Iniciar sessão ou registar-se
    • Jocai
    • 30 setembro 2023 editado

# 1

Boa tarde a todos.
    Vivo no quarto e último andar onde a pressão da água nunca foi muita, mas dava para tudo (falta de queda da água, possivelmente).
    O problema é que agora comprei uma nova cabeça de chuveiro e de alguma forma, devido às características da mesma (oferece um banho "tipo chuva"), o esquentador consegue aquecer a água, mas 1 minuto depois desliga para voltar a ligar outra vez e assim sucessivamente (aparece o símbolo de "aumentar o caudal da água" no esquentador).
    Com isto, nos banhos tenho ciclos de 2 minutos de água quente seguidos de 1 minuto de água fria.

Tenho um esquentador Junkers ventilado de 14 L (Gás natural) e uma torneira termoestática no duche.

Será que poderei comprar uma bomba de pressão para instalar na entrada de água do esquentador? Que soluções poderei ter neste caso (além de procurar outra cabeça de chuveiro sempre sem a certeza que funcione)?

Obrigado
    • size
    • 30 setembro 2023

# 2

Se antes a pressão da rede era suficiente, é de supor que anomalia deriva da alteração que fez.
    Ao atrofiar a saída da água com a nova cabeça do chuveiro provoca um caudal insuficiente para que o esquentador funcione normalmente.

Experimente retirar o crivo para testar se o problema se mantém.
  1.  # 3

Deixa tentar adivinhar, comprou um chuveiro da moda com as bolinhas?
  2.  # 4

Colocado por: nielskyDeixa tentar adivinhar, comprou um chuveiro da moda com as bolinhas?

E que poupa água.
  3.  # 5

Colocado por: Varejote
    E que poupa água.

Não, nada disso. Um chuveiro perfeitamente normal, mas um pouco mais largo. Nada de excentricidades.
  4.  # 6

Chuveiro
  5.  # 7

Colocado por: JocaiChuveiro

Alguns desses têm um redutor lá dentro para poupar água.
  6.  # 8

Colocado por: Jocai

Não, nada disso. Um chuveiro perfeitamente normal, mas um pouco mais largo. Nada de excentricidades.

Experimenta utilizar o anterior, caso ainda nao o tenha deitao fora.
    Se o problema se mantiver, pode ser sujidade no filtro de entrada de água no esquentador.
    Outra hipotese é estar na hora de ser efetuado uma limpeza ao esquentador.
  7.  # 9

Esse é um problema típico, nada tem a ver com o seu esquentador (principalmente se se verificou apenas depois de trocar de chuveiro).
    Por vezes nem dá para fazer qualquer alteração (como retirar algum redutor de caudal como referiu, e bem, o Varejote), e resta trocar por outro modelo.
    • Jocai
    • 1 outubro 2023 editado

# 10

Colocado por: RuikodeEsse é um problema típico, nada tem a ver com o seu esquentador (principalmente se se verificou apenas depois de trocar de chuveiro).
    Por vezes nem dá para fazer qualquer alteração (como retirar algum redutor de caudal como referiu, e bem, o Varejote), e resta trocar por outro modelo.

Realmente não seria do esquentador visto que tenho um segundo chuveiro ainda com "o chuveiro de raiz" quando comprei a casa nova e tudo funciona bem (até está ligeiramente mais longe que a WC com o problema).

O chuveiro tem uma malha que já retirei mas o problema continua. Depois da malha tem um peça laranja que parece-me que seja realmente para controlo de caudal. Tenho receio de ao tentar tirá-la posso partir a cabeça, mas lá terá de ser.
    É complicado ir ao mercado escolher um chuveiro às cegas, não tendo qualquer informação do outro que funciona...
    Obrigado pelas dicas.
    • SrR
    • 1 outubro 2023

# 11

Que temperatura tem a pedir no esquentador?
  8.  # 12

Colocado por: SrRQue temperatura tem a pedir no esquentador?

38, assim como na torneira termoestática.
    Mas já experimentei com várias combinações...

Hoje pela tarde vou tentar "operar" a cabeça do chuveiro, algo me diz que pode ser mesmo dessa peça para "poupar água"...
  9.  # 13

Coloque uma Scala 2 na instalação a entrada de casa
  10.  # 14

Não percebi nada disso , aumento de pressão de quê ? No esquentador e falasse em obstrução do chuveiro ? Quanto mais obstruído mais pressão 🤔 ... o modelo de esquentador em questão tem regulações ? Tem torneira de passagem para regular o fluxo de água e pressão ? Se trabalha bem em 1 minuto porque carga de água não trabalha bem depois ???
  11.  # 15

Colocado por: rafaelisidoroNão percebi nada disso , aumento de pressão de quê ? No esquentador e falasse em obstrução do chuveiro ? Quanto mais obstruído mais pressão 🤔 ... o modelo de esquentador em questão tem regulações ? Tem torneira de passagem para regular o fluxo de água e pressão ? Se trabalha bem em 1 minuto porque carga de água não trabalha bem depois ???

Ora bem, o meu objectivo inicial seria de aumentar a pressão no esquentador de alguma forma (estou no ultimo andar e a pressão nunca foi excelente, mas dava perfeitamente para tudo). O que desbloqueou esse meu pensamento foi o novo chuveiro que tem algum mecanismo de "poupança de água" e fazia com que o esquentador desligasse por descompensação de pressão entre a águia fria e quente - assumo eu que seria por isso.

De qualquer forma, abri o chuveiro novo, sabotei esse mecanismo do chuveiro e agora já funciona tudo perfeitamente, por isso tudo OK por agora.

De futuro, poderei pensar em algum mecanismo de aumento de pressão da água aqui no meu andar porque como disse a pressão geral que tenho é suficiente mas não é a ideal.

0.0168 seg. NEW