Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde .
    Preciso de ajuda da vossa parte .
    Vou identificar como o imóvel atual(hpp) A
    Vou identificar o imóvel a comprar como B
    Estou em vias de adquirir um imóvel usado, e tenho dúvidas como se processa o reinvestimento ao contrário nas mais valias. Normalmente as pessoas 1 vendem e depois compram, neste caso vou 1 comprar e depois vender e sei que tenho 24 meses para isso.
    A minha dúvida existe devido, ao comprar o imóvel usado B vou fazer a compra como sendo a minha nova hpp e também desta forma beneficiar dos impostos imt e i.selo.
    Ou seja ou colocar o imóvel que vou comprar como hpp, o outro imóvel A que é meu passará a ser a minha habitação secundária.
    E é aqui que fico com dúvidas, ao vender posteriormente o imóvel A , que já será a minha habitação secundária não dará problemas?
    Perguntei no ebalcao das finanças mas acho que eles mesmo não me souberam dar muito bem a resposta.
    Alguém já passou por um processo destes ? Ou consegue me ajudar?

Obrigado pela vossa ajuda.
  2.  # 2

Up.

Tenho uma duvida parecida.

Vou comprar casa sem recurso a crédito habitação, e estou na dúvida entre alugar ou vender o apartamento HPP.

Se vender o apartamento após ter feito a escritura da casa, o lucro do mesmo (+/- 50K) poderá ser considerado como reinvestido na casa nova, caso não faça nenhuma amortização de crédito habitação?
  3.  # 3

Tem que comprovar as datas para a contagem dos 24 meses iniciar.
    Por isso está tudo bem.
    Pode tirar o certificado de morada fiscal na sua página de finanças.

Vá a um contabilista também perguntar e no e-balcao das finanças.
  4.  # 4

Colocado por: TheEmperorcrédito habitação

Crédito para construção.

Tem umas limitações bastante gravosas em relação ao crédito habitação (comprar uma casa já pronta).
  5.  # 5

Colocado por: TheEmperorSe vender o apartamento após ter feito a escritura da casa, o lucro do mesmo (+/- 50K) poderá ser considerado como reinvestido na casa nova, caso não faça nenhuma amortização de crédito habitação?

NÃO!

Então como é que ia justificar o destino do dinheiro?
    Desse modo paga imposto sobre as mais valias.3 anos depois ou antes chega a conta.
  6.  # 6

Colocado por: Palhava

NÃO!

Então como é que ia justificar o destino do dinheiro?
    Desse modo paga imposto sobre as mais valias.3 anos depois ou antes chega a conta.

Pois, assim sendo, caso queira mesmo vender o apartamento velho no prazo de 24 meses, compensa pedir um crédito habitação.
  7.  # 7

TheEmperor tenha calma com o comentário do Palhava que eu duvido que ele trabalhe nas Finanças

Você pode comprar uma casa sem credito agora (torna-la HPP), vender a anterior HPP (até 24 meses) e o dinheiro contará como reinvestimento (os calculos das mais valias, dependem dos valores envolvidos na compra da anterior HPP, da sua venda e do valor da compra da nova hpp, dos creditos se ou houver, despesas com melhorias etc etc).

Para haver reinvestimento não tem de abater credito nenhum, informe-se com um contabilista ou nas Finanças, que isto aqui, até podem querer ajudar, mas muitas vezes são passadas informações erradas.

Comprei terreno em abril 2021, vendi a casa (hpp) em junho de 2021 e obviamente nao usei o dinheiro da venda, para abater num credito que nao existia e obviamente contou-me como reinvestimento, agora se isso chegava para não pagar mais-valias já é outra conversa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TheEmperor
  8.  # 8

Obrigado pelo seu testemunho @diouf_matos.

Só para esclarecer: o valor do terreno abateu no calculo das mais valias da venda da casa, certo?
  9.  # 9

Sim o valor do terreno e da construção (sendo que ao valor da construção tive de descontar o empréstimo de construção).

0.0142 seg. NEW