Colocado por: Francisco73Boa tarde,
Um arquitecto de quem não tenho referências além de que se “mexe bem” na Câmara Municipal, pediu-me 240 euros para se reunir com um técnico da Câmara para se informar sobre algumas perguntas que lhe fiz sobre a área da construção de uma casa, possibilidade de prescindir da garagem para ter mais um quarto, construção de uma cave habitável, etc. Não se trata de um PIP mas de uma consulta informal.
Consultei o site da Ordem dos Arquitectos que indica que “Não existe uma tabela geral de honorários de arquitectos.”
Gostaria de saber se os 240 euros podem ser considerados como um valor adequado para o serviço em causa.
Muito obrigado.
Francisco
Colocado por: Pedro BarradasTenho colegas que não se mexem por menos de 200€...
Pois depende, assim à partida não me choca o valor... para aferir teria de comparar com outras propostas para o mesmo fim.
É como os advogados, há uns que levam 70€/hora, outros 500€/hora...
Eu levo a 60€/hora, mas já tive um cliente que me pagou 100€/hora porque achou barato. Isto para consulta on-line.
Depois somam as despesas com deslocações.
Tento sempre ser o mais transparente possível com os custos associados à prestação de serviço.
Colocado por: Francisco73algumas perguntas que lhe fiz sobre a área da construção de uma casa, possibilidade de prescindir da garagem para ter mais um quarto, construção de uma cave habitável, etc.
Colocado por: Pickaxe
Eu acho caro, e acho que se o arquiteto se "mexe bem" na câmara, ou seja não se trata de um estagiário, tinha obrigação de responder às questões que colocou sem necessidade de se deslocar à câmara.
Colocado por: André CordeiroConhecimento (consultoria) paga-se.
Colocado por: Pickaxe
Obvio, mas convém pagar a alguém que perceba do assunto, se tem que ir à Câmara para obter as resposta tudo o que pagar é caro, vale mais procurar outro que saiba dar as respostas.
Colocado por: ECCandyIsso era se cada câmara não tivesse os seus regulamentos internos que não são públicos e se a nossa legislação fosse bem definida e sem possibilidade de várias interpretações…
Colocado por: marco1nos meus projetos em fase de estudo previo gosto de ir á camara "mostrar" informalmente já algo do projeto e com o cliente.