Iniciar sessão ou registar-se
    • Leokem
    • 30 setembro 2023 editado

# 1

Boa tarde!

Atualmente, vivo numa casa de 165m2, com 102 elementos de radiadores. Pelos meus cálculos, cerca de 9 kWh seriam suficientes para o Aquecimento Central, mas não tenho a certeza quanto ao aquecimento da água - não estão relacionados, certo? Visto que a Bomba de Calor só pode fazer um de cada vez.

Me recomendaram uma Bomba de Calor para Aquecimento Central e AQS de 12 kWh, informando que seria suficiente para a minha casa. Recebi alguns outros orçamentos com bombas de 16kWh, então agora estou com dúvidas.

Além disso, o instalador recomendou um depósito de água com duas serpentinas - isso é necessário? É para o caso de eu querer adicionar um painel solar, para que a Bomba de Calor não tenha um consumo elevado no verão - mas penso que o consumo de uma bomba desta potência se regula em tempos mais quentes (e já estou a planear instalar painéis fotovoltaicos, por isso não acho que valha a pena).

Agradeço!
  1.  # 2

Que fatores usou para chegar a essa potência?
  2.  # 3

Colocado por: jorgealvesQue fatores usou para chegar a essa potência?

Calculei os elementos x necessidade térmica (102 x 0.084 = 8.568 kWh). Usei como base algumas fórmulas aqui no forum!
  3.  # 4

portanto em teoria será a potencia útil?
    qual o delta T?

tem que calcular a potencia especifica da solução em função da localização, serviço pretendido e opcionais, tendo o cuidado de não ultrapassar a capacidade calorifica do fluido.

0.0091 seg. NEW