Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Que produto recomendam para tratar casquinha lamelada branca, antes de ser aplicada?
  2.  # 2

    Pretende dar coloração, ou somente protecção extra contra fungos e xilofagos?
  3.  # 3

    A primeira função é para proteção. Penso que mesmo os incolores vão escurecer um pouco a madeira e isso deve ser suficiente para mudar um bocado a casquinha lamelada. Provavelmete irei agora tratar com um incolor e posteriormente, noutras aplicações, pensarei se mantenho ou se nessa altura dou mais cor.
    Concordam com este comentário: bettencourt
  4.  # 4

    Colocado por: rituaisA primeira função é para proteção. Penso que mesmo os incolores vão escurecer um pouco a madeira e isso deve ser suficiente para mudar um bocado a casquinha lamelada. Provavelmete irei agora tratar com um incolor e posteriormente, noutras aplicações, pensarei se mantenho ou se nessa altura dou mais cor.

    Em complemento... o encarregado da obra recomendou o "Wurth Protex fundo base aquosa" (dificil de encontrar e não sei o preço) e hoje fui a uma casa de tintas, onde me recomendaram o "Bondex ADN" (75,55€/5L) ou o "Neuce Woodneuce" (54,7€/4L), ambos de base aquosa (que é o que pretendo).
  5.  # 5

    Xylophene , hydro ou normal para tratamento fungos , insectos xilófagos, térmitas etc etc . Acabamento com ADN com cor ou incolor como velatura ou se preferir verniz com cor o Bondex Universal água .
  6.  # 6

    No interior qualquer coisa, no exterior não deveria ser essa
  7.  # 7

    Colocado por: rafaelisidoroXylophene , hydro ou normal para tratamento fungos , insectos xilófagos, térmitas etc etc . Acabamento com ADN com cor ou incolor como velatura ou se preferir verniz com cor o Bondex Universal água .

    Na loja de tintas disseram-me que o Xylophene seria para o caso de as madeiras a tratar já terem bicheza. Neste caso, são madeiras novas.

    Prefiro um produto de poro aberto (como é o caso do ADN) em vez de verniz porque, segundo li, outras aplicações podem ser feitas por cima, em contráro dos vernizes, que têm de ser removidos antes da aplicação seguinte.
  8.  # 8

    Colocado por: bettencourtNo interior qualquer coisa, no exterior não deveria ser essa

    As madeiras a tratar são de cobertura e por isso, todas de interior.
  9.  # 9

    Então um bondex para dar cor
  10.  # 10

    Colocado por: rituaisNa loja de tintas disseram-me que o Xylophene seria para o caso de as madeiras a tratar já terem bicheza. Neste caso, são madeiras novas
    não sei quem lhe disse isso mas deu dois tiros em cada pé e se não caiu na altura não merecia receber o ordenado ... Xylophene é um produto de tratamento de madeira com acção preventiva e curativa , está indicado para qualquer tratamento de madeira com qualquer tipo de aplicação . Pode ser repintado ou aceita qualquer produto para acabamento , não sei se já viu o Bondex ADN aplicado , se a ideia é ficar com o poro aberto é mais fácil e mais vantajoso aplicar o Bondex mate sintético uma vez que o ADN só existe a versão acetinada e contém teflon o que significa que cria um filme em mais do que uma demão já parece plástico ( bastante resistente ) , mas aconselho a ver ou fazer uma aplicação á parte ... o sintético também pode fazer um acabamento mais tarde com qualquer produto em cima .
  11.  # 11

    Eu só metia o xilophene incolor... E acabou
  12.  # 12

    Acho piada o pessoal dizer pra "dar Bondex".

    O pessoal sabe que "bondex" é uma marca né? É literalmente só uma marca de verniz...

    O triste da coisa é quando se menciona às vezes em conversa que utilizou vernix XYZ, há pessoas que olham pra mim e perguntam: "então e não meteu Bondex pk?"

    XD
  13.  # 13

    Colocado por: TyrandeAcho piada o pessoal dizer pra "dar Bondex".

    O pessoal sabe que "bondex" é uma marca né? É literalmente só uma marca de verniz...

    O triste da coisa é quando se menciona às vezes em conversa que utilizou vernix XYZ, há pessoas que olham pra mim e perguntam: "então e não meteu Bondex pk?"

    XD
    o Bondex ou melhor a Bondex é realmente uma marca e sempre foi uma marca , já agora líder europeu em produtos para tratamento e acabamentos em madeira actualmente com rumo ao metal no que toca a politica da casa mãe Dyrup a Bondex herdou todo o ramo a que se dedica proteção , quer seja em madeira ou metal ... agora para quem não conhece a marca esta chegou a Portugal há mais de 70 anos creio eu com o seu produto ( top ) que era nada mais nada menos que uma velatura de alta qualidade incolor ou com cor mate ou acetinada , uma coisa é certa até hoje quando as pessoas se referem a Bondex não é como marca mas sim como produto a velatura ... a Bondex tem esmaltes anticorrosivos , decapantes , vernizes , velaturas opacas , velaturas transparentes , tinturas , massas ceras , tintas decorativas , óleos , tratamentos térmitas , entre outras coisas que não me lembro agora ...
  14.  # 14

    Colocado por: rafaelisidoronão sei quem lhe disse isso mas deu dois tiros em cada pé e se não caiu na altura não merecia receber o ordenado ... Xylophene é um produto de tratamento de madeira com acção preventiva e curativa , está indicado para qualquer tratamento de madeira com qualquer tipo de aplicação . Pode ser repintado ou aceita qualquer produto para acabamento , não sei se já viu o Bondex ADN aplicado , se a ideia é ficar com o poro aberto é mais fácil e mais vantajoso aplicar o Bondex mate sintético uma vez que o ADN só existe a versão acetinada e contém teflon o que significa que cria um filme em mais do que uma demão já parece plástico ( bastante resistente ) , mas aconselho a ver ou fazer uma aplicação á parte ... o sintético também pode fazer um acabamento mais tarde com qualquer produto em cima .


    Voltei a ler o seu comentário anterior e percebi mal o que comentou... por isso, volto a essa nota

    O Xylophene a que chama "normal", é o "SOR 2 Extreme"? A única diferença entre eles é o Hydro ser de base aquosa (que é o que procuro) e o SOR ser sintético? Ou há outras?

    Sugere que depois do tratamento, aplique Bondex ADN para acabamento, correto? Que efeito tem o acabamento e que o que perco se não o aplicar (ou seja, se deixar apenas no tratamento, tal como sugere o Pedro Barradas)?

    Quer o tratamento, quer o acabamento, escurecem um pouco a madeira, ou fica com a mesma tonalidade origina?
  15.  # 15

    O XILOPHNE é incolor e sem brilho. A madeira irá sempre escurecer com o tempo. com ou sem protecção com outro produto da BONDEX.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  16.  # 16

    Xylophene SOR2 Extreme é o normal , provém da base de preloeo ( sintético )

    Xylophene Hydro , dá a mesma garantia de tratamento mas numa solução aquosa com a vantagem de não ter cheiro .

    Eu nunca sugeri nada , apenas limitei-me a esclarecer , tanto no aspecto como no produto ... Se quiser uma velatura que foi o que lhe aconselharam ( não eu ) eu esclareci que uma era assim a outra assado , até porque é tudo uma questão de gosto , cabe a nós que vendemos conhecer o que vendemos para poder satisfazer em caso de dúvidas .

    Vou lhe dar um exemplo , quer a madeira tal como está mas tratada , tem o xylophene , mas não quer com cheiro ok tem o aquoso e fica como está .

    Quer uma madeira depois de tratada com um acabamento diferente , ok temos esmalte , verniz , velatura transparente sintética maré ooi acetinada , opaca , temos aquosa transparente incolor ou colorida acetinada .
    Quer ver o veio da madeira ? Excluímos o esmalte , quer ver o veio incolor ? Temos as velaturas que não alteram o aspeto da madeira sem brilho e as que ficam acetinadas ... As acetinada tem a opção aquosa também que é o ADN tem muita resistência porque usa teflon na sua composição , deixa mais película ( pouca ) visível que os de base sintética ( petróleo ) portanto quando eu intervenho é para tentar excluir aquilo que só atrapalha em relação aquilo que a pessoa realmente quer .
  17.  # 17

    Se alguém tiver interesse tenho uma lata de cuprinol 5L intacta que vendo a bom preço...:-)
  18.  # 18

    Casquinha só deve levar óleo.
    O óleo nutre a madeira, pode ser dado sucessivamente sem ser necessário lixar a madeira até ao osso e protege a madeira de dentro para fora uma vez que é absorvido pela mesma ao invés de criar pelicula.
    A Casquinha é uma madeira que racha com muita facilidade e se é verdade que o óleo não impedirá as rachas, é igualmente verdade que vai ajudar muito a que não aconteçam de forma descontrolada.
    Os óleos vegetais têm resina pura na sua composição e como tal, também ajudam a prevenir ataques xilófagos uma vez que o bicho não gosta de madeiras resinosas.
  19.  # 19

    Colocado por: rafaelisidoroXylophene Hydro , dá a mesma garantia de tratamento mas numa solução aquosa com a vantagem de não ter cheiro

    Entre os dois, está claro que a melhor opção é o Xylophene Hydro. Agora, gostava de conseguir perceber se o Wurth Protex que o encarregado da obra me está a propor, é comparável com este produto, par poder argumentar.

    Colocado por: rafaelisidoroEu nunca sugeri nada , apenas limitei-me a esclarecer , tanto no aspecto como no produto ... Se quiser uma velatura que foi o que lhe aconselharam ( não eu ) eu esclareci que uma era assim a outra assado , até porque é tudo uma questão de gosto , cabe a nós que vendemos conhecer o que vendemos para poder satisfazer em caso de dúvidas

    E se fosse uma sugestão, não tinha mal nenhum, sobretudo vindo bem fundamentada. Agradeço as explicações e os exemplos, que são muito úteis.
    Quando diz que me aconselharam velatura, refere-se apenas ao Bondex ADN e ao Neuce Woodneuce ou também ao Wurth Protex?


    Colocado por: rafaelisidoroVou lhe dar um exemplo , quer a madeira tal como está mas tratada , tem o xylophene , mas não quer com cheiro ok tem o aquoso e fica como está. Quer uma madeira depois de tratada com um acabamento diferente , ok temos esmalte , verniz , velatura transparente sintética maré ooi acetinada , opaca , temos aquosa transparente incolor ou colorida acetinada .
    Quer ver o veio da madeira ? Excluímos o esmalte , quer ver o veio incolor ? Temos as velaturas que não alteram o aspeto da madeira sem brilho e as que ficam acetinadas ... As acetinada tem a opção aquosa também que é o ADN tem muita resistência porque usa teflon na sua composição , deixa mais película ( pouca ) visível que os de base sintética ( petróleo ) portanto quando eu intervenho é para tentar excluir aquilo que só atrapalha em relação aquilo que a pessoa realmente quer .

    Se entendi corretamente, não querendo alterar a estética da madeira, posso dispensar o acabamento. Gosto de ver o veio mas no caso da lamelada tem pouco para ver. Vendo os exemplo que dá, aparentemente não há um produto de base aquosa e sem brilho, certo?
  20.  # 20

    Colocado por: Joao DiasCasquinha só deve levar óleo.
    O óleo nutre a madeira, pode ser dado sucessivamente sem ser necessário lixar a madeira até ao osso e protege a madeira de dentro para fora uma vez que é absorvido pela mesma ao invés de criar pelicula.
    A Casquinha é uma madeira que racha com muita facilidade e se é verdade que o óleo não impedirá as rachas, é igualmente verdade que vai ajudar muito a que não aconteçam de forma descontrolada.
    Os óleos vegetais têm resina pura na sua composição e como tal, também ajudam a prevenir ataques xilófagos uma vez que o bicho não gosta de madeiras resinosas.

    Também dizem que os bichos não gostam do sabor do abeto e a madeireira onde vou comprar as madeiras, diz que não aplicou qualquer produto nas madeiras dos armazéns. E no entanto vendem esse tipo de produtos...
    Esses óleos têm uma função diferentes dos produtos de tratamento. Não podem ser aplicados em conjunto?
 
0.0272 seg. NEW