Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Li a maioria dos tópicos aqui no fórum, relacionados com PRE, e não encontrei nada que me deixasse perceber se o PRE é acente diretamente em cima do isolamento, que no meu caso deverá ser XPS de 4cm, ou se há alguma camada que os separe.

    Alguém, consegue esclarecer?
  2.  # 2

    O que está contemplado no projeto? Não tem o pormenor das várias camadas?
  3.  # 3

    Colocado por: rituaisPRE é acente diretamente em cima do isolamento, que no meu caso deverá ser XPS de 4cm, ou se há alguma camada que os separe.

    Diretamente em cima do XPS com controlo de temperatura de pavimento.
    https://www.ideiasparahabitacao.pt/exemplo-cabos.html
  4.  # 4

    Diretamente por cima do XPS. (foto da Warmup)

    A Warmup foi a empresa que melhor feedback me deu quando andei a ponderar instalar o PRE, foram impecáveis.
    Acabei por desistir pelos consumos que poderia ter e pela potência contratada que teria de ter.
      Capturar.JPG
  5.  # 5

    "Isolamento 5mm com uma face aluminizada ou placas de isolamento revestidas com 4,5cm"
    Quase o mesmo 🤔
  6.  # 6

    Colocado por: SEEING"Isolamento 5mm com uma face aluminizada ou placas de isolamento revestidas com 4,5cm"
    Quase o mesmo 🤔

    Essa manta de 5mm é uma treta, porém é usada quando não há cota em altura para levar o XPS
  7.  # 7

    Colocado por: paulosporém é usada quando não há cota em altura para levar o XPS

    Nessas circunstâncias a melhor solução será então o aquecimento direto, imediatamente por baixo do revestimento final.
    Propor essa solução ao cliente quando muitas vezes utiliza um pavimento flutuante que inclui uma "tela" que terá quase a mesma resistência térmica do que o que chamam isolamento térmico.
    Se ainda adicionarmos os 3-4cm de betonilha por cima, o que está no total por cima é melhor isolamento do que está por baixo do elemento de aquecimento.

    Depois queixam-se que o PRE gasta muito!
  8.  # 8

    Colocado por: SEEING
    Diretamente em cima do XPS com controlo de temperatura de pavimento.
    https://www.ideiasparahabitacao.pt/exemplo-cabos.html

    Entretanto falei com um instalador que me disse para metermos uma camada fina de betão em cima do XPS e depois eles colocam uma tela e a seguir a resistencia. No final voltamos a cobrir a resistência com uma camada de betão ao qual se justa um aditivo.
    Será que a aplicação direta da resistencia em cima do XPS não é para ser feita com o XPS do mesmo fabricante do PRE?
  9.  # 9

    Colocado por: paulosDiretamente por cima do XPS. (foto da Warmup)

    A Warmup foi a empresa que melhor feedback me deu quando andei a ponderar instalar o PRE, foram impecáveis.
    Acabei por desistir pelos consumos que poderia ter e pela potência contratada que teria de ter.
      Capturar.JPG

    No caso da warmup creio que eles têm um isolamento XPS revetido com fibra e talvez por isso a resistencia seja instalada diretamnte em cima do isolamento
  10.  # 10

    Colocado por: SEEING
    Nessas circunstâncias a melhor solução será então o aquecimento direto, imediatamente por baixo do revestimento final.
    Propor essa solução ao cliente quando muitas vezes utiliza um pavimento flutuante que inclui uma "tela" que terá quase a mesma resistência térmica do que o que chamam isolamento térmico.
    Se ainda adicionarmos os 3-4cm de betonilha por cima, o que está no total por cima é melhor isolamento do que está por baixo do elemento de aquecimento.

    Depois queixam-se que o PRE gasta muito!

    No meu caso mandei partir o pavimento existente, para meter isolamento. Por isso, devo ter altura suficiente para fazer as camadas que forem necessárias. Vê algum inconveniente em meter uma camada de betão em cima do XPS e só depois a resistência?
    O revestimento final vai ser laminado flutuante e costumo ver usarem uma manta que se parece aquela que vem a proteger os eletrodomésticos. Essa manta deve ser dispensada? É isolamento térmico ou também acustico?
  11.  # 11

    Colocado por: SEEINGEntretanto falei com um instalador que me disse para metermos uma camada fina de betão em cima do XPS e depois eles colocam uma tela e a seguir a resistencia. No final voltamos a cobrir a resistência com uma camada de betão ao qual se justa um aditivo.

    Se é esse o procedimento da marca que vai deve seguir essas indicações.

    Colocado por: rituais
    Será que a aplicação direta da resistencia em cima do XPS não é para ser feita com o XPS do mesmo fabricante do PRE?

      Nesse exemplo são em placas com 6mm também existentes em outras marcas.


      Colocado por: rituaisVê algum inconveniente em meter uma camada de betão em cima do XPS e só depois a resistência?

      Não foi bem assim que explicou anteriormente:
      Colocado por: rituaismetermos uma camada fina de betão em cima do XPS e depois eles colocam uma tela e a seguir a resistencia. No final voltamos a cobrir a resistência com uma camada de betão ao qual se justa um aditivo.

      Não que a "tela" vá fazer alguma coisa mas o que importa ponderar é a espessura de betonilha no total que tem a envolver os cabos de aquecimento. Maior espessura, maior inércia térmica.
      Eu acho que 3cm no global por cima dos cabos de aquecimento é suficiente.
    •  # 12

      Colocado por: SEEINGSe é esse o procedimento da marca que vai deve seguir essas indicações.

      Não tenho ainda definido quem instala e qual a marca. Ainda só falei com um instalador que me indicaram e parece que nem para apresentar proposta tem tempo. Pensava que todas as marcas tinham o mesmo tipo de pré-requisitos e por isso estava a tentar perceber o que devo pedir e o que devo esperar numa proposta. Mas aparentemente vou ter de condicionar a forma como meto o isolamento, ao tipo de PRE que selecionar. Se for instalador e interessar obra na região do Bombarral, mande-me o seu contacto sff


      Colocado por: SEEINGNão que a "tela" vá fazer alguma coisa mas o que importa ponderar é a espessura de betonilha no total que tem a envolver os cabos de aquecimento. Maior espessura, maior inércia térmica.
      Eu acho que 3cm no global por cima dos cabos de aquecimento é suficiente.

      Sim, a espessura totar indicada por este instalador, também é de 3cm
    •  # 13

      Colocado por: rituaisSe for instalador e interessar obra na região do Bombarral, mande-me o seu contacto sff

      Envie o seu pedido para [email protected].

      Colocado por: rituaisPensava que todas as marcas tinham o mesmo tipo de pré-requisitos

      E têm mas por cá há umas variantes que em muitos casos pouco sentido fazem!
    •  # 14

      Colocado por: SEEINGEnvie o seu pedido para [email protected]

      Enviado!
     
    0.0198 seg. NEW