Iniciar sessão ou registar-se
    • cdb
    • 3 outubro 2023

# 1

Bom dia,

Estou a pensar iniciar a construção de uma casa e para isso vou utilizar um terreno dos meus pais. Esse terreno obriga à construção de uma cave já que fica abaixo da estrada. O meu primeiro pensamento foi construir a cave para servir de garagem/arrumos/wc e a parte de cima a parte social e privativa (que admito que preferia que ficasse à parte). Mas deram-me a ideia de fazer o inverso: garagem e quartos no andar de cima e a parte social no andar de baixo já que este tem acesso direto ao jardim. Depois de uns dias a marinar, a ideia ganhou algum sentido mas gostava de ver algumas plantas para perceber se esteticamente ficaria bem. Alguém já viu/tem que possa dar opinião? E aproveito para perguntar se existe alguma desvantagem nesta ideia.
    Obrigada
  1.  # 2

é uma ideia muitas vezes desconsiderada mas que em terrenos inclinados ou com necessidade de aproveitar melhor a orografia do terreno faz todo o sentido.

"desvantagem" é a equipa técnica prever drenagem e isolamentos com pés e cabeça que quando essas zonas são caves são muitas vezes menosprezadas.
  2.  # 3

cdb

só vendo o terreno em todas as suas incidências, existem vários projetos com essa solução assim como o contrário ( quartos em baixo)
  3.  # 4

mesmo sendo a cave só para estacionamento e alguma atividade, geralmente pressupoe a instalação de uma bomba de drenagem, portanto o terreno com declive acentuado só por si já implica outras demarches em relação a um terreno plano. Mas nada do outro mundo, pois tambem costuma dar casas muito interessantes quando se tira partido das vistas e exposição solar.

0.0095 seg. NEW