Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho um poço dentro de uma arrecadação/garagem com água, feito em tijolo. O mesmo está com uma placa por cima e a respetiva tampa.
    A minha questão prende-se com a segurança de andar constantemente em cima do poço já que é local de passagem.
    Não querendo correr riscos desnecessários, existe o risco do poço abater ou mesmo da placa? Ou estou a pensar demasiado? Seria mesmo recomendado não andar por cima do poço?
    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    Colocado por: ruijsousaexiste o risco do poço abater ou mesmo da placa?

    Existe.

    Colocado por: ruijsousaOu estou a pensar demasiado?

    Pode nunca acontecer, o problema será só no dia em que acontecer

    Essa placa está só apoiada nas paredes do poço que são em tijolo certo?
    Existe uma parte desses tijolos que não estão submersos na água, esta será em principio a zona mais problemática pois com os anos há possibilidade de estes tijolos começarem a degradar-se pondo em causa a estabilidade da laje.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruijsousa
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilvaPode nunca acontecer, o problema será só no dia em que acontecer

    Exato... é esse o meu receio da tal "probabilidade"


    Colocado por: zedasilvaEssa placa está só apoiada nas paredes do poço que são em tijolo certo?

    Penso que sim, mas sem certeza


    Colocado por: zedasilvahá possibilidade de estes tijolos começarem a degradar-se pondo em causa a estabilidade da laje.

    Existe alguma forma de reforçar a estrutura?

    Basicamente está neste estado por cima:
    poço
  4.  # 4

    Abra essa tampa e inspecione o estado das paredes do poço. Com especial cuidado aquelas que ficam acima do nível de água.
    As que estão sempre dentro de água em principio aguentam-se melhor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruijsousa
  5.  # 5

    na minha opinião esse poço uma vez que iria estar dentro de uma zona utilizável, devia ter levado umas manilhas e então sim ter laje por cima.
    as paredes desse anexo e as suas fundações são antigas, ou melhor, as suas fundações tiveram algum reforço, pois de certeza que o poço nasceu primeiro.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruijsousa
  6.  # 6

    Na minha casa em construção tenho uma situação semelhante.
    Poço teve que calhar dentro da garagem (ao centro).

    O terreno não é mole e está muito bem compactado (no firme... só de martelo pneumático se consegue "partir" terra). Optamos por não manilhar.

    O poço levou tubo de ventilação, uma manilha por cima e, depois, uma estrutura reforçada com viga a toda a volta e laje.

    Ficou com uma antecamera. Ou seja, depois da tampa principal... vai existir uma segunda tampa de acesso ao poço.
 
0.0128 seg. NEW