Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Estou a pensar renovar o telhado (sótão) da minha casa que se encontra neste estado. É verdade que não chove lá dentro mas a telha em questão (telha sol) alem de estar já estar preta e com musgo já está a começar a cascar.

    Outra razão de de o querer substituir era para a casa ganhar mais conforto térmico, ter a casa mais quente de inverno e passar menos calor de verão e também evitar entrar sujidade para o sótão vinda da chaminé da lareira por entre as telhas.

    Fotos:
    estado da telha

    sotão

    ripado


    A melhor solução penso que seria painel sandwich, tinha conforto térmico, não passaria sujidade para o sotão só que vai ficar fora de questão pois estamos a falar de 100 m2 e ao preço que está o m2 será uma solução para esquecer pois não tenho orçamento para tal.


    Em alternativa estava a pensar:


    Trocar a telha por uma que seja seja térmica. Mas sempre que pesquiso por tal apenas me aparece a telha sawdwich, Telha térmica individual existe? E fica para que valores?


    Outra solução seria mandar limpar o telhado e mandar pintar com tinta térmica ou produto semelhante que me faça durar as telhas mais uns anos.. Alguém com feedback deste procedimento?

    Sugestões serão bem vindas, obrigado.
  2.  # 2

    limpe o telhado, se quiser, hidrofugue. substitua/ repare alguma telha partida.

    O isolamento térmico, deve ser aplicado no pavimento desse sotão. Como se percebe que o usa para arrumos, aplique 80mm de espessura minima de XPS.

    Para evitar o po. pode simplesmente forrar por baixo com uma tela sub-telha, transpirante. tipo Tyvek.
    Boa sorte.


    ESQUEça as sandwishes e outras ideias.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  3.  # 3

    Obrigado pelo feddback.

    Já agora, como foi peremptório na resposta, já fez esse procedimento? Consegue facultar valores para a intervenção?

    Outra duvida tela sub telha pode ser aplicado por dentro sem ter que levantar as telhas todas?
  4.  # 4

    Colocado por: IvoSilva83á agora, como foi peremptório na resposta, já fez esse procedimento?

    Eu não executo. Eu mando executar, consoante os casos em concreto.
    A receita não é igual para todos.

    Orçamentos tem de os pedir a quem queira executar a obra.

    Não precisa remover a telha. mete sob as vigotas. terá de arranjar forma de ficar a tela e garantir sobreposição de 20cm, pode aplicar uns barrotes/ fasquias em madeira tratada. devem ser fixos ás vigotas com braçadeiras de nylon. A Tela pode agrafar aos barrotes de madeira.
  5.  # 5

    Colocado por: IvoSilva83A melhor solução penso que seria painel sandwich
    não não é. nao ganha conforto térmico porque para nao ter problemas de condensações vai ter de ventilar o espaço..

    faça como indicado pelo Pedro Barradas que é a solução mais adequada para ter conforto térmico dentro de casa.
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradas

    Não precisa remover a telha. mete sob as vigotas. terá de arranjar forma de ficar a tela e garantir sobreposição de 20cm, pode aplicar uns barrotes/ fasquias em madeira tratada. devem ser fixos ás vigotas com braçadeiras de nylon. A Tela pode agrafar aos barrotes de madeira.


    A tela imperviável poderá ser colocada entre caibro e ripa nova? Adicionalmente colocar algumas telhas de ventilação.
    Poderia se evitar a ripa e contra-ripa? Porque o valor de material usado já seria menor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IvoSilva83
 
0.0130 seg. NEW