Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde e antes de mais obrigado a quem responder.

    Em 2022 decidimos construir uma moradia. Entretanto fomos indicados a um empreiteiro e depois de alguma negociação foi-nos dado um orçamento que aceitámos. Isto foi em Abril.. entretanto no início de obra o empreiteiro aumentou o valor do orçamento a qual o dono da obra aceitou.

    Isto tudo assinado apenas num orçamento dado. Não foi assinado nenhum "contrato" apenas aquele orçamento que indicava o aumento do valor e que caso aumentasse os materiais o DO teria que pagar caso diminuísse o empreiteiro pagaria. Nem data de início nem fim.

    A moradia tem uma cave com garagem e o andar superior a esse digamos assim sendo revestido a pedra.

    Entretanto a obra começou e a equipa terminou a cave colocando a lage penso que seja o nome que será então o chão do andar superior.

    Depois o empreiteiro saiu da obra para outros biscates. Apesar da insistência o empreiteiro disse para irmos fazendo nós que depois pagaria o nosso trabalho se não queríamos a obra parada. foi se fazendo então o piso superior ( colocação das pedras, os muros etc para a obra nao parar.)

    Entretanto depois de muito custo o empreiteiro lá voltou para a colocação da lage do telhado digamos assim, as varandas e fazer as juntas das pedras.

    Não foi feito esgotos, as varandas estão com os tamanhos errados e agora o empreiteiro recusa fazer qualquer outro trabalho e pede o resto do dinheiro que neste caso são 16.5K sem pagar qualquer trabalho feito por nós.

    Justifica-se que existem muito aumentos de materiais.

    Entretanto tentámos chegar a acordo com ele de forma a ele fazer escadaria etc e só ter que fornecer mão de obra e acertávamos por 20K algo que rejeitou porque não lhe apetece voltar. ( Empreteiro tem poucos homens )

    Agora tem ameaçado que vai a advogado algo que faz a por volta de 1 mês. Sempre nós a tentar chegar a um entendimento visto querermos acabar a obra.

    O Fiscal apesar de pelos vistos ser amigo do empreiteiro tem estado do nosso lado e já indicou que existe trabalhos a acabar e a retificar como as varandas mas o senhor continua sem querer chegar a um acordo.

    - Sabemos que nunca devíamos ter dado dinheiro adiantado e acabámos nós por estar lá a trabalhar durante 7 meses.
    - O empreiteiro cometeu inúmeras falhas no projeto mas justifica-se que o DO é que quis assim e assado.
    - continua com ameaças semana após semana apesar daí não sair nada de concreto.

    Nisto pedia a vossa ajuda visto estar a ser um stress que está a afetar bastante cá em casa. Devemos ir a um advogado e procurar forçar a sair da obra e retirar alvará?

    Os preços desde setembro de 2022 subiram assim tanto? Pelas contas os trabalhos realizados por nós ronda os 11K mais faturas pagas por nós que ele devolveria.

    Desde já peço desculpa algum termo visto isto não ser a minha área e estar a procura de resolver esta questão para aliviar as tensões que existem neste momento.
  2.  # 2

    Este tópico é quase uma cópia deste...




    Tópico
    Concordam com este comentário: joaosantos
  3.  # 3

    Mais um DO com um pesadelo.

    Honestamente, o melhor conselho que pode ouvir será sempre: primeiro, contrate alguém, independente, que lhe faça uma análise do estado da obra e analise os documentos que tem assinados com o empreiteiro; segundo, de acordo com essa análise pense se quer ou não avançar com um advogado. Essa luta judicial vai prolongar-se e ser complexa, sendo que tem de ser muito bem fundamentada. O facto de ter "avançado com a obra sem o empreiteiro", palpita-me, será uma grande fraqueza de qualquer argumento em tribunal...

    Boa sorte e coragem!
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Michaelsf
  4.  # 4

    Colocado por: NielsBohrO facto de ter "avançado com a obra sem o empreiteiro", palpita-me, será uma grande fraqueza de qualquer argumento em tribunal...

    Qualquer empreiteiro com 2 dedos de testa e um advogado experiente, usa isto para inverter complemente as coisas e ainda ser indemnizado pelo DO.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Michaelsf
  5.  # 5

    Colocado por: NielsBohrMais um DO com um pesadelo.

    Honestamente, o melhor conselho que pode ouvir será sempre: primeiro, contrate alguém, independente, que lhe faça uma análise do estado da obra e analise os documentos que tem assinados com o empreiteiro; segundo, de acordo com essa análise pense se quer ou não avançar com um advogado. Essa luta judicial vai prolongar-se e ser complexa, sendo que tem de ser muito bem fundamentada. O facto de ter "avançado com a obra sem o empreiteiro", palpita-me, será uma grande fraqueza de qualquer argumento em tribunal...

    Boa sorte e coragem!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Michaelsf


    Obrigado pela resposta!

    Sim termos avançado nós com a obra com o conhecimento do empreteiro pareceu nos na altura a única forma de avançar. Ele admite que tem que pagar esses valores mas diz que é tudo pago pelas suas ideias de aumentos etc.

    Um orçamento assinado pelos dois é válido como contrato??
    No orçamento indica que irá proceder à construção seguindo o projeto. O não ter feito isso em termos de tamanhos de varandas, esgotos não feitos nem aplicação do geotestil, etc penso que seja o nome não é razão para o abandono de obra do empreiteiro sem acabar a obra?

    Deduzo então que o advogado não seja o técnico que irá analisar então o que diz. Devo procurar alguém que perceba do assunto para fazer a análise? Algum técnico em específico?
  6.  # 6

    Colocado por: zedasilva
    Qualquer empreiteiro com 2 dedos de testa e um advogado experiente, usa isto para inverter complemente as coisas e ainda ser indemnizado pelo DO.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Michaelsf


    Portanto o facto de o empreiteiro concordar em pagar para trabalharmos por ele é algo que fará nós ainda termos que o indemnizar?
  7.  # 7

    Colocado por: Michaelsfo facto de o empreiteiro concordar em pagar para trabalharmos por ele é algo que fará nós ainda termos que o indemnizar?

    Tem provas irrefutáveis desse consentimento do empreiteiro?

    Colocado por: MichaelsfDevo procurar alguém que perceba do assunto para fazer a análise?

    Sim, o seu fiscal seria a melhor pessoa mas se analisar-mos bem as coisa pode haver alguma responsabilidade da parte dele em toda a situação.
  8.  # 8

    Colocado por: Michaelsf

    Portanto o facto de o empreiteiro concordar em pagar para trabalharmos por ele é algo que fará nós ainda termos que o indemnizar?


    Vão sempre arranjar qualquer coisa para justificar o aumento de preços... meta já um advogado a tratar disso e não tenha expectativas muito altas. o mais certo é as coisas não terminarem de forma positiva para si... é o estado da justiça neste país.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  9.  # 9

    Colocado por: MichaelsfNão foi assinado nenhum "contrato" apenas aquele orçamento que indicava o aumento do valor e que caso aumentasse os materiais o DO teria que pagar caso diminuísse o empreiteiro pagaria. Nem data de início nem fim.


    Colocado por: Jpires76Vão sempre arranjar qualquer coisa para justificar o aumento de preços...


    A coisa tem mesmo tudo para correr mal
  10.  # 10

    Colocado por: zedasilva
    Tem provas irrefutáveis desse consentimento do empreiteiro?


    Sim, o seu fiscal seria a melhor pessoa mas se analisar-mos bem as coisa pode haver alguma responsabilidade da parte dele em toda a situação.


    Por escrito não. Tal como praticamente pelo que entendi até agora é de palavra..

    É triste pelos vistos perceber que o melhor será pagar e calar.
  11.  # 11

    Colocado por: MichaelsfÉ triste pelos vistos perceber que o melhor será pagar e calar.

    Não necessariamente pagar mas arranjar forma de justificar esse não pagamento e de obrigar o empreiteiro a retomar os trabalhos.
    Ele não retomando os trabalhos tem justificação para rescindir o contrato (que não existe) e continuar a obra com outro empreiteiro mas agora com os pés assentes na terra.
  12.  # 12

    Eu não tenho a certeza mas não estando escrito não pode cobrar aumentos nos materiais.
    O orçamento tem valor jurídico e se está assinado pelo dois está bem.
    Os ditos aumentos dos materiais que muitas vezes têm cobrado só pode ser efectuado por acordo entre as partes porque se não estiver estipulado é o DO bater o pé que não paga não paga mesmo.
    Pelo menos é esta a ideia que tenho e que já me indicaram.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iko
  13.  # 13

    Colocado por: Michaelsfnão queríamos a obra parada. foi se fazendo então o piso superior

    Michaelsf
    Você nunca poderia fazer isto.
    O seu fiscal nunca o deveria ter deixado fazer isto sem antes o avisar de todos os riscos que estava a correr
  14.  # 14

    Colocado por: TelhadoEu não tenho a certeza mas não estando escrito não pode cobrar aumentos nos materiais.


    Colocado por: Michaelsforçamento que indicava o aumento do valor e que caso aumentasse os materiais o DO teria que pagar


    Não está escrito no contrato mas está no orçamento que foi aceite pelo DO
  15.  # 15

    Colocado por: zedasilvaMichaelsf
    Você nunca poderia fazer isto.
    O seu fiscal nunca o deveria ter deixado fazer isto sem antes o avisar de todos os riscos que estava a correr


    Amigo compreendo isso agora... mas na altura isto é tudo pessoas da aldeia conhecidos de conhecidos e que na altura pareciam ser de confiança.

    O Fiscal nem ninguém nos deu ideia que isto podia tomar esta volta.
  16.  # 16

    Colocado por: MichaelsfO Fiscal nem ninguém nos deu ideia que isto podia tomar esta volta

    Em principio estamos sempre todos de boa fé, até ao dia que a coisa começa a correr mal.
  17.  # 17

    Colocado por: zedasilva



    Não está escrito no contrato mas está no orçamento que foi aceite pelo DO


    Tem razão não tinha reparado
  18.  # 18

    Colocado por: zedasilva
    Em principio estamos sempre todos de boa fé, até ao dia que a coisa começa a correr mal.


    Ensinaram me a mim uma vez que tudo o que envolva negócios e dinheiro e nos beneficie tem que estar escrito nem que seja enviar um email e não ter resposta mas está lá a comprovar.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Michaelsf
  19.  # 19

    E em relação a minha familiar que passou por isto e foi para tribunal ainda não está decidido apesar dela ter toda a certeza que vai ser a favor dela tudo indica que sim pois está tudo documentado e o fulano não tem como fugir mas a parte disto soube hoje que o advogado concegui lhe arrastar uma loja e uma carrinha portanto esses já não fogem caso não pague.
  20.  # 20

    Então sabendo de tudo isto devo aconselhar a tentar chegar a um acordo que pior dos casos seja pagar o tal valor em falta?

    O Fiscal diz que fala com o empreiteiro que não favorece ninguém ir a tribunal mas o que me diz a mim poderá não ser o mesmo que diz ao homem.
 
0.0186 seg. NEW