Colocado por: dypzyserá justo eu pagar o valor total de mercado?
Colocado por: snob
Mas você só vai pagar a parte que pertence à sua irmã. Não vai pagar o valor total.
Se não me engano, a sua mãe tem direito a cerca de 66,6 % do imóvel e você e a sua irmã, têm direito a 16,6 % cada um.
Agora uma dia quando a sua mãe falecer, terá direito a metade dos 66,6%.
Portanto, se todos concordarem poderá pagar já à sua irmã os 16,6 % + 33,3% (parte que a sua irmã herdará da sua mãe).
Se a casa for avaliada em 200k, terá de pagar 100K à sua irmã. Ou então compra-lhe só os 16,6% e depois mais tarde o restante.
Digo eu...
Colocado por: VarejoteSe a mãe vai ficar com usufruto é porque querem fazer partilhas em vida.
Será 50% para cada um.
Colocado por: snob
Sim, mas poderia equacionar adquirir agora só os 16,6 % da irmã e mais tarde os restantes 33,3 %.
Se tiver de recorrer a crédito, atualmente vivemos dias complicados. Terá sempre direito de preferência.
Colocado por: palmstroke
3.1) ficar como está: paga renda? se não paga, está a ser beneficiado em relação à sua irmã, assumindo que ela tem de pagar pela casa onde vive agora. a desvantagem é que ela poderia exigir o mesmo direito, principalmente se você puder adquirir outros "luxos" pelo facto de não pagar habitação. mas se não existe este problema, eu ficaria assim, apenas porque seria o mais beneficioso para mim - viver 20-30 anos sem pagar renda nem prestação ao banco.
Colocado por: Doncar
E o que hoje está bem,amanhã poderá não estar lá muito bem.
Por isso a sua irmã pode sempre pedir a colação.
No entanto acho que você ao fazer a compra da parte da sua irmã deveria registar (AT,IRN) tudo isso em escritura , finanças e no cartório também ,pois se for só de boca ou apenas acordos em papel sem valor legal nenhum mais tarde poderá ter (ou não ) problemas .
Um conselho:
Faça o que fizer registe tudo perante a lei.
Colocado por: palmstroke
posso perguntar-lhe o que é a colação e em que situações se pede?