Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivo num apartamento onde as paredes debaixo das janelas são mais finas do que as restantes em contacto com o exterior. Isto em combinação com a humidade e temperatura no inverno traduz-se em fungos e bolores na mesma. Qual a razão para, em certas construções se ter decidido por esta solução? Já pensei em isolar apenas esse segmento da parede, mas tenho receio que depois se forme bolor nos contornos do isolamento - aplicar na totalidade da parede em contacto com o exterior é impraticável agora. Têm alguma sugestão?
  2.  # 2

    A razão pouco importa, era assim que executavam os "nembos" das janelas, é o termo.
    Mas respondendo, advém dos métodos construtivos em parede resistente, no qual as paredes, regra geral tinham espessuras consideráveis >50cm ( alvenarias de pedra, taipa, etc..), e as zonas dos vãos, deixadas em aberto, eram executadas/ encerrados com outro tipo de solução. nomeadamente adobes, tijolo maciço, perfurado.

    Em construções já em estrutura de betão armado e alvenaria de parede dupla, até aos anos 1990's, em determinados casos ainda se vê isso.
    Palermices, desconhecimento.
    Preocupações com a térmica e condensações não havia. A parede ficava mais fina, aumentava a area util do compartimento, a pedra de peito mais fina...
    Por outro lado, mais recortes e acabamentos nessa zona, do que uma solução a direito.
    Espero ter esclarecido.

    Actualmente, face a maior estanquidades dos caixilhos e a generalização de sistemas de climatização, é corrente corrigir essa ponte térmica, optando pela forra interior com gesso cartonado e isolamento térmico, por forma a uniformizar termicamente a envolvente exterior

    Espero ter esclarecido.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII, John Doe
  3.  # 3

    Pedro Barradas

    Este apartamento foi construído nos finais dos anos 80, portanto encaixa no que referiu.

    Nesta altura do ano, os nembos apresentam um diferencial em torno de 3ºC em relação às paredes duplas. Essa solução que deu vai ao encontro do que já tinha lido por aqui. Como pensei aplicar o isolamento apenas à parede inferior da janela, entre o pavimento e o peitoril em mármore, ainda terei que investigar como é que irei fazer o remate junto ao caixilho, cobrindo o peitoril.

    Agradeço a partilha.
  4.  # 4

    se puder cortar a pedra do peitoril é uma coisa senão tem de cobrir/ isolar pois é uma ponte termica significativa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: John Doe
  5.  # 5

    marco1

    Neste caso em concreto, o peitoril externo não é contíguo ao interno, embora tenha a janela de alumínio a fazer a ligação entre os dois e lá acaba por fazer de ponte térmica.
  6.  # 6

    Colocado por: marco1se puder cortar a pedra do peitoril é uma coisa senão tem de cobrir/ isolar pois é uma ponte termica significativa.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:John Doe


    E as ombreiras?

    Se onde ficam os caixilhos tiver pouca folga para o fim da pedra tipo 6cm, faz o corte e fica sujeito a ficar com a pedra nas mãos.
  7.  # 7

    Varejote
    numa otica de pretender apenas isolar a parede fininha por baixo da janela, o caso das ombreiras não se poe pois já são parede grossa em que o caixilho supostamente já faz alguma ruptura termica. O caso de uma pedra fora a dentro é diferente. É claro que bem feito e completo seria isolar por dentro tudo mas não sabemos o que se passa na realidade com essas paredes grossas.
  8.  # 8

    Em conversa com pessoal que trabalha em remodelações, disseram-me que já viram pedreiros a duplicar a parede do nembo com tijolos antes de aplicarem o isolamento. Faz sentido este procedimento, ou é desnecessário? Pergunto isto na situação em que o isolamento é aplicado na totalidade da parede e não como eventualmente farei numa primeira fase.
  9.  # 9

    Mas essas paredes "finas" na zona das janelas, pelo que já vi, não são assim tão finas, do que tenho visto têm uns 30cm de espessura.
  10.  # 10

    Esta parece ser feita com tijolo de 11cm mais os acabamentos que dão uns pozinhos. A dupla, tem uns 20cm (presumo que 2 tipos de tijolo em medida com caixa de ar no meio).
  11.  # 11

    Colocado por: John DoeA dupla, tem uns 20cm (presumo que 2 tipos de tijolo em medida com caixa de ar no meio).

    Não é dupla... Tem a certeza que a parede mais espessa só tem 20cm de espessura?
  12.  # 12

    Pedro Barradas

    Fez bem em questionar porque medindo novamente deu por volta de 26cm.
  13.  # 13

    Colocado por: John DoeFez bem em questionar porque medindo novamente deu por volta de 26cm.

    Era frequente nos finais dos anos 80, alvenaria simples de tijolo 22 + 2+ 2 reboco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: John Doe
 
0.0190 seg. NEW