Iniciar sessão ou registar-se
    • jpsc
    • 26 setembro 2023 editado

     # 1

    Bom dia. Já li vários posts sobre este tema, neste forum e fora e já absorvi bastante informação. Já sei quais são os métodos mais imediatos que podem ajudar na situação mas procuro algo que resolva isto de raiz.

    Remodelei este ano um apartamento que, antes das obras, no Inverno, acumulava muita humidade e bolor num em dois tectos específicos da casa. Esta humidade extrema acontecia nos tectos da casa onde a cobertura é plana. Ou seja, nas extremidades do prédio. Este tem uma cobertura inclinada em telha de duas águas, mas nas pontas tem um muro e depois tem uma laje que cobre o interior. Isto porque estas divisões antes eram varandas, e alguém antes de mim roubou este espaço exterior e fechou para marquise no lado da cozinha, e quarto maior no lado dos quartos. Actualmente não há marquise sequer, fazem parte da casa mas com vãos gigantes que vão até à laje.

    Já tenho janelas de vidro duplo de pvc. E nestes tectos coloquei lã de rocha e placa de gesso cartonado verde. Não só para criar mais conforto térmico mas para também combater a diferença de temperatura do interior com a laje. O gesso verde deverá ajudar com a humidade. Irei também comprar um desumidificador.

    O empreiteiro que fez esta remodelação diz que se deve fazer um reforço sobre a laje, no exterior, sobre as telas que vão poder ver nas imagens. A sua solução passa por reforçar toda a laje com um produto químico à base de fibra. Depois tentei entender melhor e levaria umas telas para a humidade e combate térmico (ode r-flex prm prancha) e depois por cima disto é que iria a tal fibra, que me explicou que é uma espécie de sistema capoto mas em fibra, moldável. Ele ainda não me deu referência deste produto. Isto supostamente iria resolver a situação da humidade no interior. Já o profissional da Murprotec que veio aqui a casa resumiu que a solução passava apenas por um sistema de ventilação que imagino que muitos de vocês conheçam já.

    Há pessoas que dizem que o que fiz é suficiente. Há várias opiniões. E gostaria de saber daqui do pessoal do forum o que acham. E para terminar, a minha maior duvida nisto tudo, é que isto acontece no quarto que era varanda e na cozinha que era varanda, mas esta laje também existe num quarto que nunca foi varanda, e cujo o vão não vai até ao tecto, é uma janela mais pequena, no meio da parede, e nesse quarto não há humidade, apesar de haver contacto com a mesma laje. E pronto, basicamente é isto. Há muitos factores aqui e depois de ler muita coisa tenho zero certezas. Imagino que o ideal seria fazer as soluções todas mas não há dinheiro para tudo e tenho de ser eficiente mas ainda assim resolver isto para possivelmente não estragar o investimento que fiz nestas obras. O meu empreiteiro diz que isto vai tudo apodrecer por dentro com a humidade.

    Uma coisa que me esqueci de dizer. Não são infiltrações. É condensação. Por mais que chova não passa água nenhuma. E as telas estão sem fissuras pelo que o próprio empreiteiro me disse, elas estão boas.

    Vou deixar fotos da cobertura e dos interiores. Obrigado
    • jpsc
    • 26 setembro 2023 editado

     # 2

    Imagens da cobertura:
      33.jpg
      2.jpg
      12.jpg
    • jpsc
    • 26 setembro 2023 editado

     # 3

    Mais fotos do exterior e uma do interior com a humidade e bolor. Nesta altura da obra era Inverno, as janelas estavam sempre fechadas com o aquecedor ventoinha sempre ligado para secar as massas, o contraste térmico foi o mais alto de sempre.

    Também isolei a parede lateral e a parede que contêm o vão pois eram paredes exteriores apenas com um pano de tijolo de pequena dimensão.
      6.jpg
      5.jpg
      43.jpg
    • jpsc
    • 26 setembro 2023

     # 4

    Quarto com cortina é onde tem humidade, o outro não.
      b.jpg
      a.jpg
  1.  # 5

    Na minha opinião, mais do infiltrações isso é apenas condensação.
    Tem logo à partida uma geometria que dissipa muito calor (beirado) e que provavelmente não terá isolamento térmico de origem.
    Como a lã de rocha que colocou não deverá ter barreira ao vapor, terá sempre muita condensação sob a laje, acima da lã-de-rocha.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Vítor Magalhães
  2.  # 6

    E é necessário ventilar.
    • jpsc
    • 28 setembro 2023 editado

     # 7

    Colocado por: nunogouveiaNa minha opinião, mais do infiltrações isso é apenas condensação.
    Tem logo à partida uma geometria que dissipa muito calor (beirado) e que provavelmente não terá isolamento térmico de origem.
    Como a lã de rocha que colocou não deverá ter barreira ao vapor, terá sempre muita condensação sob a laje, acima da lã-de-rocha.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Vítor Magalhães


    No meu texto disse que sabia que não eram infiltrações. Sim a laje apaneas tem 3 camadas de Flintkote e a tela. Tem alguma sugestão do que fazer? Obrigado



    Colocado por: Vítor MagalhãesE é necessário ventilar.


    Interessante, nunca tinha pensado nisso.
  3.  # 8

    Colocado por: jpscTem alguma sugestão do que fazer?

    Deveria ter previsto isolamento termico, em todas as superfícies em contacto com o exterior, antes de aplicar a forra de gesso.
    • jpsc
    • 1 outubro 2023

     # 9

    Colocado por: Pedro Barradas
    Deveria ter previsto isolamento termico, em todas as superfícies em contacto com o exterior, antes de aplicar a forra de gesso.


    Sim foi o que eu fiz. No tecto real coloquei lã de rocha e fechei com o gesso verde. A minha questão é se seria necessário fazer algo pelo exterior.
  4.  # 10

    Colocado por: jpscSim foi o que eu fiz. No tecto real coloquei lã de rocha e fechei com o gesso verde.

    ali naquela zona da Marquise, na foto, ainda sem forra de gesso, parece não haver espaço para o isolamento térmico. As descontinuidades provocadas pelos omegas, não podem ocorrer, vai haver condensação nesses pontos.
    • jpsc
    • 6 outubro 2023

     # 11

    Colocado por: Pedro Barradas
    ali naquela zona da Marquise, na foto, ainda sem forra de gesso, parece não haver espaço para o isolamento térmico. As descontinuidades provocadas pelos omegas, não podem ocorrer, vai haver condensação nesses pontos.


    Ok já percebi o que quer dizer. Pois eu imagino que a lã tenha ficado entre os omegas e não por cima também, não tenho a certeza. Obrigado
 
0.0149 seg. NEW