Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou aqui com umas dúvidas que preciso esclarecer... Tenho uma holding/imobiliária em que tem lá alguns imóveis e bastante dinheiro. Pelo que me disseram, posso recuperar o dinheiro que "emprestei" inicialmente à holding, sem pagar impostos, mas tudo o que seja acima disso tenho que pagar impostos. Portanto, pago mais valias da venda dos imóveis na imobiliária, fica lá o lucro líquido, quero levantar o lucro para a conta pessoal, tenho que pagar novamente impostos? 😅 Qual o tipo de imposto e percentagem?

    E se comprar imóveis com o dinheiro, e escriturar os imóveis no meu nome pelo mesmo valor de aquisição pela imobiliária, não será uma solução? Obrigado.

    Cumprimentos,
    Romeu Santos
  2.  # 2

    Colocado por: Diogo10sBoa tarde,

    Estou aqui com umas dúvidas que preciso esclarecer... Tenho uma holding/imobiliária em que tem lá alguns imóveis e bastante dinheiro. Pelo que me disseram, posso recuperar o dinheiro que "emprestei" inicialmente à holding, sem pagar impostos, mas tudo o que seja acima disso tenho que pagar impostos. Portanto, pago mais valias da venda dos imóveis na imobiliária, fica lá o lucro líquido, quero levantar o lucro para a conta pessoal, tenho que pagar novamente impostos? 😅 Qual o tipo de imposto e percentagem?

    E se comprar imóveis com o dinheiro, e escriturar os imóveis no meu nome pelo mesmo valor de aquisição pela imobiliária, não será uma solução? Obrigado.

    Cumprimentos,
    Romeu Santos


    De forma legal só mesmo pagando impostos.
    Pode é pagar coisas pessoais pela empresa pedindo fatura em nome da mesma agora retirar o dinheiro sem pagar os impostos esqueça isso pois não existe forma legal de o fazer.
  3.  # 3

    Tem uma holding e não tem um contabilista?
    Concordam com este comentário: Bragas V, NTORION, jorgealves, jorgemlflorencio, joaosantos
  4.  # 4

    Colocado por: PickaxeTem uma holding e não tem um contabilista?

    Tenho sim, e portanto não posso esclarecer dúvidas num fórum? É que ele não trabalha ao domingo 😁
  5.  # 5

    Colocado por: Telhado

    De forma legal só mesmo pagando impostos.
    Pode é pagar coisas pessoais pela empresa pedindo fatura em nome da mesma agora retirar o dinheiro sem pagar os impostos esqueça isso pois não existe forma legal de o fazer.


    Mas qual o imposto que pagaria? Mais valias sobre o dinheiro que emprestei à holding?
  6.  # 6

    Colocado por: Diogo10s
    Tenho sim, e portanto não posso esclarecer dúvidas num fórum? É que ele não trabalha ao domingo 😁


    Lembrou disso hoje e tem de ter a resposta hoje, aqui no fórum julgo que não tem nenhum TOC ou ROC, vai ter na mesma que esperar até amanhã.
  7.  # 7

    Colocado por: Varejote

    Lembrou disso hoje e tem de ter a resposta hoje, aqui no fórum julgo que não tem nenhum TOC ou ROC, vai ter na mesma que esperar até amanhã.

    E se tiver que esperar até amanhã está tudo bem, obrigado por me informar 👌
  8.  # 8

    Colocado por: Diogo10s
    E se tiver que esperar até amanhã está tudo bem, obrigado por me informar 👌


    Mas aqui ninguém consegue aconselhar corretamente, essas movimentações como têm algumas "habilidades", tem de ser alguém alguém com conhecimentos reais na área, que até mesmo esses têm enganos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo10s
  9.  # 9

    Tem sempre que pagar impostos a quantidade é que não sei, mas a holding é recente?
    Estranho nunca ter mobilizado dinheiro
  10.  # 10

    A holding é recente e não movi dinheiro, nem tenciono mover para já, por isso que não é nada de preocupante. Mas caso um dia pretenda mover, gostaria de saber que tipo de imposto vou pagar 😬 talvez seja mesmo alguma espécie de enquadramento tipo mais valia, em que o valor referência é o do investimento na holding, e o que passa acima disso é tributado nessa categoria...
  11.  # 11

    Colocado por: Varejote

    Mas aqui ninguém consegue aconselhar corretamente, essas movimentações como têm algumas "habilidades", tem de ser alguém alguém com conhecimentos reais na área, que até mesmo esses têm enganos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Diogo10s

    A minha experiência é que infelizmente, conhecimentos realmente sólidos vêm de experiência... E nem sempre são os contabilistas. Agora penso que acertei com o contabilista mas já tive 2 que cometeram erros graves.
  12.  # 12

    Colocado por: Diogo10s
    A minha experiência é que infelizmente, conhecimentos realmente sólidos vêm de experiência... E nem sempre são os contabilistas. Agora penso que acertei com o contabilista mas já tive 2 que cometeram erros graves.


    É assim que muitos contratos são feitos no modo lesa pátria e não se passa nada é apenas assessoria.



    Basta contratar quem sabe
    Concordam com este comentário: Diogo10s
    • NLuz
    • 24 setembro 2023

     # 13

    Você precisa é de um fiscalista....
    Os fiscalistas idealizam a melhor estratégia para cada caso, o contabilista coloca a estratégia em prática.

    O pessoal pensa que os contabilistas tem que fazer e saber tudo 🫣
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo10s
  13.  # 14

    O dinheiro ou bens que são emprestados a uma empresa, geralmente são registados como suprimentos, e podem ser devolvidos sem imposto caso tenham permanecido na empresa pelo menos 12 meses. Na devolução, pode ser pagos pela empresa um juro (dentro de alguns limites para não entrar em usura) que não paga irs, mas isso por norma requer que tenha havido um documento a definir isso.
    Para além desses montantes, qualquer benefício directo em dinheiro, etc entra para o seu IRS pessoal. Geralmente usa-se a morada pessoal como sede da empresa, por exemplo para declarar algumas despesas lá de casa como fosse da actividade.
    Mas como já lhe disseram, é com o contabilista que deve falar primeiro...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo10s
    • imo
    • 24 setembro 2023

     # 15

    Colocado por: Diogo10srecuperar o dinheiro que "emprestei" inicialmente à holding

    Claro, a empresa pode devolver-lhe o dinheiro que lhe emprestou em qualquer momento. O que ultrapassar esse montante será uma distribuição de lucros, sujeita a 28% de IRS retido na fonte. Poderá ser englobado na sua declaração de IRS de modo a beneficiar de uma eventual taxa de imposto global mais baixa.

    Colocado por: Diogo10smais valias da venda dos imóveis na imobiliária, fica lá o lucro líquido

    Está a fazer confusão entre lucro e mais valias. O imposto é apurado com base no lucro, o conceito de mais valias não interessa para o caso.

    Fale com o seu TOC/CC.

    Boa sorte
  14.  # 16

    Colocado por: Diogo10sPelo que me disseram, posso recuperar o dinheiro que "emprestei" inicialmente à holding, sem pagar impostos, mas tudo o que seja acima disso tenho que pagar impostos

    Aqui no fórum é impossível obter essa informação, PQ era preciso ter acesso à contabilidade da empresa e até ao livro de atas para se perceber o que foi feito.


    Colocado por: Diogo10squero levantar o lucro para a conta pessoal, tenho que pagar novamente impostos? 😅 Qual o tipo de imposto e percentagem?

    Pois depende do que quer tirar.

    Se fez suprimentos ou quer fazer uma redução do capital social, poderá conseguir fazê-lo sem tributação.

    Dividendos a taxa normal são 28%, mas pelo 40°-A, caso se aplique podem ser tributados apenas em 50% (dos 28%). Tb há outros benefícios fiscais no caso de micro e pequenas empresas.

    Com jeito tb se pode constituir uma sociedade em Malta ou noutro paraíso fiscal, nesse caso, dependo do valor poderá valer a pena contratar uma empresa especializada nessa engenharia fiscal...

    Formas há muitas, opiniões tb, mas sem acesso à contabilidade de nada valem.
    • SrR
    • 24 setembro 2023

     # 17

    Paga a empresa sobre o valor das mais valias geradas pela venda dos imóveis. Isto falando na pessoa da empresa que paga sobre os lucros em sede de IRC taxa de 21%.

    Caso a empresa decidir distribuir parte desses lucros esse valor fica não sujeito a taxa em sede de IRC de 21% mas sim a taxa em sede de IRS a taxa de 28%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo10s
 
0.0198 seg. NEW