Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Desde já agradeço qualquer ajuda que possam dar.

    Ando a recuperar um apartamento T3 onde coloquei soalho flutuante e todos os aros das janelas/portas e rodapés novos. A obra ficou completa antes destes últimos quatro meses mais frios de inverno. Assim sendo e apesar do apartamento estar isolado com lá de vidro e pladur nas paredes e tecto, as madeiras em faia (penso eu) nos aros das janelas e portas, mesmo as que estão muito afastadas das janelas exteriores, incharam provocando que as meias esquadrias dos aros, ficassem com um buraco enorme ficando feio e muito pouco estético.

    Além disso, os próprios rodapés também incharam provocando a sua descolagem num sítio por outro. Assim como as portas interiores e até a exterior.

    Quando falei com o carpinteiro, pelo facto da madeira ter trabalhado tanto, perguntei se a madeira era verde, o que me respondeu que não. Argumentando que a madeira seca apenas evita que a madeira encolhe mas não que inche. De igual modo, não existem infiltrações ou humidades a vista, na minha opinião essa desculpa não é muito valida.

    Devo acrescentar que a minha casa é 10 vezes mais húmida e nunca tive problema com a madeira.

    Assim, gostava de saber a vossa opinião sobre esta situação e o que fariam no meu lugar, ficavam com o ónus deste problema ou responsabilizavam o carpinteiro pelo facto de usar madeiras verdes, obrigando a reparar/substituir esta madeira.

    Desde já obrigado pelo vosso apoio.

    Paulo Silva
  2.  # 2

    Viva,

    Perto do Porto, longe do mar.

    Principalmente gostava de saber se as madeiras secas apenas evitam que a madeira encolhe na presença de humidade do ar ou se também evitam que a mesma madeira inche.

    Cpts
  3.  # 3

    nao adianto muito ao seu problema,mas mais uma vez,porque madeiras maciças ? mais caro e mais problemas...
  4.  # 4

    axa ? mdf e contraplacados,pelo menos nao incham...nem desincham
  5.  # 5

    Por acaso tenho uma dúvida parecida.
    Quando os rodapés em tola, colocados em Agosto, descolam das paredes sem que haja vestígios de humidade interior, e tratando-se de uma construção nova, isso deve-se a quê? Madeira verde? Humidade? Assentamentos de estrutura? paredes? lajes?
  6.  # 6

    claro,mas estamos a falar em construçao civil e nao em construçao naval...nos portaros,rodapés...etc..sempre mdf de qualidade
  7.  # 7

    Nesta área posso opinar. :-)
    Para começar acho muito estranho que as 1/2 esquadrias dos aros das portas estejam "abertos"! Geralmente as peças verticais são "agrafadas" à peça horizontal, simplesmente para acertar as 1/2 esquadrias e depois são aparafusados...pelo menos é assim que fazemos. Em obra é sempre aplicada a espuma de fixação que impede muitas movimentações da madeira.
    Os apainelados das janelas são em madeira maciça?
    Se sim é sempre aconselhável fazer uns rasgos na contra-face e colar com o chamado "prego líquido". Nos apainelados das janelas não há nada como o contraplacado! :)
    Se tivesse umas fotografias seria mais fácil ver o que se passa.
    Não sei os métodos que o carpinteiro utilizou. Quando se faz uma obra de carpintaria as madeiras são compradas em palete e estão devidamente secas...se oscilam? Sim, no inverno têm tendência a "inchar" um bocado, e no verão a "desinchar". Temos o exemplo clássico das portas exteriores em madeira...no inverno as portas por vezes roçam um bocado no aro...no verão volta ao normal.
    Sendo no interior da casa não vejo o porquê de tanta oscilação, a não ser que as madeiras não estivessem bem secas e tb haja problemas de fixação.
    Quanto a responsabilizar o carpinteiro, está no seu direito, como é lógico. Em 4 meses e tantos problemas...
    Boa sorte e vá informando.

    Cump.
    Lucilio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaosantos
  8.  # 8

    Lucilio, desde já obrigado pela ajuda.

    Os rodapés e os aros são em madeira maciça. Vou ver se amanhã tiro fotografias para colocar aqui.

    Quanto aos apainelados são em contraplacado maritimo e esses não tem qualquer problema.

    Cpts

    Paulo
  9.  # 9

    problemas só no maciço...faço moveis ha muito...e problemas só quando insistem nos maciços
  10.  # 10

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: joaosantosproblemas só no maciço...faço moveis ha muito...e problemas só quando insistem nos maciços


    em que madeiras??

    que eu saiba,os moveis de referencia e de século (originais) são feitos de quê??


    de pvc ...
  11.  # 11

    Os móveis em madeira maciça dão problemas porquê? Vamos imaginar que querem fazer um aparador. Um aparador costuma ter de profundidade 55/60 cm. Dificilmente se encontram tábuas com essa largura, sem nós e sem "defeitos", que são o que dão a graça à madeira natural (a quem achar :) ). Existem clientes que gostam da madeira mas não gostam de ver nós...torna-se complicado.
    Madeira de 1ª qualidade, bem seca, faz-se emendas de 7 em 7 cm em máquinas e colas apropriadas...verniz poliuretano e fica impecável. O problema é que com o tempo essas emendas oscilam e criam pequenos topos...e lá está a barraca a abanar. :)
    São muito poucas as empresas que fazem móveis em madeira maciça...nem as mais conceituadas. E muito bem...ainda bem que existem os compostos. Dá garantia ao cliente e ao fornecedor.

    Cump.
    Lucilio
  12.  # 12

    Estive há pouco tempo com um marceneiro absolutamente excepcional (vi coisas arranjadas por ele e outras feitas de raiz de ficar com os olhos em bico). Comentou que tinha morrido o ano passado um homem que lhe tinha vendido madeira durante 30 anos, que quando ia cortar madeira que estava no ponto certo etc e tal o avisava e lha vendia. Fora isso, mostrou-me uns "remendos" numas prateleiras dum armário que me explicou de onde vinham: vinham dos topos (ele chamou-lhe outra coisa que não me lembro) dos tonéis de uma adega dum convento do séc. XV; os donos (o convento era propriedade particular) iam desfazer a adega e como nos tonéis antigos esses topos são em carvalho, vinhático (que era o caso) ou mais não sei o quê, chamaram-no para ele ir buscar as madeiras.

    Suponho que há maciço e maciço.
  13.  # 13

    Colocado por: nasei_27Ando a recuperar um apartamento T3 onde coloquei soalho flutuante e todos os aros das janelas/portas e rodapés novos. A obra ficou completa antes destes últimos quatro meses mais frios de inverno. Assim sendo e apesar do apartamento estar isolado com lá de vidro e pladur nas paredes e tecto,...
    Se usou pladur, quer dizer que PINTOU as paredes recentemente.
    A tinta tem uns 99% de água. Embebeu o pladur (que faz de papel mata-borrão) com água, mas ela irá saindo lentamente para o ar e se a casa não for devidamente ventilada, irá ser ABSORVIDA pelas madeiras secas!

    as madeiras (...), mesmo as que estão muito afastadas das janelas exteriores, incharam provocando que as meias esquadrias dos aros, ficassem com um buraco enorme ficando feio e muito pouco estético.
    Se INCHARAM é porque estavam SECAS, e aumentaram de volume com a humidade.
    (mas... incharam ou desincharam?)

    Quando falei com o carpinteiro, pelo facto da madeira ter trabalhado tanto, perguntei se a madeira era verde, o que me respondeu que não. Argumentando que a madeira seca apenas evita que a madeira encolhe mas não que inche.
    E, quanto a mim, o seu carpinteiro tem toda a razão!

    Principalmente gostava de saber se as madeiras secas apenas evitam que a madeira encolhe na presença de humidade do ar ou se também evitam que a mesma madeira inche.
    SIM. Enquanto a madeira não estiver estabilizada (isto é, enquanto não estiver tão VELHA que já nem mexe) , se estiver seca já não encolhe, mas se a puser dentro de água incha de novo.

    Enquanto as madeiras não «estabilizarem» é natural haver aumentos-diminuições de volume com o Inverno-Verão. A amplitude desses aumentos-diminuições vai diminuindo com o passar dos anos (2-3 anos).

    Note: há processos industriais para "estabilizar" a madeira. A que é usada em mobiliário, costuma (ou, devia) passar por esse processo.

    Devo acrescentar que a minha casa é 10 vezes mais húmida e nunca tive problema com a madeira.
    Depende da idade dessa madeira.
    Quanto ao teor de humidade NO AR, eu só acredito fazendo medições.
    É que não me lembro de um Inverno tão longo! Já referi noutro tópico que na praceta em frente à casa de uma pessoa amiga, as árvores estão cheias de musgo, coisa que nunca tinha acontecido em 15 anos...
    • AMB
    • 22 outubro 2010

     # 14

    Nestes casos deve-se colocar a madeira em repouso dentro da obra durante um periodo de tempo para que ela trabalhe à vontade( dilate e contraia), com as variações de temperatura no local onde será colocada mais tarde.

    Com isto irá concerteza poupar bastante dinheiro e chatices. É um truque que me foi dado por um carpinteiro numa obra que tive. obviamente que o espaço tem de estar fechado do exterior.
 
0.0178 seg. NEW