Este é o meu primeiro post (li alguns posts anteriores sobre este tema no FdC, mas fiquei sem certezas do que fazer) e por isso venho procurar ajuda para tentar perceber e avaliar qual o melhor orçamento que irei receber.
Estou a negociar a compra de uma moradia no concelho de Cascais, construída em 2000, com ~80m2 de implantação, cave, piso 0 e 1, gemidada pelo alçado Sul (nas imagens do Google Maps ainda não tinha vizinho). Por sempre ter vivido em apartamentos, tenho duas preocupações que gostaria de tratar antes de me mudar:
a) pretendia renovar as coberturas planas (são quatro - três no piso 1 e uma pequena no piso 0 sobre uma parte da sala - todas não transitáveis) apesar de não haver indícios de infiltrações nos quartos e wc´s do piso 1, ao contrário da sala, que tem umas manchas. A indicação que tive da imobiliária foi que em algum momento retiraram o godo das coberturas no piso 1 e foi aplicada uma tinta de borracha líquida. Na pequena cobertura do piso 0 não foi aplicada a tinta e mantiveram o godo (dá para ver pelas imagens).
Sintetizando as minhas questões neste ponto: - devo tratar preventivamente as coberturas? - se sim, que sistema e metodologia devo aplicar para garantir a impermeabilização e melhorar o isolamento térmico? - este novo sistema pode ser aplicado sobre o existente (não faço ideia do que foi usado) e sobre a tinta de borracha aplicada?
b) pretendia isolar as paredes exteriores da sala (que tem paredes viradas a E, N e O) porque são integralmente forradas a tijolo burro, que em conjunto com a pequena laje existente, acredito que sejam a origem das manchas e do ligeiro cheiro a mofo, embora existam duas pequenas manchas de humidade junto aos vãos e ligeiramente acima do pavimento, que parecem ser capilaridade.
Sintetizando as minhas questões neste ponto: - o isolamento/impermeabilização do tijolo burro é eficaz? - se sim, que produto e metodologia devo aplicar para garantir a impermeabilização?
Junto umas pequenas imagens de apoio retiradas do Google Maps e agradeço desde já a v/ participação.
As dúvidas e questões que levanta, são algo complexas. sem ver o imóvel é difícil avaliar, diagnosticar e propor intervenção. Se assim entender, pode clicar no meu nome ( tem lá o meu contacto) Posso efectuar visita técnica para aferição das patologias e proposta de intervenção. Boa sorte.