Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho uma infiltração na minha cozinha proveniente do esgoto do vizinho de cima. Segundo o próprio, acontece quando o cano fica entupido. A verdade é que tem sido recorrente nos últimos meses e o vizinho não faz nenhuma obra para resolver a situação, apenas limpa os canos e resolve a situação temporáriamente.
    Estou a ficar desesperada pois não sei como agir para conseguir que o vizinho resolva esta situação definitivamente.
    Agradeço desde já a vossa ajuda.
  2.  # 2

    Chame o seguro.
    • RCF
    • 9 outubro 2023

     # 3

    Se necessário, faça uma denúncia na Câmara Municipal, por insalubridade.
    A Câmara fará uma inspeção e, constatando a situação que expôs, intimará o vizinho a fazer as obras necessárias.
  3.  # 4

    Eh pá, fale com o seguro, até para avaliar correctamente de onde vem o problema, é feita uma peritagem e dão seguimento à situaçao. Se for um problema com terceiros eles falam com a seguradora do vizinho.


    Tem seguro certo?
  4.  # 5

    Colocado por: DeboraFonsecaBom dia,

    Tenho uma infiltração na minha cozinha proveniente do esgoto do vizinho de cima. Segundo o próprio, acontece quando o cano fica entupido. A verdade é que tem sido recorrente nos últimos meses e o vizinho não faz nenhuma obra para resolver a situação, apenas limpa os canos e resolve a situação temporáriamente.
    Estou a ficar desesperada pois não sei como agir para conseguir que o vizinho resolva esta situação definitivamente.
    Agradeço desde já a vossa ajuda.


    Minha estimada, do art. 1347º do CC dimana uma restrição sobre os imóveis derivada das relações de vizinhança e condiciona o direito de propriedade sobre imóveis (cfr. art. 1305º do CC), nos casos nele previstos, com vista a solucionar os conflitos que as situações ou relações de vizinhança podem originar.

    Nesta factualidade, não curando o vizinho do facto de não resolver em definitivo o problema havido, entre outros considerandos, com alguma criatividade, sublinhe-se, pode-se considerar que as constantes infiltrações, além dos danos, podem colocar em crise a estabilidade e sustentabilidade estrutural.

    Assim, enquanto proprietária do seu imóvel, tem o direito a que os defeitos de que a sua casa ficou a padecer, em consequência dos contínuos entupimentos ocorridos na fracção vizinha, sejam reparados à custa do proprietário dessa fracção. Tais obras constituem, ainda, o infractor na obrigação de a indemnizar, se mais não for, pelas despesas que suportou na acção, seja ela intentanda em um Julgado de Paz (se o houver no seu concelho) ou num Tribunal.

    Destas sortes, sempre que houver uma infiltração, obriga-se o vizinho a reparar os danos na sua fracção (no limite, pintar o tecto e eventualmente alguma parede), acrescido das custas do Tribunal se for obrigado por aquele. Posto isto, não sou de crer que continue aquele a desejar manter o status quo, atentas as despesas em que incorrerá...


    https://apropriedadehorizontal.blogspot.com/
  5.  # 6

    Se o seu vizinho tem um cano entupido, tem de chamar o canalizador que muito provavelmente vá com aquela máquina que tem a guia de jato à pressão para desentupir canos. Aquela que os canalizadores cobram 250 € (+ IVA).

    Em relação ao seu vizinho partilho uma história. Há 2 anos, no dia 24 de Dezembro (sim, Natal) jorrava água pelo teto da cozinha. Tirámos fotos mas infelizmente só após parar de jorrar a água, tal era a nossa "admiração". Ligámos ao vizinho de cima, tinha ido para a terra passar o Natal e esqueceu-se de uma torneira aberta. Veio o filho dele fechar a torneira.

    Pedimos que accionasse o seguro dele, que o fez após insistência. Após dias e semanas passarem sem novidades e nós impedidos de usar os móveis da cozinha, pedimos ao vizinho para insistir com a seguradora, disse que o assunto estava encaminhado e que não tinha que o fazer.
    Após semanas e meses de insistência e inclusivamente a nossa seguradora envolvida lá se resolveu.

    Isto para dizer que o ser humano por defeito é hipócrita, trata-se sim da educação e civismo que cada um tem para conseguir pôr-se no lugar dos outros.
    Concordámos da próxima vez que algo acontecer com o vizinho de cima, ligar diretamente para os bombeiros e eles que arrombem a porta, e fotografar e filmar seja o que for para que as seguradoras não venham com muito mimimi.

    Este ano um dos canos da nossa cozinha estava entupido o que fazia verter água num dos canos por detrás da máquina de lavar. Ficámos de chamar o canalizador quando o vizinho de baixo toca à porta e ter-nos falado que tinha água a pingar no quadro eletrico. No próprio dia chamámos o canalizador, que apesar de ter sido um assunto que não ficou 100% resolvido nessa altura 2 dias depois após chamarmos novamente ficou corrigido.

    Espero que consiga resolver o seu problema, mas é o seu vizinho que o deve fazer. Infelizmente para resolver o problema que ele lhe está a causar é você que tem de ser chata.
  6.  # 7

    Muito obrigada pelas vossas respostas.
    Neste momento está resolvido temporariamente.
    Irei enviar carta registada com um prazo para que a situação fique resolvida definitivamente.
    Agradeço mais uma vez :)
 
0.0129 seg. NEW