Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Varejote

    Wifi? Telemóvel? Há mais de 60 anos que foram inventados os automáticos de escada.

    Quem necessita de luz, carrega no botão de pressão, a luz acende 1 minuto ou mais, depois desliga automaticamente.

    Só volta a ligar quando alguém voltar a carregar no botão e caso não tenha Telemóvel, consegue acender a luz na mesma.
    Espetáculo.


    Vc não percebeu o que foi dito em relação a esses equipamentos:

    Eu falei nisso pq foi referido que não podia ser desligado o circuito das luzes das escadas do quadro privado.

    De uma forma temporária a levar os outros condóminos a ficarem incomodados o que eu faria era colocar um disjuntor desses no meu quadro e só o ligar por telemóvel ainda na rua quando chegasse a casa. Dps voltava a desligar.

    Só por isso.

    Ou seja, já que está ligado ao meu quadro e sou eu pago, as luzes só vão funcionar para mim e para os meus.

    Mas como referi, eu já o tinha desligado à muito. Granda lata
  2.  # 2

    Colocado por: sergiosmvc

    Vc não percebeu o que foi dito em relação a esses equipamentos:

    Eu falei nisso pq foi referido que não podia ser desligado o circuito das luzes das escadas do quadro privado.

    De uma forma temporária a levar os outros condóminos a ficarem incomodados o que eu faria era colocar um disjuntor desses no meu quadro e só o ligar por telemóvel ainda na rua quando chegasse a casa. Dps voltava a desligar.

    Só por isso.

    Mas como referi, eu já o tinha desligado à muito. Granda lata


    Existem vários prédios antigos na baixa Lisboeta nessa situação, outros nem sequer têm luz nas escadas, só nos patins de cada fração.
  3.  # 3

    Colocado por: Varejote

    Existem vários prédios antigos na baixa Lisboeta nessa situação, outros nem sequer têm luz nas escadas, só nos patins de cada fração.


    Conhece algum caso em concreto? Quem paga essa energia?
  4.  # 4

    Colocado por: sergiosmvc

    Conhece algum caso em concreto? Quem paga essa energia?


    Como são as luzes de patamar vai direto da fração por cima da porta, depois uns ligam, outros não.

    Outros, fizeram obras na coluna montante e criaram um ponto de entrega para quadro de serviços comuns.

    Atualmente esta solução seria a ideal, mas muito mais onerosa.
  5.  # 5

    Colocado por: Varejote

    Como são as luzes de patamar vai direto da fração por cima da porta, depois uns ligam, outros não.

    Outros, fizeram obras na coluna montante e criaram um ponto de entrega para quadro de serviços comuns.

    Atualmente esta solução seria a ideal, mas muito mais onerosa.


    Ok mas o que se passa neste caso é que todos os patamares do prédio estão ligados à fracção de um condómino...
  6.  # 6

    Colocado por: sergiosmvc

    Ok mas o que se passa neste caso é que todos os patamares do prédio estão ligados à fracção de um condómino...


    Sim eu sei, cheguei a ver alguns idênticos, tinham 1 contador modular no quadro elétrico para contar a luz que ia para as escadas, depois o condomínio pagava essa parte ao dono da fração.

    Como acontece atualmente em alguns VE's que a energia da wallbox vem do quadro do condomínio.
  7.  # 7

    Obrigado a todos pelas sugestões, mas o que queria mesmo saber era a quem posso apresentar queixa e pedir ajuda... sem ser a advogados que vão cobrar milhares, o que seria ainda mais injusto para mim.

    Podem informar-me de quais as instituições responsáveis e que possam fiscalizar?
  8.  # 8

    Colocado por: wrobelekObrigado a todos pelas sugestões, mas o que queria mesmo saber era a quem posso apresentar queixa e pedir ajuda... sem ser a advogados que vão cobrar milhares, o que seria ainda mais injusto para mim.

    Podem informar-me de quais as instituições responsáveis e que possam fiscalizar?


    Vai apresentar queixa a quem? Se apresenta à DGEG eles vão responder(se responderem sequer), que têm de criar novo ponto de entrega e fazer obras e licenciamento necessário, que já passa pela e-redes.


    Sem €€€ nada feito.
  9.  # 9

    Colocado por: wrobelekObrigado a todos pelas sugestões, mas o que queria mesmo saber era a quem posso apresentar queixa e pedir ajuda... sem ser a advogados que vão cobrar milhares, o que seria ainda mais injusto para mim.

    Podem informar-me de quais as instituições responsáveis e que possam fiscalizar?


    Colocado por: wrobelekObrigado a todos pelas sugestões, mas o que queria mesmo saber era a quem posso apresentar queixa e pedir ajuda... sem ser a advogados que vão cobrar milhares, o que seria ainda mais injusto para mim.

    Podem informar-me de quais as instituições responsáveis e que possam fiscalizar?


    Mesmo que exista alguma entidade pode demorar anos.

    Corte isso e pode ser que se resolva rapidamente...
  10.  # 10

    Não corte nada porque isso é mau para si e para a sua vizinha. Deixe de pagar as quotas de condomínio e todos os meses envie um mail á Administração a informar que o subtraiu o valor da eletricidade á quota do condomínio. Depois serão ele que têm de pagar a um advogado para resolver o problema.
  11.  # 11

    Colocado por: wrobelekodem informar-me de quais as instituições responsáveis e que possam fiscalizar?

    Não há. é um assunto particular. Tem os julgados de paz (70€) por acção. Comece por aí. peça paa ser ressarcido da energia consumida pelo condominio.
    Senao tem de envolver advogado e tribunal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wrobelek
    • hangas
    • 30 setembro 2023 editado

     # 12

    Colocado por: wrobelekSei que alguns comentadores vão sugerir que simplesmente desligue a eletricidade e deixe o prédio às escuras, mas eu tenho um bebé pequeno e a minha vizinha idosa tem problemas de visão, não é algo que possa fazer.


    Infelizmente parece que é a unica coisa que pode fazer para que pelo menos haja interesse das outras partes em resolver o problema.
    Mas também ai as soluções seriam a) resolver isso como deve ser com um ponto de fornecimento para areas comuns, a ser pago por todos (que deve ser o que todos os outros querem evitar - Afinal para eles não ha problema) ou entao o wrobelek, ou outra fração assume o seu papel no fornecimento das zonas comum com um acordo qualquer.

    Eu quase que apostava que não demoraria um mês depois do corte, ao condominio estar disposto a conversar consigo ou a marcar uma reunião extraordinaria para tratar desse assunto. Nem precisa de partir logo para o corte, informe o condominio, formalmente que a partir do dia X, vai exercer o seu direito de cortar esse fornecimento.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, sognim
  12.  # 13

    O que acho mais engraçado é ainda pagarem uma empresa de gestão de condomínio para não fazer nenhum.
  13.  # 14

    Colocado por: nielskyO que acho mais engraçado é ainda pagarem uma empresa de gestão de condomínio para não fazer nenhum.


    não sei se concordarei com a sua opinião.
    Se a assembleia não aprovar a separação das 2 redes eléctricas, comum e privada, e, tão pouco, não aprovar fundos para que a obra se faça, a administração, qualquer administração, nada poderá fazer.
  14.  # 15

    Põe-se um contador na linha comum e todos os meses tira a contagem e desconta da sua fatura. Isto se quiser ter esse trabalho. Pode legitimamente não querer.
    Como todos estão a ignorar, já depois de várias comunicações acho que a resposta mais acertada é deixar de pagar a sua quota e passar a bola para o lado deles... Mas envolve algum risco
  15.  # 16

    Não pague condomínio e mande carta a dizer encontro de contas mensal por causa da eletricidade do prédio a ver o que lhe respondem
  16.  # 17

    Colocado por: BoraBora

    não sei se concordarei com a sua opinião.
    Se a assembleia não aprovar a separação das 2 redes eléctricas, comum e privada, e, tão pouco, não aprovar fundos para que a obra se faça, a administração, qualquer administração, nada poderá fazer.

    Concordo com o que diz.
    Mas a minha afirmação vai no sentido de pagar a uma empresa para passar meia duzia de recibos por mês.
  17.  # 18

    Colocado por: hangas

    Infelizmente parece que é a unica coisa que pode fazer para que pelo menos haja interesse das outras partes em resolver o problema.
    Mas também ai as soluções seriam a) resolver isso como deve ser com um ponto de fornecimento para areas comuns, a ser pago por todos (que deve ser o que todos os outros querem evitar - Afinal para eles não ha problema) ou entao o wrobelek, ou outra fração assume o seu papel no fornecimento das zonas comum com um acordo qualquer.

    Eu quase que apostava que não demoraria um mês depois do corte, ao condominio estar disposto a conversar consigo ou a marcar uma reunião extraordinaria para tratar desse assunto. Nem precisa de partir logo para o corte, informe o condominio, formalmente que a partir do dia X, vai exercer o seu direito de cortar esse fornecimento.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,sognim


    Caros senhores, agradeço, mas como já mencionei, fiz isso há mais de dois anos, mais de uma dezena de vezes, por carta, email, e em assembleias, sem qualquer resultado. Obrigado a todos pelas boas intenções em dar a vossa opinião, mas é frustrante ouvir que todas as sugestões são de soluções que já foram tentadas há anos.

    Qual pode ser o próximo passo, uma vez que todas as queixas são ignoradas há dois anos? Preciso de recorrer a alguma entidade ou nunca mais vou resolver o assunto.
  18.  # 19

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não há. é um assunto particular. Tem os julgados de paz (70€) por acção. Comece por aí. peça paa ser ressarcido da energia consumida pelo condominio.
    Senao tem de envolver advogado e tribunal.


    Obrigado, tentarei na segunda-feira e depois conto aqui o resultado, pois pode ser informação útil para outros casos semelhantes.
    De facto não fazia ideia que seria tão económico, e assumi que seria algo muito caro. Obrigado!
    • hangas
    • 30 setembro 2023 editado

     # 20

    Colocado por: wrobelekCaros senhores, agradeço, mas como já mencionei, fiz isso há mais de dois anos, mais de uma dezena de vezes, por carta, email, e em assembleias, sem qualquer resultado


    Mas chegou a cortar o fornecimento? É que repare, há uma grande diferença entre rogar por carta e nas assembleia que se resolva o assunto e uma carta a informar que dá 30 dias para serem apresentadas soluções, caso contrario corta, e corta mesmo!
    Porque como disse, enquanto for so pedir isso nunca vai ser resolvido.


    Num julgado de paz a unica coisa que eventualmente poderá ser decidida é ressarcimento dos consumos. Nunca a resolução efectiva de tornar esses consumos independentes da sua casa.

    Colocado por: wrobelekSegundo o eletricista, a eletricidade andou a "saltar" de apartamento em apartamento durante décadas.


    A aposto que andou a saltar, porque possivelmente os novos proprietarios dos apartamento onde a luz estava ligada foram cortando e alguem teve que se chegar a frente, e a coisa foi andando empurrada assim.


    Como já viu, so tem duas soluções, corta e ou passa para outro, ou desta vez pagam um ponto de consumo novo e resolve-se de vez. Ou então aceita ficar com a responsabilidade de servir as partes comum mediante uma compensação.
 
0.0308 seg. NEW