Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Um arquitecto de quem não tenho referências além de que se “mexe bem” na Câmara Municipal, pediu-me 240 euros para se reunir com um técnico da Câmara para se informar sobre algumas perguntas que lhe fiz sobre a área da construção de uma casa, possibilidade de prescindir da garagem para ter mais um quarto, construção de uma cave habitável, etc. Não se trata de um PIP mas de uma consulta informal.
    Consultei o site da Ordem dos Arquitectos que indica que “Não existe uma tabela geral de honorários de arquitectos.”
    Gostaria de saber se os 240 euros podem ser considerados como um valor adequado para o serviço em causa.
    Muito obrigado.
    Francisco
  2.  # 2

Cada um cobra o que quer.
    Mercado Livre a funcionar.
    Concordam com este comentário: TFGM
  3.  # 3

Muito obrigado. No entanto a minha pergunta nao tem a ver com a natureza do mercado ou com a liberdade que cada um tem de cobrar o que quer.

Perguntava se os 240 euros sao adequados, i.e., se estao dentro da norma, ou daquilo que e' usual pagar-se por este tipo de servico.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  4.  # 4

Talvez consultando outros arquitetos, possa ter uma melhor noção da média de preços praticados.
    Concordam com este comentário: marco1, Pedro Barradas, TFGM
  5.  # 5

é a melhor forma para aferir isso
  6.  # 6

Obrigado Ruikode. Infelizmente nao conheco outros arquitectos.
    Tenho a esperanca que alguns dos participantes no Forum - arquitectos ou quem tenha usado este tipo de servicos - me possam esclarecer sobre a correccao do valor.
  7.  # 7

Francisco
    olhe á partida segundo o seu relato parece algo simples e o preço parece exagerado, no entanto não sabemos que tipo de caso é na realidade, qual a preparação de documentação e analise, etc... que eventualmente possa ser preciso assim como as deslocações.
    Como já lhe disseram não existe tabela nenhuma nem nenhum caso é igual a outro dai que o que tem mesmo a fazer é pedir cotação a outro profissional, basta pesquisar no google por arquitetos na sua zona ou gabinetes de projetos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, André Cordeiro, jorgemlflorencio
  8.  # 8

Colocado por: Francisco73Boa tarde,
    Um arquitecto de quem não tenho referências além de que se “mexe bem” na Câmara Municipal, pediu-me 240 euros para se reunir com um técnico da Câmara para se informar sobre algumas perguntas que lhe fiz sobre a área da construção de uma casa, possibilidade de prescindir da garagem para ter mais um quarto, construção de uma cave habitável, etc. Não se trata de um PIP mas de uma consulta informal.
    Consultei o site da Ordem dos Arquitectos que indica que “Não existe uma tabela geral de honorários de arquitectos.”
    Gostaria de saber se os 240 euros podem ser considerados como um valor adequado para o serviço em causa.
    Muito obrigado.
    Francisco

Já se sabe que cada um cobra o que quer no entanto é preciso avaliar distância da deslocação tempo que vai perder.
    Mas não me parece nada descabido.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

Tenho colegas que não se mexem por menos de 200€...
    Pois depende, assim à partida não me choca o valor... para aferir teria de comparar com outras propostas para o mesmo fim.

É como os advogados, há uns que levam 70€/hora, outros 500€/hora...

Eu levo a 60€/hora, mas já tive um cliente que me pagou 100€/hora porque achou barato. Isto para consulta on-line.
    Depois somam as despesas com deslocações.
    Tento sempre ser o mais transparente possível com os custos associados à prestação de serviço.
  10.  # 10

Colocado por: Pedro BarradasTenho colegas que não se mexem por menos de 200€...
    Pois depende, assim à partida não me choca o valor... para aferir teria de comparar com outras propostas para o mesmo fim.

É como os advogados, há uns que levam 70€/hora, outros 500€/hora...

Eu levo a 60€/hora, mas já tive um cliente que me pagou 100€/hora porque achou barato. Isto para consulta on-line.
    Depois somam as despesas com deslocações.
    Tento sempre ser o mais transparente possível com os custos associados à prestação de serviço.

Eu a pouco chamei um técnico a casa porque a caldeira estava a verter e cobrou me 40€ deslocação + 50€ uma hora de trabalho e 30€ por um vedante no total 120€ por isso não me choca nada uma pessoa formada cobrar 240€ para se deslocar perder tempo na deslocação no local para o de vai e depois ainda explicar ao cliente.
  11.  # 11

Colocado por: Francisco73algumas perguntas que lhe fiz sobre a área da construção de uma casa, possibilidade de prescindir da garagem para ter mais um quarto, construção de uma cave habitável, etc.

Eu acho caro, e acho que se o arquiteto se "mexe bem" na câmara, ou seja não se trata de um estagiário, tinha obrigação de responder às questões que colocou sem necessidade de se deslocar à câmara.
  12.  # 12

Essa treta do se mexe bem, ia logo ver outro.
    Zona é? Até pode ter arquitectos aqui da sua zona.
    Conheço um advogado que cobrar 300 euros por deslocação 😅
    • argo
    • 4 outubro 2023

# 13

Consulta informal de um mexe-se bem...
    Se calhar um pip fundamentado na regras e condicionantes do regulamentos e pdm tinha mais valor.
    •  
      marco1
    • 4 outubro 2023 editado

# 14

por outro lado ainda essas reuniões informais sem o DO a acompanhar podem não valer de nada, zero no caso de esse arquiteto não ser ele depois a instruir o processo na camara.
    Se prosseguir com isso exija ir tambem á reunião.
  13.  # 15

Colocado por: Pickaxe

Eu acho caro, e acho que se o arquiteto se "mexe bem" na câmara, ou seja não se trata de um estagiário, tinha obrigação de responder às questões que colocou sem necessidade de se deslocar à câmara.

Conhecimento (consultoria) paga-se. Se o arquitecto acha que o valor do serviço dele é de 240€, e que no fundo vai responder às questões de quem o contrata, entao certissimo. É mau quando temos um cliente a querer definir o preço do nosso serviço.
  14.  # 16

Colocado por: André CordeiroConhecimento (consultoria) paga-se.

Obvio, mas convém pagar a alguém que perceba do assunto, se tem que ir à Câmara para obter as resposta tudo o que pagar é caro, vale mais procurar outro que saiba dar as respostas.
    Concordam com este comentário: argo
  15.  # 17

Colocado por: Pickaxe
    Obvio, mas convém pagar a alguém que perceba do assunto, se tem que ir à Câmara para obter as resposta tudo o que pagar é caro, vale mais procurar outro que saiba dar as respostas.
    Concordam com este comentário:argo

Isso era se cada câmara não tivesse os seus regulamentos internos que não são públicos e se a nossa legislação fosse bem definida e sem possibilidade de várias interpretações…
    Concordam com este comentário: marco1, André Cordeiro, TFGM
  16.  # 18

nos meus projetos em fase de estudo previo gosto de ir á camara "mostrar" informalmente já algo do projeto e com o cliente. e até antes disso tambem já lá fui como cliente para uma primeira abordagem para limar certas interpretações e regulamentos da "casa" ( camara)
    Concordam com este comentário: ECCandy, TFGM
  17.  # 19

Colocado por: ECCandyIsso era se cada câmara não tivesse os seus regulamentos internos que não são públicos e se a nossa legislação fosse bem definida e sem possibilidade de várias interpretações…

Regulamentos internos não existem em lado nenhum, todos tem que ser públicos.
    Pois claro que existem várias interpretações, pelo que o arquiteto deve dar a sua interpretação e não a do colega com quem vai falar na câmara. Nas câmaras existem vários técnicos e cada um tem a sua interpretação, quer que o arquiteto dê ao cliente a interpretação do técnico com quem vai falar? e se depois o processo é analisado por outro com uma interpretação diferente?
  18.  # 20

Colocado por: marco1nos meus projetos em fase de estudo previo gosto de ir á camara "mostrar" informalmente já algo do projeto e com o cliente.

Isso por aqui não existe, não há reuniões sem um processo entregue na Câmara. E de pouco serviriam, visto que cada um interpreta os regulamentos à sua maneira, e na reunião diziam uma coisa, e depois o processo ia parar a um colega que pensava de maneira diferente e era indeferido.

Mas claro, se isso é possível, acho muito bem que o façam.

0.0194 seg. NEW