Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: VarejoteEmpreiteiro, fornecedores etc. apresentam o valor mais iva, porque o iva é do estado, uma coisa são 1000€ + iva, outra é logo à cabeça 1230€, assim o empreiteiro/fornecedor diz, o meu valor são 1000€, os 230€ são iva, se fizer algum desconto é sempre sobre o valor sem iva.


    Tudo o que um particular compra tem IVA.
    Se é apresentado um orçamento de 1000€+ IVA.
    É exactamente igual a um orçamento de 1230€ IVA incluído a taxa legal em vigor.

    Em que é que apresentar um orçamento onde detalha o IVA à pagar prejudica alguém?
    A minha questão é apenas o valor de IVA não vir obrigatoriamente nas propostas a particulares.
    Dando impressão que pode não ser preciso paga lo...
  2.  # 2

    Colocado por: ORodri

    Só que retira-se a concorrencial desleal dos que não faturam, já era algo.
    Mas passar de 23 para 6 em tudo, é fruta a mais.
    E quem acredita no resto dos orçamentos também é ser muito inocente para acreditar que iam continuar a ser iguais, e que não se faz conta aos valores finais com IVA.

    Eu não faço seguramente. Só mesmo um maluco é que encareceria a obra do cliente para tentar ir mamar no Iva.
    A nossa margem de lucro já está toda no orçamento que damos. O Iva é todinho para o Estado portanto, da minha parte, quem me dera que fosse Iva ZERO.
    As únicas duas obras que “perdi” de todos os orçamentos que dei este ano, foram justamente por causa do Iva.
    Uma delas então, partiu-me a mola toda. Eu ainda gostava de saber como é que a equipa que irá fazer a obra justifica a entrada e saida de todos os materiais sem faturar ao cliente. E o cliente garantiu-me que “vai ser tudo por fora”.
    Estão-se literalmente a borrifar… até ao dia.
    Eu cá, como durmo pouco, gosto de dormir descansado.
    • RCF
    • 9 outubro 2023

     # 3

    Colocado por: ORodriTudo o que um particular compra tem IVA.
    Se é apresentado um orçamento de 1000€+ IVA.
    É exactamente igual a um orçamento de 1230€ IVA incluído a taxa legal em vigor.

    Em que é que apresentar um orçamento onde detalha o IVA à pagar prejudica alguém?
    A minha questão é apenas o valor de IVA não vir obrigatoriamente nas propostas a particulares.
    Dando impressão que pode não ser preciso paga lo...

    Sim, dessa forma, até poderá dar a impressão que o IVA pode não ser pago. Mas, é necessário que se dê a impressão, ou melhor, a informação de que a taxa de IVA é variável e que hoje é de 23%, mas no momento do pagamento poderá ser mais ou até menos. E mais ainda, poderá existir algum fator, legal, que faça com que a taxa seja de 6%.
    Eu paguei a construção à taxa de 6%, mas tive de ser eu a informar o empreiteiro e a demonstrar-lhe o motivo de ele me faturar a essa taxa e não à taxa normal. Mas, no momento de dar orçamento, não fazia sentido eu estar a explicar e demonstrar ao empreiteiro o motivo de, depois e caso fizéssemos negócio, ele ter de me faturar a 6%.

    Agora, por exemplo, discute-se a possibilidade de no próximo orçamento de estado, a taxa de 6% ser aplicável a construção para arrendamento. Ora, não faz sentido que, perante este hipotético cenário, os empreiteiros andem a dar orçamentos com variáveis ou que mesmo depois, se tal vier a ser aprovado, eles passem a dar dois orçamentos, um com preço de construção para arrendamento e outro para HPP...
  3.  # 4

    Colocado por: RUIOLIImaginem um promotor que construiu com IVA a 6%, vai colocar a casa no mercado onde estão casas que foram feitas com IVA a 23%, acham que ele vai vender 17% abaixo do valor de mercado? Enquanto conseguir, vai vender pelo valor de mercado, até porque tem ali uma "almofada" confortável para gerir o fator tempo.

    Esta medida, para ter os efeitos esperados, teria de ser bem desenhada, e não me parece que a forma mais eficaz seja reduzir de 23% para 6% diretamente. Talvez um sistema de reembolso ao longo do tempo do diferencial de IVA, para ajudar a pagar as prestações dos empréstimos e uma alternativa para quem não tem empréstimo.

    Haja alguém que me entenda
  4.  # 5

    Colocado por: Joao Dias
    Epá mas este forum está incrível. É preso por ter cão e preso por não ter.
    Se o iva é alto é porque é alto, se o baixam, o aldrabão do profissional vai absorver tudo para si.
    Fosga-se, calma gente. Há muitos aldrabões mas também há muitos sérios.
    Eu, da minha parte, ganhava e muito com esta medida!!
    Concordam com este comentário:IronManSousa

    Atenção que não disse que o João não ia ser correcto, mas que esta medida eventualmente ia ficar diluída o valor e ao final de contas nem se nota a diferença.
    O meu pai têm empresa no ramo têxtil e é universal estes problemas a outras áreas.
    Existe sempre desculpas para se aumentar os preços, seja a guerra, combustíveis, electricidade, covid, falta de matéria prima enfim
  5.  # 6

    E pena não serem obrigados a ter os preços tabelados fazem ao gosto dos tempos e do freguês
  6.  # 7

    Colocado por: Reduto25E pena não serem obrigados a ter os preços tabelados fazem ao gosto dos tempos e do freguês

    Isso é impossível, tanto paga por um café 0.60 cêntimos como 4 euros em Portugal
  7.  # 8

    Colocado por: RCF
    Sim, dessa forma, até poderá dar a impressão que o IVA pode não ser pago. Mas, é necessário que se dê a impressão, ou melhor, a informação de que a taxa de IVA é variável e que hoje é de 23%, mas no momento do pagamento poderá ser mais ou até menos. E mais ainda, poderá existir algum fator, legal, que faça com que a taxa seja de 6%.
    Eu paguei a construção à taxa de 6%, mas tive de ser eu a informar o empreiteiro e a demonstrar-lhe o motivo de ele me faturar a essa taxa e não à taxa normal. Mas, no momento de dar orçamento, não fazia sentido eu estar a explicar e demonstrar ao empreiteiro o motivo de, depois e caso fizéssemos negócio, ele ter de me faturar a 6%.

    Agora, por exemplo, discute-se a possibilidade de no próximo orçamento de estado, a taxa de 6% ser aplicável a construção para arrendamento. Ora, não faz sentido que, perante este hipotético cenário, os empreiteiros andem a dar orçamentos com variáveis ou que mesmo depois, se tal vier a ser aprovado, eles passem a dar dois orçamentos, um com preço de construção para arrendamento e outro para HPP...


    Mas era exactamente igual, supostamente apresentar lhe um orçamento onde detalha explicitamente o valor do IVA à pagar a 23%.
    Sendo possível faturar a 6% era automaticamente corrigido na fatura.
    O orçamento manteria se igual, orçamentos em que parece que o IVA é um extra é que nunca deviam existir.
  8.  # 9

    Colocado por: spvale
    Isso é impossível, tanto paga por um café 0.60 cêntimos como 4 euros em Portugal


    Eles fazem o preço que querem mas serem obrigados a ter um preçário
    • RUIOLI
    • 9 outubro 2023 editado

     # 10

    Há muitas casas em Lisboa em zona de ARU que tiveram IVA a 6%, não é por isso que os preços são mais baixos, nem se nota... algumas vendidas a mais de 25000€/m2.
  9.  # 11

    Colocado por: Reduto25

    Eles fazem o preço que querem mas serem obrigados a ter um preçário

    Como o ferro e depois levas com desconto de pelos menos 30% a tabela.
    Gente séria é que é preciso e com palavra
  10.  # 12

    Colocado por: RUIOLIHá muitas casas em Lisboa em zona de ARU que tiveram IVA a 6%, não é por isso que os preços são mais baixos, nem se nota... algumas vendidas a mais de 25000€/m2.


    Pq se dizia que havia excesso de habitação e agora diz se que há falta.
    Não devia haver diferenças de IVA para os mesmos trabalhos.
    • RCF
    • 9 outubro 2023

     # 13

    Colocado por: ORodriorçamentos em que parece que o IVA é um extra é que nunca deviam existir.

    a verdade é que o IVA é mesmo um extra... não é para o vendedor, mas para o Estado.
    nalguns países, até o preço de bens alimentares, no supermercado, é apresentado sem IVA
  11.  # 14

    Colocado por: spvaleComo o ferro e depois levas com desconto de pelos menos 30% a tabela.

    Se não percebeu, pode voltar a ler o tópico do ferro a voltar a ler.
  12.  # 15

    Colocado por: RCF
    a verdade é que o IVA é mesmo um extra... não é para o vendedor, mas para o Estado.
    nalguns países, até o preço de bens alimentares, no supermercado, é apresentado sem IVA


    Para um "vendedor" também o é...

    Não é só o cliente que beneficia de não pagar os 23% de IVA.
  13.  # 16

    Colocado por: Joao Dias
    Eu não faço seguramente. Só mesmo um maluco é que encareceria a obra do cliente para tentar ir mamar no Iva.
    A nossa margem de lucro já está toda no orçamento que damos. O Iva é todinho para o Estado portanto, da minha parte, quem me dera que fosse Iva ZERO.
    As únicas duas obras que “perdi” de todos os orçamentos que dei este ano, foram justamente por causa do Iva.
    Uma delas então, partiu-me a mola toda. Eu ainda gostava de saber como é que a equipa que irá fazer a obra justifica a entrada e saida de todos os materiais sem faturar ao cliente. E o cliente garantiu-me que “vai ser tudo por fora”.
    Estão-se literalmente a borrifar… até ao dia.
    Eu cá, como durmo pouco, gosto de dormir descansado.


    Se forem empresas com um certo volume de facturação não é difícil diluir noutras obras o custo.
    Mas sim é sempre um risco.
  14.  # 17

    Colocado por: Joao DiasEu ainda gostava de saber como é que a equipa que irá fazer a obra justifica a entrada e saida de todos os materiais sem faturar ao cliente.
    oh João se é toda por fora não entre nada, nada tem de sair
  15.  # 18

    Colocado por: DR1982oh João se é toda por fora não entre nada, nada tem de sair

    Não pode sair material para lado nenhum sem uma guia de transporte, que depois dá origem a uma fatura. O pessoal para não faturar nada, tem que transportar o material sem essa guia de transporte, portanto só fazem isso até ao dia que são mandados parar pela polícia. Coisa de doidos.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  16.  # 19

    Colocado por: PickaxeNão pode sair material para lado nenhum sem uma guia de transporte, que depois dá origem a uma fatura.

    O material pode ser transportado com a referida guia, ou diretamente com a fatura... Normalmente é entregue diretamente ao consumidor final... Essa é das partes mais fáceis de contornar.
  17.  # 20

    Colocado por: NTORION
    O material pode ser transportado com a referida guia, ou diretamente com a fatura... Normalmente é entregue diretamente ao consumidor final... Essa é das partes mais fáceis de contornar.

    Não percebi, se é entregue com a guia ou fatura ao consumidor final, é faturado.
 
0.0283 seg. NEW