Boa tarde, Tenho instalado o serviço fibra no meu apartamento (ano de 1994) e queria distribuir o sinal de RF para as restantes tomadas de tv. Tenho duas na sala, uma no corredor e uma no quarto principal. Para tentarem perceber a situação a tomada no corredor, que ligava a uma caixa de derivação, também na parede do corredor e desta ultima ligava a caixa de telecomunicações na entrada do meu andar (só existe uma fração por piso). Nesta sequencia existia um cabo coaxial e um de adsl, e dentro da caixa de derivação tinha aquela placa eletrônica do adsl. isto foi tudo eliminado para passar o cabo de fibra e sair diretamente da tomada (efapel com saída de fibra). Ora desta mesma tomada segue outra ligação para a sala tendo eu tirado o cabo para passar um cabo de rede para ligar a box. Resumindo: caixa de telecomunicações exterior » Caixa de derivação » Tomada corredor » tomada sala. Sobram duas tomadas outra na sala e uma no quarto, na caixa das mesmas tem um cabo que segue para cima, mas não encontro caixa de derivação ou nada que indique onde estes cabos vão dar. A minha ideia era conseguir ligar estas tomada onde esta o router para distribuir o sinal principalmente para quarto, mas não quero passar cabos por fora (tipo por o rodapé e furar paredes). Na caixa de telecomunicação tenho uns cabos coaxiais pretos desligados e um spliter (tem etiqueta da NOS) e um cabo cinza mais fino que vem do andar de cima diretamente para o de baixo ou seja não é aberto no meu andar. Se alguém já trabalhou em apartamentos mais antigos possa-me ajudar.
Sem ler, sistema RITA tomadas de telefone em cascata, de umas para as outras, tomadas de coaxial, certamente estão em prumada, a passar por todos os apartamentos de alto a baixo do prédio.
Portanto tomada coaxial de um quarto, recebe do apartamento de cima, passa no seu e segue para o piso de baixo.
Telefones, recebe da coluna do prédio, vai a uma I2 onde tinha um BPA, depois segue para a tomada mais próxima, depois de umas para as outras(resto da casa) a tubo 16mm.
Basicamente será impossível ligar a tomada do quarto a da entrada? E também pelo que percebi se eu morasse num piso intermédio ao cortar o fio os vizinhos de baixo ficavam sem serviço correto?
Colocado por: vhmpBasicamente será impossível ligar a tomada do quarto a da entrada? E também pelo que percebi se eu morasse num piso intermédio ao cortar o fio os vizinhos de baixo ficavam sem serviço correto?
Desligando a tomada de TV, daí para baixo nessa prumada ficavam sem sinal.
Só mais tarde é que se começou a fazer coluna para Coaxial e a derivar o cabo para cada fração.