Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    nao pode nao so 1/3 chama se quota disponível , e existe regras muito apertadas para perder o direito a herança . Sim e tudo muito bonito mas nao vivemos num conto de fadas , na realidade e para a questão colocada nada interessa se cuidava ou nao da pessoa .

    Cuidar de alguém nao da direito a casas !
  2.  # 102

    Colocado por: Reduto25nao pode nao so 1/3 chama se quota disponível , e existe regras muito apertadas para perder o direito a herança . Sim e tudo muito bonito mas nao vivemos num conto de fadas , na realidade e para a questão colocada nada interessa se cuidava ou nao da pessoa .

    Cuidar de alguém nao da direito a casas !


    Isso é para mim? Pode doar pode, não estou a falar da quota disponível em testamento, para doar os restantes herdeiros têm de autorizar e por norma serem compensados por essa doação(sem recebimento).
  3.  # 103

    Ser velho e inevitável, ter filhos e uma opção , eu não tive filhos com ojectivo de cuidarem de mim quando for velho e acabado , nem quero !

    Nunca vou retirar a casa aos meus filhos mesmo que não tratem de mim .

    Muitos levam estilos de vida sedentários a comer porcaria a vida toda chegam aos 70 wow supresa já todos acabados sem conseguir se mexer depois culpabilizar os outros .

    Rigor e disciplina não são fáceis mas trazem muitas vantagens .
  4.  # 104

    Colocado por: Reduto25Ser velho e inevitável, ter filhos e uma opção , eu não tive filhos com ojectivo de cuidarem de mim quando for velho e acabado , nem quero !

    Nunca vou retirar a casa aos meus filhos mesmo que não tratem de mim .

    Muitos levam estilos de vida sedentários a comer porcaria a vida toda chegam aos 70 wow supresa já todos acabados sem conseguir se mexer depois culpabilizar os outros .

    Rigor e disciplina não são fáceis mas trazem muitas vantagens .
    são temas com muitas opiniões e opções , todas válidas ... um pai faz de tudo ou deveria fazer por um filho , a dada altura deveria ser o filho a fazer pelo pai , não é preciso pedir nem é preciso pensar que deve ser assim , não devemos esperar nada de ninguém é verdade mas qual é o filho que tem moral para não cuidar de um pai e herdar todo o fruto do seu trabalho ? Quando o valor monetário se sobrepõe ao amor não há muito que dizer ... é a vida .
  5.  # 105

    Colocado por: rafaelisidorosão temas com muitas opiniões e opções , todas válidas ... um pai faz de tudo ou deveria fazer por um filho , a dada altura deveria ser o filho a fazer pelo pai , não é preciso pedir nem é preciso pensar que deve ser assim , não devemos esperar nada de ninguém é verdade mas qual é o filho que tem moral para não cuidar de um pai e herdar todo o fruto do seu trabalho ? Quando o valor monetário se sobrepõe ao amor não há muito que dizer ... é a vida .


    Os pais podem vender os imóveis quando bem entendem quando estão vivos , para mim o filho herda sempre , era bom era vou a procura de um idoso a beira da morte cuido dele uns aninhos e fico lhe com a casa parece um bom negócio visto que em Portugal as pessoas ficam a pagar casa quase a vida toda ao banco.

    Como pai já ressalvei a muito se me acontecer alguma coisa não quero que os filhos cuidem de mim , isso e ficar a espera do incerto , tenho muitas restrições na minha vida para nem chegar a esse ponto ou o mais tardar possível.

    Ui essas instituições e lares tão honestos merecem mesmo casas doadas só mesmo para quem não os conhece , mas cada um faz o que quer com o que é seu. No meu não tocam .

    Nada me faz mais feliz do que saber que eles estão bem e podem viver na minha casa ė deles também se isto fizer com que tenham uma vida mais feliz desafogada óptimo
  6.  # 106

    Parece-me que a casa não será apenas da sua avó atualmente, logo ela nem terá a capacidade sozinha de lhe doar/vender por um preço muito baixo, no entanto esqueça isto, pois no futuro poderá ser constestado, senão eram só chicos espertos.

    Pode compensar desde já os seus tios (o valor é algo que podem acordar), a sua avó também pode receber parte, se calhar até lhe dá jeito pois até "ajuda" nas obras (pode reservar o direito de lá viver) e escritura já a casa no seu nome.

    Veja se os seus tios têm abertura para isto e depois fale com um advogado, sinceramente se tiverem será fácil, tenho conhecimento de duas casas em que isso foi feito sem qualquer stress. Se os seus tios não quiserem, eu avançava para outra.
    • RCF
    • 9 outubro 2023

     # 107

    Ffggtg

    Caso a casa seja mesmo, totalmente, da sua avó, a solução passará por ela lhe fazer uma doação, com usufruto dela enquanto for viva e sendo os seus tios testemunhas dessa doação.
    Portanto, a sua avó, enquanto viva e na plenitude das suas faculdades doa-lhe a casa, mas reserva para ela o usufruto da casa até à sua morte (isto, para que ela fique salvaguardada enquanto for viva). Os seus tios, que seriam herdeiros, são formalmente testemunhas dessa doação, de modo a que, posteriormente não venham a contestar a doação.
    Caso todos - a sua avó e os seus tios - concordem, entendo ser a melhor solução para si.
    Vão a um notário e façam a escritura de doação, nesses termos.
  7.  # 108

    Colocado por: RCFFfggtg

    Caso a casa seja mesmo, totalmente, da sua avó, a solução passará por ela lhe fazer uma doação, com usufruto dela enquanto for viva e sendo os seus tios testemunhas dessa doação.
    Portanto, a sua avó, enquanto viva e na plenitude das suas faculdades doa-lhe a casa, mas reserva para ela o usufruto da casa até à sua morte (isto, para que ela fique salvaguardada enquanto for viva). Os seus tios, que seriam herdeiros, são formalmente testemunhas dessa doação, de modo a que, posteriormente não venham a contestar a doação.
    Caso todos - a sua avó e os seus tios - concordem, entendo ser a melhor solução para si.
    Vão a um notário e façam a escritura de doação, nesses termos.


    Se todos concordarem, nada a apontar.
  8.  # 109

    Colocado por: RCFFfggtg

    Caso a casa seja mesmo, totalmente, da sua avó, a solução passará por ela lhe fazer uma doação, com usufruto dela enquanto for viva e sendo os seus tios testemunhas dessa doação.
    Portanto, a sua avó, enquanto viva e na plenitude das suas faculdades doa-lhe a casa, mas reserva para ela o usufruto da casa até à sua morte (isto, para que ela fique salvaguardada enquanto for viva). Os seus tios, que seriam herdeiros, são formalmente testemunhas dessa doação, de modo a que, posteriormente não venham a contestar a doação.
    Caso todos - a sua avó e os seus tios - concordem, entendo ser a melhor solução para si.
    Vão a um notário e façam a escritura de doação, nesses termos.



    Mas a base deste tópico não é exacamente não quererem dar a casa ao autor? Pelo menos a troco de nada.

    Se fosse assim ótimo.
  9.  # 110

    Colocado por: RCFCaso todos - a sua avó e os seus tios - concordem, entendo ser a melhor solução para si.


    O busílis da questão é a relação familiar que o autor do tópico tem com os tios, e eventualmente as suas companheiras.

    E também ao doar ao sobrinho, o tio está a privar os seus filhos, no futuro, este património que também poderiam eventualmente herdar.

    Eu não teria problema em abdicar do imóvel em favor do meu sobrinho se fosse a vontade da minha mãe e se soubesse que ele ia realmente respeitar e "cuidar" da velha. Mas o mundo é cruel e casos de desavenças familiares existem às paletes
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  10.  # 111

    Sabe o que lhe digo? Enquanto está aí com renda paga junte dinheiro. Se forem poupadinhos daqui a uns anos terão dinheiro suficiente para comprarem a vossa própria casinha e não terão de enfrentar a família, que por vezes é pior que enfrentar pessoas desconhecidas
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
 
0.0263 seg. NEW