Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estamos a pensar instalar uma base de duche que seja acessível para uma pessoa com mobilidade reduzida, mas surgiram dois problemas que não sabemos como contornar:
    1 - Idealmente não existiria qualquer diferença em altura entre a base de duche e o resto do WC, mas todas as pessoas com que falámos indicam que tal não é possível por se tratar de um apartamento, sendo que a altura da laje (?) não deverá permitir instalar o ralo à profundidade necessária. É mesmo assim?
    2 - Uma outra situação prende-se com o evitar que a água venha para fora quando se toma banho. Qual é a largura mínima que o vidro deverá ter para se evitar que tal aconteça? Será exequível utilizar uma cortina ao invés de uma porta de vidro?

Obrigado pelos vossos contributos
  2.  # 2

a base pode ficar com uma altura de 2 cm em relação ao pavimento, terá que ver sistemas de bases extra planas que tem um sistema de drenagem reduzido e mesmo em apartamentos costuma dar. Em relação á divisória se efetivamente é para entrar por exemplo uma cadeira de rodas ( mesmo que não seja) é melhor ter uma simples cortina.
  3.  # 3

é melhor ter uma simples cortina

Obrigado. Mas nesse caso como se evita que a água se espalhe pelo WC, ao longo do chão (isto é, vá enchendo a base de duche e vá saindo para o chão)?
  4.  # 4

a base de duche tem escoamento qb. é claro que base e cortina vai dar sempre alguns pingos para o pavimento mas nada de outro mundo uma vez que uma pessoa de mobilidade reduzida irá tomar um banho com o telefone do chuveiro e não com o chuveiro lá no alto.
    mas já vi que pretende mesmo meter divisória em vidro e o comprimento para o vidro pode 1.1 e já garante que não molha para fora.
  5.  # 5

Muito obrigado pelas dicas
  6.  # 6

Boa tarde.
    Gostava de opiniões para está minha ideia vou remodelar a casa de banho.
    Estou com dúvidas no que fazer a base de duche.
    A minha ideia passa por fechar un nixo de arrumos e perlongar para la a base de duche que ficaria com 1,40x70
    Atualmente a casa de banho tem 2x2 não é muito grande
    O nixo tem 70x70
      IMG_38192.jpeg
      IMG_38182.jpeg
    •  
      marco1
    • 31 outubro 2023 editado

# 7

Carlinhos
    não vejo problema nenhum, é uma boa solução, tem é que conseguir uma boa execução.
    precisa de bidé? se não tiver bidé poderá haver algumas nuances.
    tenha é atenção aos pormenores para que isso fique bem
    por exemplo veja o que pode fazer com a porta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlinhos23p
  7.  # 8

e se quiser complicar, ficaria bem o vidro ser um painel de correr para dentro do duche, ou seja só estaria na posição máxima durante o banho e assim a wc ficava mais "espaçosa"
  8.  # 9

Antes mais obrigado pela atenção marco.
    A porta tem de ser ali não pode mudar. A casa de banho fica ao fundo do corredor em frente.
    Vai ser remodelada está sem loucas atualmente pelo que posso fazer como quizer.
    Gostei desta ideia de ampliar para aquele espaço que tenho “morto”.
    Gostava ouvir outras ideias e opiniões principalmente da base 70cm de largura em comprimento tenho boa margem.

Obrigado pelo desenho
  9.  # 10

Carlinhos
    não percebi o que diz da porta, apenas desloquei um pouco, não dá?
    olhe meta é uma planta ai da casa para que se possa aferir melhor as possibilidades.
  10.  # 11

Planta

Sim deslocada pode ser.
    Mas não tem muita margem porque está no seguimento do corredor.
    Qual a sua opinião da base apenas com 70cm de largura
      d8809aef-776e-4b31-a3ad-4b68c6b001f9.jpeg
  11.  # 12

Carlinhos
    não sei onde foi medir 70cm, olhando para a planta esse arrumo parece ter até para cima de 80cm
    é claro que 70 cm não é o ideal mas a ter que ser tambem não é nenhum drama.
  12.  # 13

Fui eu que desenhei aí
    70 por 70 interiores isso deve ter sido deixado pelo empreiteiro não consta na planta já comprei a casa assim

Original
      14d909b1-6edb-4257-a15d-f8e9346d4810.jpeg
  13.  # 14

Carlinhos

o que eu suspeito é que tendo esse canto apenas 70x 70 interiores é que o construtor tambem tenha feito ai uma courette para os ramais de descarga e ventilação, por isso tenha cuidado ao deitar abaixo essas paredes.
    repare que olhando para a planta por um lado não vê desenhado nenhuma courette e por outro o recanto tem mais largura do que a banheira que nestas construções costumavam meter uma de 70, portanto algo se passara mais ali.
  14.  # 15

Está aberto.
    Tem uma Porta como desenhei no primeiro rascunho.
    Basicamente é uma mini despensa
  15.  # 16

Carlinhos
    não é isso que estou a falar, não percebeu
    quase de certeza que no fundo desse arrumo de 70 cm tem "escondido uma courette por onde anda a conduta de descarga assim como a conduta de ventilação se a houver.
    repare que na planta pelo lado do quarto esse recanto tem mais do que 70 cm de profundidade.
  16.  # 17

Entendi o que quis dizer.
    Mas olhando ao piso de cima sótão e piso de baixo garagem não tem la nada.

Isto são plantas dos anos 80 não deviam ser cumpridas a risca.
    São paredes com tijolo de 10.

Mas chegando a casa vou me certificar.
    •  
      marco1
    • 1 novembro 2023 editado

# 18

isso, faça isso, tente perceber onde andará o tubo de esgoto da sanita por exemplo
    se tem sifões no pavimento e tentar perceber em que direção segue o tubo de escoamento.
    já agora tente ver pelo lado do quarto quanto mede o ressalto
    Concordam com este comentário: obraQuim
  17.  # 19

Só sexta que vou estar em na casa.
    As tubagem de esgoto andam na parede exterior parede dupla de 10x4x10 tem caixa de ar vazia.

O corredor tem cerca de 1.2 mais esses 70 mais 10cm da parede da os 2m da casa de banho.
    Mas só vendo.
    Sexta/sábado já foi novidades
  18.  # 20

Já agora com que programa consigo fazer um desenho desses?
    Alguma versão gratuita ou é tudo pago?

0.0182 seg. NEW