma vala com drenagem adequada + tela pitonada contra a parede.. tudo o resto é inadequado e irá eventualmente falhar e causar problemas no interior da casa.

    por mais que custe, será mais caro corrigir e pagar para corrigir problemas e danos causados por soluções inadequadas do que fazer bem logo à partida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RaphaelRico-const.


    Obrigado pela opinião antony. Eu ate que me custe dize-lo tambem sou da mesma opiniao e sempre foi a minha ideia inicial. Mas nunca fiz e entretanto fui completando outras tarefas e isto ficou para trás. O inverno tá a comecar e voltou ao de cima este tema... agora com o etics feito vou ver como a casa reage a este inverno. A ver se é tao chuvoso como o inverno passado
  19.  # 19

    Colocado por: antonylemoscontinuo a pensar que a melhor solução é uma vala com drenagem adequada + tela pitonada contra a parede.. tudo o resto é inadequado e irá eventualmente falhar e causar problemas no interior da casa.


    mas a solução a que se chegou é isso apenas está afastada um pouco da parede, ou não? será que não fará o mesmo efeito pratico? eu acho que sim e não se tem de andar agora a partir a betonilha.
  20.  # 20

    Boas,
    Meia cana na ligação
    Impermeabilização com mapelastique e mosaico em cima
    Vala com 60cm com tubo 125 e brita, tudo envolvido com manta Geotextil
 
0.0225 seg. NEW