Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    A escritura da compra de um imóvel está marcada para os próximos dias e o pagamento será feito parcialmente com recuso a crédito habitação.
    No dia da escritura como funciona estes pagamentos?
    O banco é que passará um cheque bancário com o valor do montante em falta? Mas é que o valor do montante em falta não será na totalidade com recuso a crédito habitação.
    Ou será que paga a totalidade e depois terei nos próximos dias que regularizar a situação na conta de crédito habitação da entidade bancária?
    Estou com receio por causa das limitações das transferências de valor diárias e queremos garantir que fica o valor completo.

    Este exemplo:

    Total imóvel: 100.000 €

    CPCV - 10.000 € (já pago por transferência ao vendedor)
    Em falta: 90.000 €
    A crédito habitação: 50.000 €

    Muito obrigado.
    Cumprimentos.
    • AMVP
    • 6 outubro 2023

     # 2

    O cheque bancário não é sobre o crédito, mas sim sobre o valor que tem disponível na sua conta à ordem, tanto faz que veio de capitais próprios ou por financiamento bancário. No seu exemplo, o cheque bancário a emitir será de 90.000€, sendo que pelo que diz 50.000 entraram por via de financiamento bancário e os restantes 40.000€ por uma qualquer outra via. Só tem de garantir que no dia necessário existem 90.000 na sua conta à ordem.
  2.  # 3

    Pode ser necessária a emissão de dois cheques bancários, uma vez que antes da escritura não tem saldo na conta para a emissão de cheque pelo valor total.

    Mas se me permite. Deixe o banco tratar disso..
  3.  # 4

    No meu caso (muito recente) o banco passou um cheque com o montante total que foi entregue ao vendedor no dia da escritura.
    Ou seja, dois dias antes coloquei 40mil a ordem (usando como exemplo os seus valores). O banco no dia da escritura “depositou” 50mil na minha conta, colocou logo os 90mil como cativos e passou o cheque dos 90mil (cheque que teve um custo de 20€)
  4.  # 5

    O cheque vai ser emitido no valor correcto. Tem claro de ter dinheiro na sua conta para fazer a operação, a sua conta vai ficar bloqueada exactamente por estas razões no dia da escritura. Pelo que se prepare para fazer o pagamento dos impostos por outra conta, não importa o saldo total desta, vai ter de usar outra. Suponho que o banco lhe tenha dado/vai dar esta informação.
  5.  # 6

    Tenha dinheiro na conta ou não, ou cheque bancário é sempre pago, porque não é sacado da conta do cliente, mas sim da própria entidade bancária.
  6.  # 7

    Mas o banco só emite o cheque se houver dinheiro na conta do utilizador para tal. E bloqueia a conta nessa dia para evitar....
  7.  # 8

    Mas havia habilidades com cheques visados, o bancário é mais seguro.

    Já vi cheques visados e serem devolvidos.
  8.  # 9

    Colocado por: bmccruzO cheque vai ser emitido no valor correcto. Tem claro de ter dinheiro na sua conta para fazer a operação, a sua conta vai ficar bloqueada exactamente por estas razões no dia da escritura. Pelo que se prepare para fazer o pagamento dos impostos por outra conta, não importa o saldo total desta, vai ter de usar outra. Suponho que o banco lhe tenha dado/vai dar esta informação.


    No meu caso a conta não foi bloqueada, foi da mesma conta que paguei todos os impostos nesse mesmo dia. Estava cativo era o montante do cheque. Restante podia usar
  9.  # 10

    O cheque bancário no momento em que te dão, o dinheiro fica cativo. Portanto no momento da escritura não há hipótese de não estar o dinheiro na conta, uma vez que se tem o cheque bancário, já não tem acesso ao dinheiro.
  10.  # 11

    Colocado por: DuarteRamos

    No meu caso a conta não foi bloqueada, foi da mesma conta que paguei todos os impostos nesse mesmo dia. Estava cativo era o montante do cheque. Restante podia usar


    Claro. É só aquele montante que fica cativo. Se o cheque for anulado volta a ficar disponível. Não tem nada a ver com bloquear a conta.
  11.  # 12

    O montante do valor do cheque fica cativo.

    Tenho um amigo que vendeu imóvel, recebeu cheque visado na escritura, deposita o cheque e o cheque bateu na trave, foi devolvido.

    Telefona para o banco, Telefona para o vendedor, ninguém sabe porque foi devolvido, teve de esperar vários dias para receber o cheque no correio.

    E apresentar o cheque de novo ao banco(depósito), o cheque foi pago.

    Com um cheque bancário isto não acontecia.
    • AMVP
    • 6 outubro 2023

     # 13

    Colocado por: DuarteRamos

    No meu caso a conta não foi bloqueada, foi da mesma conta que paguei todos os impostos nesse mesmo dia. Estava cativo era o montante do cheque. Restante podia usar

    Pois claro que a conta não fica bloqueada, isso não faria qualquer sentido. O que fica bloqueado é o valor do cheqye bancário, eta o que mais faltava serem necessárias 2 contas para se adquirir um imóvel
  12.  # 14

    Colocado por: AMVPPois claro que a conta não fica bloqueada, isso não faria qualquer sentido. O que fica bloqueado é o valor do cheqye bancário, eta o que mais faltava serem necessárias 2 contas para se adquirir um imóvel


    No meu caso no dia da escritura logo de manhã o valor do cheque bancario estava cativo, mas como não tinha sido creditado o valor do CH a conta um saldo negativo brutal, quer contabilistico, quer de valor :)

    No entanto isso não me impediu de usar a mesma conta para pagar o IMT ficando ainda mais negativo. Horas depois da escritura ficou tudo normalizado.
  13.  # 15

    Isso são tudo procedimentos normais.
  14.  # 16

    Colocado por: bmccruzPelo que se prepare para fazer o pagamento dos impostos por outra conta, não importa o saldo total desta, vai ter de usar outra.


    Desculpe lá… não invente..
  15.  # 17

    Terá de pedir o distrate bancário ao banco, este documento diz o valor do empréstimo.
    Na altura da escritura alguém do banco está presente e são entregues dois cheques,um ao vendedor e outro ao banco.
    Neste caso um cheque de 50000(valor que tiver no distrate) ao banco.
    Um cheque de 40000(restante valor para os 90000)ao vendedor.
    Comigo foi assim
    Concordam com este comentário: PJ2022
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catimma
  16.  # 18

    Colocado por: samueldComigo foi assim

    Pois, mas não é isso que costuma acontecer.
    É entregue um cheque ao banco, que o deposita na conta do vendedor, e retira a sua parte.
    Concordam com este comentário: Bragas V
  17.  # 19

    Colocado por: samueldTerá de pedir o distrate bancário ao banco, este documento diz o valor do empréstimo.
    Na altura da escritura alguém do banco está presente e são entregues dois cheques,um ao vendedor e outro ao banco.
    Neste caso um cheque de 50000(valor que tiver no distrate) ao banco.
    Um cheque de 40000(restante valor para os 90000)ao vendedor.
    Comigo foi assim


    Boas,
    Já tive nessa situação por duas vezes e aconteceu exatamente como mencionou... primeiro solicitar o distrate, depois no dia da escritura 1 cheque ao representante do banco ( que é o primeiro a receber e nas duas vezes abandonou a sala) e a seguir a entrega do 2º cheque ao vendedor.
  18.  # 20

    O comprador solicita o distrate?
 
0.0192 seg. NEW