Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Mais uma vez solicito a Vossa ajuda no esclarecimento de uma duvida relativa à "aquisição" de um terreno (com olival).
    O meu pai decidiu dar-me um olival que está na família quase há 50 anos.
    O único documento que temos desse mesmo olival é a respectiva caderneta predial, que por sua vez está ainda no nome
    da pessoa que vendeu o olival ao meu avô. No passado, na terra dos meus pais, era muito usual este tipo transacção:
    "dá pra cá o dinheiro que eu dou-te a caderneta"

    Se eu quiser regularizar a situação e passar o terreno para o meu nome, qual a forma mais rápida e mais económica de o fazer?

    Obrigado

    PB
    • size
    • 24 setembro 2023

     # 2

    Em princípio, o seu pai, que cuida e trata do olival há varias décadas, terá que tomar posse por usucapião, através de uma escritura. Depois, sim, pode doar-lhe o olival em questão.
  2.  # 3

    Colocado por: sizeEm princípio, o seu pai, que cuida e trata do olival há varias décadas, terá que tomar posse por usucapião, através de uma escritura. Depois, sim, pode doar-lhe o olival em questão.


    Mas posso ser eu a tomar posse por usucapião?
  3.  # 4

    Colocado por: barreira

    Mas posso ser eu a tomar posse por usucapião?


    Mas você andou lá a cavar durante anos? Não me parece.
  4.  # 5

    muito estranho esse tipo de transação que fala
    já tinha ouvido falar em não registos mas pelo menos um papel assinado em como se pagou x devia haver.
    e já agora quem andou a pagar imi esses anos todos foi o seu pai? o antigo dono não deve ter sido.
  5.  # 6

    Colocado por: Varejote

    Mas você andou lá a cavar durante anos? Não me parece.


    Pode não parecer, mas já vou nos 47...;-)
  6.  # 7

    Qual o custo de uma escritura usucapião?
  7.  # 8

    Colocado por: barreiracusto de uma escritura usucapião

    è so pesquisar
    https://www.imovel.pt/news/imobiliario/usucapiao/
  8.  # 9

    Obrigado
 
0.0116 seg. NEW