Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia na seguinte foto em anexo tem a seguinte descrição:
    N.piso 2
    N.de divisões 5
    Área total do terreno 1.615 m²
    Área de implantação do edifício 96 m²
    Área bruta construção 134 m²
    Área bruta dependente 44,15m²
    Área bruta privativa 89,85m²

    Onde está escrito caminho de consortes e do tracejado até à casa tem lages enormes e era uma uma eira comum para secar produtos agricola.

    Na foto podem indicar por favor o que é a área bruta dependente?
    Quando compramos a casa o vizinho colocou uma corrente no tracejado dizendo que não temos direito a passar lá com o carro para deixar à porta de casa e que não podemos colocar nada na eira que chamam a GNR. E que não podemos utilizar esse caminho para aceder ao terreno que fica do lado de baixo com o desnível de 1.20 em relação ao terreno circundante da casa.como saber se tenho ou não direito a usufruir da dita eira e do caminho para aceder à minha horta?
      IMG_20231005_085752.jpg
    • size
    • 5 outubro 2023

     # 2

    A área bruta dependente não a ver com o terreno, mas sim com alguma construção ao lado da casa, como garagem, arrecadação, etc. para que possa ser assinalada. O que existe ?

    Se a sua propriedade está inserida dentro do perímetro que desenhou, onde é que encontra a tal eira ?
  2.  # 3

    Já vi acontecer na Benedita um gajo achar que porque um caminho publico estava entre duas propriedades suas, também era dele. Meteu também uma corrente. Alguém fez queixa e o gajo teve de tirar.

    Suponho que seja pessoa de mau trato. Mas se der para conversar com ele pergunte-lhe porque é que meteu a corrente e se pode demonstrar-lhe que aquela area lhe pertence, com uma escritura por exemplo.

    Porém (e isto é apenas uma suposição lógica. no forum haverá que possa dar certezas) eu penso que a sua casa terá de ter acesso publico até à porta. Onde é que o carteiro passa para deixar as cartas? De que lado você entra quando chega a casa?

    Não será que você deixou o carro nesse caminho e cortou o acesso à casa do outro proprietário? Claro, isso não lhe dá o direito de fechar aquilo... Mas pode haver aqui um mal entendido que possa ser resolvido.

    Senão, faça queixa na policia. Eles vão aí e vêm se a corrente é legítima ou não. Se o senhor não conseguir provar que o caminho lhe pertence, tem de tirar.
  3.  # 4

    Colocado por: sizeA área bruta dependente não a ver com o terreno, mas sim com alguma construção ao lado da casa, como garagem, arrecadação, etc. para que possa ser assinalada. O que existe ?

    Se a sua propriedade está inserida dentro do perímetro que desenhou, onde é que encontra a tal eira ?


    Ela disse que a tal eira era o que agora é o caminho de acesso. Onde diz caminho de consortes.

    Basicamente pelo que entendi é uma eira entre duas casas que eventualmente deixou de ser eira e passou a ser acesso ás casas. O outro proprietário entende, mal ou bem, que a área da eira lhe pertence.
  4.  # 5

    Colocado por: sizeA área bruta dependente não a ver com o terreno, mas sim com alguma construção ao lado da casa, como garagem, arrecadação, etc. para que possa ser assinalada. O que existe ?

    Se a sua propriedade está inserida dentro do perímetro que desenhou, onde é que encontra a tal eira ?
    a eira é do tracejado até a casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vert.olive
  5.  # 6

    Colocado por: SalvadorP

    Ela disse que a tal eira era o que agora é o caminho de acesso. Onde diz caminho de consortes.

    Basicamente pelo que entendi é uma eira entre duas casas que eventualmente deixou de ser eira e passou a ser acesso ás casas. O outro proprietário entende, mal ou bem, que a área da eira lhe pertence.
    Pois ele agora afirma que só eles podem usar. E mais que o muro assinalado a azul mais claro é deles.
  6.  # 7

    Colocado por: CIDÁLIANa foto podem indicar por favor o que é a área bruta dependente?

    Deve ser parte do seu piso 0, arrumos/ cortes (curral)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CIDÁLIA
  7.  # 8

    Colocado por: CIDÁLIAPois ele agora afirma que só eles podem usar. E mais que o muro assinalado a azul mais claro é deles.


    Então a casa não tem acesso pela via pública?
    • size
    • 5 outubro 2023

     # 9

    Colocado por: CIDÁLIAa eira é do tracejado até a casa.


    Qual tracejado ? Assinale a localização.

    Será que pretenderá dizer que é todo o espaço livre de construção dentro do perímetro que colocou ?
  8.  # 10

    Colocado por: size

    Qual tracejado ? Assinale a localização.

    Será que pretenderá dizer que é todo o espaço livre de construção dentro do perímetro que colocou ?


    tem tracejado na folha, junto a onde diz caminho rustico escrito a caneta

    basicamente o outro diz que aquela serventia lhe pertence. A cidália só tem de aferir se lhe pertence ou não. se fosse eu chamava a policia a dizer que me abrraram o acesso à casa. a policia logo aferia se aquilo é dele ou não. mas na camara municipal também deve ser facil saber.
  9.  # 11

    Colocado por: SalvadorP

    tem tracejado na folha, junto a onde diz caminho rustico escrito a caneta

    basicamente o outro diz que aquela serventia lhe pertence. A cidália só tem de aferir se lhe pertence ou não. se fosse eu chamava a policia a dizer que me abrraram o acesso à casa. a policia logo aferia se aquilo é dele ou não. mas na camara municipal também deve ser facil saber.
    vou mesmo passar na câmara o mais breve possível para resolver... obrigada
  10.  # 12

    Colocado por: SalvadorPOnde diz caminho de consortes
    ele nao pode impedir passagem num caminho de consortes. pode vedar, mas tem de vos dar uma chave
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 13

    Colocado por: antonylemosele nao pode impedir passagem num caminho de consortes. pode vedar, mas tem de vos dar uma chave


    lol, está na definição: “Um caminho de "consortes" é o que pertence a mais do que um proprietário ou que está afecto ao uso de certos e determinados proprietários, sendo um caminho privado.” (RP, 30/10/2000: Proc.

    Não sabia sequer o que significava caminho de consortes.
  12.  # 14

    Colocado por: SalvadorPNão sabia sequer o que significava caminho de consortes.
    é o mesmo que caminho de servidão
  13.  # 15


    lol, está na definição: “Um caminho de "consortes" é o que pertence a mais do que um proprietário


    Ora na foto diz que é caminho de consortes , portanto o caminho será também pertença da Cidália ,acho eu .
    Pois caminho de servidão é outra coisa (só de um ) ,se deixar de existir o caminho de servidão a área em causa ficará para uso privado de quem deixa o outro servir-se,logo é totalmente diferente de caminho de consortes .
    Caminho de consortes é propriedade de mais que um proprietário.
    Apenas a minha opinião,um leigo no assunto.
    Veja o que diz na certidão da conservatória .
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0178 seg. NEW