Viva! Espero que alguém me possa encaminhar no caminho correcto.
Tenho um esquentador Vaillant AtmoMAG ventilado a gás natural, modelo de 2019. Foi adquirido quando me movi para a casa onde estou actualmente e nunca deu qualquer tipo de problemas. Na passada quinta-feira, ia tomar um banho de tarde e a água variava entre fria e morna. Com a água ligada fui ao esquentador e ele estava sempre a ligar e desligar. Por vezes mantinha-se ligado uns 2 segundos, depois uns 10 segundos, mas nunca muito tempo. Desde então tenho feito algumas verificações, filtro de entrada de água limpo, saída de fumos livre e a puxar normalmente, nada de muito anormal que me salte à vista. Agora a parte mais estranha. Possuo duas casas de banho, isto só tende a acontecer na casa de banho mais longe da cozinha onde está o esquentador, tanto na banheira como no lavatório. No outro WC que é mesmo ao lado do outro e na cozinha muito raramente acontece. Não noto alteração na pressão de água face ao que estava. Isto não acontece sempre, tende a acontecer mais ou à tarde ou à noite. De manhã eu e a maria temos tomado banhos sem stress. (pode ser coincidência, não sei) Embora o esquentador segundo o manual tenha erros para tudo e mais alguma coisa, nunca apresenta nenhum.
Alguém tem alguma ideia?
Tenho receio de pedir a algum técnico que venha cá a casa ver o que se passa e não dar com o problema, é mesmo inconsistente.
É de extração natural (não ventilado)? Se sim, houve alterações na conduta de extração? Se sim, pode estar aí o problema. Se realmente só acontece na casa de banho mais longínqua em relação ao esquentador, poderá mesmo ser perda de carga nas tubagens, levando a caudal mínimo de água abaixo do limite mínimo do esquentador. Poderá ainda ser colmatação do queimador ou das lamelas de aquecimento. Poderá verificar a superfície de queima do esquentador quando desligado e verificar se tem cotão e as lamelas olhando por dentro da chaminé para dentro. Em dúvida meta na sucata e compre português que é melhor :)