Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa noite,
    tenho verificado que uma das alteração com a nova lei da habitação existe a possibilidade de converter imoveis de serviços em habitação sem a alteração da licença de habitabilidade.

    algum sabe em que moldes isso pode ser possível ?
  2.  # 2

    já está em vigor, regulamentado?
  3.  # 3

    O pacote mais habitação ainda não está em execução.
    Concordam com este comentário: Patricia Ferreira
    • NLuz
    • 25 setembro 2023

     # 4

    É uma coisa que estou expectante para ver como vai funcionar....
    Atualmente para mudar uma loja, por exemplo, para habitação tem que haver certos requisitos(verificar condições de habitabilidade, respeitar áreas , saneamento, extração de ar, etc.) mas é ponto assente que tem de haver autorização do condomínio para tal. E essa autorização tem que ser unanime, basta um vizinho marreta não autorização e nada feito.

    Portanto quero ver o que a lei vai "dizer" em relação a isto.
    Concordam com este comentário: Patricia Ferreira
  4.  # 5

    li um artigo:


    CONSTRUÇÃO CIVIL E REABILITAÇÃO URBANA
    Facilitação de Conversão de Imóveis para Habitação

    Imóveis afetos a comércio ou serviços poderão ser convertidos em habitação sem necessidade de revisão de planos de ordenamento do território ou de licença de habitação.

    Os proprietários de imóveis existentes que pretendam a conversão para habitação não estão, contudo, isentos de observar as normas regulamentares contempladas no Decreto-Lei n.º 95/2019, de 18 de julho, e na Portaria n.º 304/2019.

    https://www.cnmf.pt/en/comunicacao/programa-mais-habitacao-o-que-preciso-de-saber/1229/
  5.  # 6

    Um bom exemplo do trabalho que pode ser feito...
  6.  # 7

    Compram garagens ao preço de "garagem", para depois dar o toque de midas.
    • AMVP
    • 27 setembro 2023

     # 8

    Colocado por: RUIOLIUm bomexemplodo trabalho que pode ser feito...

    Pronto, agora estamos na moda dos rc, aqueles que "ai que horror um rc"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fsilva523
  7.  # 9

    Só tenho uma curiosidade.
    A cargo e a custos de quem é que fica toda a papelada junto da respectiva Câmara ?
  8.  # 10

    Colocado por: AMVP
    Pronto, agora estamos na moda dos rc, aqueles que "ai que horror um rc"


    A necessidade aguça o engenho, além de que nesse caso não dá diretamente para a rua, está bem concebido.
    • AMVP
    • 27 setembro 2023

     # 11

    Colocado por: RUIOLI

    A necessidade aguça o engenho, além de que nesse caso não dá diretamente para a rua, está bem concebido.

    é o que eu digo, uma coisa tão horrível que depois vira um must. Já ouvi quem defenda que o deles é que vale porque tem porta direta para a rua, os que tb eram lojas e foram convertidos.
  9.  # 12

    O que estraga tudo e ter a necessidade de autorização dos condóminos , quem e que compra um imovel comercial sem saber de antemão as garantias de conversão a habitação
    Concordam com este comentário: NLuz
  10.  # 13

    quando comprei o escritório era para um negocio próprio, entretanto surgiu uma oportunidade interessante para mim e desisti da ideia.
    coloquei para arrendamento, mas como é no primeiro andar o pessoal não adere muito, prefere lojas que têm mais visibilidade.
    a questão é que está parado e não faz sentido no meu entender.
    só queria em parte conseguir um valor mensal que possa amortizar a divida a um valor acessível de renda para alguém.
    obrigada pelos comentários.
  11.  # 14

    Colocado por: Patricia Ferreiraquando comprei o escritório era para um negocio próprio, entretanto surgiu uma oportunidade interessante para mim e desisti da ideia.
    coloquei para arrendamento, mas como é no primeiro andar o pessoal não adere muito, prefere lojas que têm mais visibilidade.
    a questão é que está parado e não faz sentido no meu entender.
    só queria em parte conseguir um valor mensal que possa amortizar a divida a um valor acessível de renda para alguém.
    obrigada pelos comentários.


    É mais um reflexo de uma economia pouco desenvolvida que já não sabe criar valor num escritório.
    Concordam com este comentário: Patricia Ferreira
  12.  # 15

    Colocado por: nunomp

    É mais um reflexo de uma economia pouco desenvolvida que já não sabe criar valor num escritório.
    Concordam com este comentário:Patricia Ferreira



    com o covid, as pessoas perceberam que podem trabalhar a partir de casa, ou seja, muitos deixaram os escritórios.

    antigamente, na contruções,optavam pelo 1º andar escritório, para que as lojas em baixo pudessem exercer qualquer tipo de comércio e por isso, vemos muitos edifícios com o primeiro andar de escritórios.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  13.  # 16

    Colocado por: Patricia Ferreira


    com o covid, as pessoas perceberam que podem trabalhar a partir de casa, ou seja, muitos deixaram os escritórios.

    antigamente, na contruções,optavam pelo 1º andar escritório, para que as lojas em baixo pudessem exercer qualquer tipo de comércio e por isso, vemos muitos edifícios com o primeiro andar de escritórios.


    Também, mas diria que, além do teletrabalho não ser assim tão comum, o país confronta-se com uma grande massa de trabalhadores, que por terem pouco acesso a capital e pouco contacto com sectores muito avançados, na prática não sabem fazer nada. Conseguem acrescentar valor em cadeias muito curtas, que se resume a encomendar, embalar e entregar ao cliente. Tudo o que requeira desenvolvimento, pensamento, acaba por não se fazer.

    Felizmente ainda há bons exemplos e aqui, num bairro tradicional de Lisboa, ainda consigo encontrar pequenos escritórios de soluções de segurança informática, engenharia estrutural, etc..., mas podiam ser mais. Contudo, isto são pequenos exemplos. Por cada um, existem 100 cabeleireiros, lojas de acessórios, cafés, agências imobiliárias, etc... Tudo negócios que podiam existir há um século e a diferença seria mínima.
  14.  # 17

    no centro de lisboa os escritórios estão caríssimos ta tudo maluco
  15.  # 18

    Boa tarde.

    Com a alteração da legislação ( https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2024/02/05/transformar-uma-loja-em-habitacao-ja-nao-precisa-de-aprovacao-do-condominio/365585/ ) pretendia transformar uma fração ( cidade costeira litoral norte, perto do Porto ~30 km) destinada a comércio e com lugares de garagem no condomínio ( inserida no regim de PH- moradias geminadas) em habitação ( que por acaso á a fração "colada mesmo à minha fração onde moro :)). O objetivo seria morar lá familiares ou mesmo alugar. Apesar desta alteração exigir aprovação da Câmara e bastantes procedimentos administrativos e legais prévios, alguém me pode indicar qusi são so resuqisitos mínimos em termos de espaço e habitabilidade ) obviamente água, eletricidade comunicações etc... já existem) . A loja no R/C é uma espécie de open space ( com AC) com cerca de 25 m2 ( R/C ) e depois ainda tem um piso -1 acessível por fora ( em vez de uma escada de caracol que daria acesso ao piso -1). Acham que isto tem potencial para avançar? Tem Wc, mas naão tem duche. Por onde começar to processo? Obrigado.
  16.  # 19

    Como é que as normas são aplicadas?
    Passam por cima do RGEU?
    • jlmfr
    • 9 fevereiro 2024 editado

     # 20

    Colocado por: Alexandre SilvaComo é que as normas são aplicadas?
    Passam por cima do RGEU?


    pois, não sei, mas provavelmente não.... A questão seria mais como conseguir este tipo de adaptação, obdecendo aos requisitos legais...
 
0.0182 seg. NEW