Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,
    Tenho uma banheira com mais de 60 anos. Normalmente não há problema, mas quando se fecha o ralo e se enche a banheira com água, ao esvaziar, escorre água no piso de baixo.
    Alguém tem uma ideia de qual será o problema? Sabem como desenroscar este ralo que não tem parafuso?

Obrigado,
    José
      ralo 2.jpg
      ralo 1.jpg
  2.  # 2

Á partida ou ele roda num todo ( tentar com um alicate ou algo do genero agarrar a parte de dentro e rodar para a esquerda ao contrario dos ponteiros do relogio. ) ou entao tambem pode estar chumbado. Junto com a banheira. E provavelmente essa banheira sendo antiga, é daquelas que foi chumbada com massa forte. E isso é um verdadeiro pesadelo para tirar fora.. ja removi algumas no trabalho. Inclusive aqui em minha casa removi uma e vi-me grego. Muito martelo e muito carrinho de mao de entulho.
    Boa sorte
  3.  # 3

Muito obrigado pela resposta. Sim, parece-me que deve estar chumbado, não se mexe. Isto funciona sem problemas quando é um duche, o problema é mesmo só quando se tapa o ralo, enche-se a banheira e depois se esvazia. Não queria substituir a banheira, já refiz a casa de banho toda e deixei-a ficar pois gosto dela.
  4.  # 4

Colocado por: josemsMuito obrigado pela resposta. Sim, parece-me que deve estar chumbado, não se mexe. Isto funciona sem problemas quando é um duche, o problema é mesmo só quando se tapa o ralo, enche-se a banheira e depois se esvazia. Não queria substituir a banheira, já refiz a casa de banho toda e deixei-a ficar pois gosto dela.

Pela descrição desconfio que o problema não seja daí... ou pelo menos só daí.

Tem acesso á parte debaixo da banheira?
    Se conseguir desapertar o ralo como é que depois volta a montá-lo?
    Se tem acesso á parte de baixo da banheira veja se a parte de baixo do ralo tem alguma forma de encaixar uma chave para desapertar.
    Para remediar temporariamente, arranje forma de diminuir a saída de água quando enche a banheira.
    Arranje outra tampa para o ralo e faça-lhe uns 2 ou 3 furos, para não deixar passar a água tão rápido.
    Vai demorar mais tempo a despejar, mas pode ser que não passe água para o piso inferior.
  5.  # 5

Obrigado pela resposta.
    Essa da tampa com os furos é uma boa ideia. Vou experimentar. Não tenho acesso à parte de baixo da banheira, ela está envolta em azulejos antigos. Sobre o desapertar o ralo, a minha ideia é se aquilo teria alguma borracha que já estivesse gasta que pudesse ser substituída.
  6.  # 6

Colocado por: josemsObrigado pela resposta.
    Essa da tampa com os furos é uma boa ideia. Vou experimentar. Não tenho acesso à parte de baixo da banheira, ela está envolta em azulejos antigos. Sobre o desapertar o ralo, a minha ideia é se aquilo teria alguma borracha que já estivesse gasta que pudesse ser substituída.

Mas, se não tem acesso á parte inferior, como é que vai apertar depois novamente?
  7.  # 7

Pois, não sei muito sobre isto. A minha ideia é que desapertava e apertava da mesma forma, mas tal não deve ser possível.
  8.  # 8

Colocado por: josemsPois, não sei muito sobre isto. A minha ideia é que desapertava e apertava da mesma forma, mas tal não deve ser possível.

Veja uns vídeos no youtube por exemplo, de instalação de sifões, vai perceber que não será fácil depois voltar a instalar com tudo bem vedado.
  9.  # 9

Obrigado! Por agora fica como está. É muito raro encher a banheira e comprei um pequeno tapete de silicone com uns furos que reduz o caudal, se for necessário.

0.0123 seg. NEW