Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    Peço desculpa de por esta questão aqui, andei á procura aqui no fórum mas não encontrei, é o seguinte por questões de logística necessito de guardar 150/200Kg de azeitona para moer para azeite durante 5/6 semanas é bastante tempo e a azeitona pode se estragar, eu tenho ipotese de as guardar numa câmara de frio. Gostava da vossa opinião. Obrigado
  2.  # 2

    Meta a na agua e troque todos os 2 dias
  3.  # 3

    Colocado por: arlindopolicarponecessito de guardar 150/200Kg de azeitona para moer para azeite durante 5/6 semanas é bastante tempo e a azeitona pode se estragar


    Tem que a salgar com sal grosso.

    O que fazemos é usar por exemplo aqueles tanques de cimento das adegas, onde fica o vinho a fermentar, e usa-lo para fazer camas de azeitona intercaladas com uns punhados de sal grosso. Não precisa de muito sal, mas é complicado explicar por texto, convinha que visse alguém a fazer.

    O sal vai desidratar a azeitona fazendo com que seque, guardado o óleo sem alterações. Depois no lagar é lavada e tira o sal. Existe um ligeiro sabor diferente face à azeitona não salgada, mas você se não tiver o paladar treinado nem nota a diferença.

    Colocado por: marcocarMeta a na agua e troque todos os 2 dias


    Acaba por fazer pior.
  4.  # 4

    Entao porqué?
    Os meus pais fazem azeite e sempre fizeram assim?
    Qual o problema de por na agua? 🤔
  5.  # 5

    Também conheço quem faça com agua nos caldeiros das vindimas.
    Mas basta haver um problema e a agua serve de transporte para contaminar toda a azeitona e mandar o lote/caldeiro para o lixo.

    Eu faço com sal a colheita das primeiras semanas, se for uma temporada que sei que vai demorar varias semanas. Por exemplo o novembro completo.

    Depois a mais nova, já fica guardada em sacos bem estanques com o mínimo de ar possivel.

    Quer num caso quer noutro, mesmo quando se estraga um bocado, da para remover a parte contaminada sem comprometer o lote.

    Se calhar para o norte, o método da água até funciona bem, mas na região centro, com dias em novembro a atingir os 20 e tal graus muitas vezes, não é um método que arriscasse.
  6.  # 6

    Os meus pais é na zona de viseu, entre viseu e sao pedro do sul.
    Sempre fizeram assim e nunca tiveram problemas. Trocam é a agua de 2 em 2 dias,mas tem estado as vezes mais de um mes a espera de lugar no lagar e nunca tivemos problemas.
    Desconhecia essa do sal.
  7.  # 7

    Colocado por: NostradamusTambém conheço quem faça com agua nos caldeiros das vindimas.
    Mas basta haver um problema e a agua serve de transporte para contaminar toda a azeitona e mandar o lote/caldeiro para o lixo.

    Eu faço com sal a colheita das primeiras semanas, se for uma temporada que sei que vai demorar varias semanas. Por exemplo o novembro completo.

    Depois a mais nova, já fica guardada em sacos bem estanques com o mínimo de ar possivel.

    Quer num caso quer noutro, mesmo quando se estraga um bocado, da para remover a parte contaminada sem comprometer o lote.

    Se calhar para o norte, o método da água até funciona bem, mas na região centro, com dias em novembro a atingir os 20 e tal graus muitas vezes, não é um método que arriscasse.


    Tambem aqui, centro, usamos o sal.

    nao ha azeite melhor :)
  8.  # 8

    Sal e água nunca tinha ouvido falar. Se se avizinha umas semanas antes de vaga em lagar, é guardar as azeitonas nas sacas mas deixar estas abertas para respirar.
    Máximo foi um mês...
    Zona de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo.
    • RCF
    • 5 outubro 2023

     # 9

    Colocado por: DacepaSal e água nunca tinha ouvido falar

    Não conhece a expressão "mudar a água às azeitonas"?

    É uma expressão antiga e que, por ser tão usada e conhecida, se tornou "viral", como hoje se diz... a sua origem é, exatamante essa. As azeitonas são colocadas em água e esta é mudada periodicamente
  9.  # 10

    Falei nessa do sal, e pelos vistos naquela zona de viseu é tudo na agua, costumam por nonlagar do vinho e encher de agua.
    Mas a minha mae que é transmontana, la era no sal tambem!
  10.  # 11

    Colocado por: RCFNão conhece a expressão "mudar a água às azeitonas"?


    A expressão claro que sim.
    Nunca a associei a método de preservação. Não sei porque sempre associei a curtir azeitonas para consumo.
    Ainda bem que cá andamos, ir aprendendo ...
 
0.0149 seg. NEW