Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, recentemente instalaram me um motor de batente num portão com duas folhas, colocaram me o batente no centro, no chão. O batente está alto e no limite, o problema é que o carro ficou preso no batente e empenou... vou ter de tirar o batente e os técnicos do portão não me deram solução.
    No fecho a margem do portão com o chão é grande, quando as folhas estao abertas a margem é mínima, a rampa tem um certo declive
    Tem outro problema é que com o calor as folhas do portao expandem e embarram uma na outra ficando presas ao abrir, existe ali uma certa pressao do motor para as libertar.
    Desde ja agradeço as vossas sugestões.
    Encontro me em Gondomar.
      IMG_20231004_144616-min.jpg
      IMG_20231004_144546-min.jpg
      IMG_20231004_144540-min.jpg
  2.  # 2

    tem de contactar quem lhe fez o serviço para rectificar isso. o serralheiro.
  3.  # 3

    Quando comprei a casa, ja la estava o portão, não sei quem fez o serviço.
    O técnico do automatismo não tem solução para este problema.
    Também não consigo arranjar nenhum serralheiro. Estao todos muito ocupados. Por isso tenho de tentar fazer qualquer coisa pelo menos com o batente.
  4.  # 4

    Para esse problema teria duas soluções:
    1-Refazer o chão, corrigindo um pouco a inclinação e reduzindo a folga para as folhas fechadas (e já agora abertas também).
    2-Modificar o sistema de dobradiças, permitindo a abertura com as folhas em inclinação (basicamente ao abrir as folhas vão subindo nas extremidades para compensar a inclinação do chão interior). Dessa forma, o portão poderia ficar mais baixo quando fechado, e não necessitava de um batente tão pronunciado.
    Mas claro, qualquer uma das formas envolve trabalho e possivelmente mão de obra especializada.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    •  
      sousal
    • 8 outubro 2023 editado

     # 5

    Desloque o batente de sitio, não tem necessariamente de estar a meio.
    Pode criar um fim de curso no próprio motor, técnica usada quando não tem batente.
    _ Usando esta técnica o portão irá certamente deixar de prender.
    ...
    Pode ainda colocar umas caixas de derivação para ligar os fios dos motores aos cabos de chegada, aí os fios foram ligados entre si, isolados y colocados dentro da calha, com o tempo y entrada de agua vai certamente dar problemas de curto circuito que acabará por danificar os induzido.
    Concordam com este comentário: RubenRocha
    • size
    • 8 outubro 2023

     # 6

    Colocado por: RubenRocha
    Também não consigo arranjar nenhum serralheiro. Estao todos muito ocupados. Por isso tenho de tentar fazer qualquer coisa pelo menos com o batente.


    Talvez, a melhor solução, será recorrer ao serviço de um calceteiro, para adaptar a calçada, subindo-a até ficar com menos folga em relação ao portão fechado.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  5.  # 7

    Eu gosto da ideia de tirar o batente, mas os motores conseguem segurar as folhas sem ter ajuda do batente? Mesmo com muito vento?
  6.  # 8

    Tem de ter batente, mas mais pequeno.
  7.  # 9

    Como se trata de calçada a solução de correção da mesma é mais fácil e rápida sem ficar a notar-se o remendo, eu optaria também por resolver o problema por aí.
  8.  # 10

    Coloque o batente no extremo não no meio, tem largura para passar com a viatura sem bater no batente certo?

    Se uma folha fizer de batente da outra basta apenas de um lado, senão tem de colocar dos dois.


    Na pior da hipóteses senão quiser gastar dinheiro/chamar alguém, pode fazer duas pequenas lomba de cimento nesse espaçamento que o portão tem, para passar as rodas do carro e passar por cima do batente, imaginando que o carro raspa na frente.
    Concordam com este comentário: sousal
    • snob
    • 12 outubro 2023

     # 11

    Pode também dividir o batente em 2 alturas. Um batente (metade da altura) fica no chão e outra metade na folha do portão. Mas pela altura de chão que tem aí, desconfio que também não vai resolver.
    •  
      sousal
    • 12 outubro 2023 editado

     # 12

    Colocado por: RubenRochaEu gosto da ideia de tirar o batente, mas os motores conseguem segurar as folhas sem ter ajuda do batente? Mesmo com muito vento?

    Sim
      po.jpg
 
0.0110 seg. NEW