Colocado por: DR1982E para aquecimento, desliga se a tal serpentina?depende do sistema, se a temperatura que vem do furo for superior à temperatura do ar exterior a bomba de calor pode aproveitar esse calor mas isso ja estamos a falar de bombas geotermicas.
Colocado por: SrRInfelizmente hoje em dia o dinheiro anda caro uma das minhas ideias para um futuro barraco meu é aproveitar agua da mina para fazer arrefecimento passivo, e numa outra ideia seria tambem fazer aquecimento com a mesma agua mas isso ja sao outros projectos.numa casa com poucas necessidades energéticas (que deve a meu ver ser a base) será que compensa le investimento?
Colocado por: SrRDepende do que se esteja a falar, se for por exemplo o investimento entre uma bomba de calor ar/agua e uma bomba de calor geotermica na minha opinião nao se justifica o investimento, nao temos amplitudes termicas k o justifiquem.estava a falar de manter uma BC ar/agua e colocar a tal serpentina num furo de agua
Colocado por: DR1982estava a falar de manter uma BC ar/agua e colocar a tal serpentina num furo de aguan vale a pena.
Colocado por: SirruperUma serpentina num furo de agua é nova.em furos, em lagos, enterrados em poços etc
Colocado por: SrRem furos, em lagos, enterrados em poços etcpodes sempre fazer recuperação de calor de uma estufa de fermentação,
Colocado por: jorgealvespodes sempre fazer recuperação de calor de uma estufa de fermentação,também, ou aproveitar o gas da fermentação.
Colocado por: SrRo gas da fermentação.só depois de fazeres a formação dos gases naturais organicos
Colocado por: jorgealvessó depois de fazeres a formação dos gases naturais organicosé simples, bota restos organicos junta calor qb e ta pronto.