Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estamos neste momento com apartamento à venda na zona de Cascais há cerca de 1 mês e pelo que podemos por agora depreender é que apesar de acharmos que o valor da casa estar muito similar aos praticados na zona que poucos interessados existem. Os ordernados estão baixos e nem toda a gente tem acesso ao crédito derivado e compreendemos que isso leva a menos contactos.

    O que pretendemos é adquirir uma moradia fora de Lisboa porque dentro de Lisboa já reparámos que está de loucos. Também reparámos que mesmo fora de Lisboa existe alguns exemplos gritantes de imóveis à venda acima de 200 mil que são ruinas, depreendendo que são pessoas que não precisem de dinheiro porque acredito que jamais conseguirão vender.

    Chegámos a pensar em comprar terreno e construir mas diria que 99% de amigos (e amigos de amigos) e familiares quase todos nos aconselharam para comprar já feita. O 1% foi um amigo que construiu em Odivelas a sua moradia mas diz que andou a comprimidos e que o construtor foi o maior filho da **** que conheceu, não se adiantando mais.

    Contaram-me casos de processos de construção e que aproveito para partilha de:

    - Enfartes.
    - Divórcios.
    - Dinheiro que gastaram e nunca irão reaver.
    - Uma moradia em construção em Marinhais em que muro estava torto, cartão colocado atrás de paredes como isolamento, entre outros.

    Enfim, sei que existem empreiteiros honestos e sei também que existem vários neste fórum mas infelizmente por uns pagam outros e que isto acontece em todas as profissões. O único caso de construção que correu bem que conheço através de familiares e amigos foi a da minha mãe, construída em Palmela mas cujo empreiteiro já faleceu.

    Claro que o processo de construção leva o seu tempo e também existe muito a questão da ansiedade de quem quer ver o seu sonho realizado, que com medos poderão não ter os comportamentos mais racionais no decorrer do processo.

    Também já me disseram que é um risco adquirir algo que não sabemos o que estamos a comprar, mas também é verdade que tal como no caso de Marinhais que descrevi acima (e outros que vi aqui no fórum) esse argumento aplica-se também a novas construções.

    Dito isto, decidimos adquirir uma moradia que necessitasse de remodelações reconhecendo que mesmo nesta área a coisa pode eventualmente não correr pelo melhor dependendo dos profissionais contratados, mas sempre é um processo mais curto e menos complicado.

    Passado este desabafo, a razão de colocação deste post foi de termos visto uma moradia modesta em que parece estar tudo ok pelas fotos mas na sala tem uma racha enorme.
    Isto é um problema estrutural, e mesmo reparando teriamos problemas de maior no futuro? Claro que todos os casos são únicos e que possivelmente teria que recorrer a um técnico especializado para avaliação mas pergunto isto também para saber em casos futuros semelhantes que surjam poder fazer uma melhor avaliação.

    A quem se sentir particularmente ofendido por algum comentário que tenha feito agradeço que se abstenha, partilhei apenas opiniões e histórias que partilharam comigo e que opiniões são mesmo isso, opiniões. Se quiser mostrar o seu ponto de vista sobre algo que tenha escrito de maneira educada e construtiva estarei sempre recetivo a ler.
      racha.png
  2.  # 2

    Não desespere, passou um mês... as casas não se vendem em 15 dias. Se tiver a ter visitas o interesse na casa deve estar ok, é aguardar com calma. Se tiver uma oferta muito abaixo do valor que pede, também não entre em stress, fique chateado e pense que está a pedir demais... o negócio é mesmo assim, é um ponto de partida para negociar.

    O resto que descreve, tanto dá para construções, casas novas e remodelações... mas também me parece um cenário dantesco.

    Essa foto era para ver a racha? Não vejo nada.
  3.  # 3

    Obrigado pelo feedback bmccruz, e sim, não desesperamos... temos consciência que a venda não será feita em menos de 6 meses e poderá demorar até 1 ano (pelo menos esperamos).

    A racha está na parede do lado esquerdo da foto, atrás do sofá branco.
  4.  # 4

    Qual racha? Isso na foto é um fio elétrico que desce da calha colada até meio da parede, vindo do teto.
    Ou estou a ver mal?
    Concordam com este comentário: rguerreiro79, RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroMS
  5.  # 5

    aquilo não é uma racha é um fio pendurado apos uma calha técnica veja o topo da parede do lado esquerdo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroMS
  6.  # 6

    Colocado por: PedroMSObrigado pelo feedback bmccruz, e sim, não desesperamos... temos consciência que a venda não será feita em menos de 6 meses e poderá demorar até 1 ano (pelo menos esperamos).

    A racha está na parede do lado esquerdo da foto, atrás do sofá branco.


    Aquilo é um cabo vem colado junto à sanca e depois desce pela parede estando meio solto. Deve ser um cabo coaxial, deviam ter ai a tv.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroMS
    •  
      marco1
    • 9 outubro 2023 editado

     # 7

    bolas já escolheu uma moradia sem ir lá pessoalmente?
    eesa casa deve ter cerca de 40 anos ou mesmo 50, gosto do pavimento, deve ter 2.80 de pé direito o que é bom se optar depois por tetos falsos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroMS
  7.  # 8

    bolas já escolheu uma moradia sem ir lá pessoalmente?
    eesa casa deve ter cerca de 40 anos ou mesmo 50, gosto do pavimento, deve ter 2.80 de pé direito o que é bom se optar depois por tetos falsos.


    Obrigado pelo comentário Marco mas eu não mencionei que escolhi uma moradia, muito menos sem ir lá pessoalmente. Sim em relação ao pé direito parece-me bom embora as áreas das divisões não me pareçam muito generosas.

    Qual racha? Isso na foto é um fio elétrico que desce da calha colada até meio da parede, vindo do teto.
    Ou estou a ver mal?


    Vitor agora que mencionou a calha é que a vi com mais atenção, culpa minha, inicialmente até pensei que fosse um fio mas como há uma separação deste a meio fiquei mesmo com a ideia que era uma racha na parede. Resolvido então e agradecido.
  8.  # 9

    A sombra não ajuda muito a perceber pela foto, mas efetivamente parece tratar-se de um fio que vem de uma calha, e depois torna a entrar noutra calha mais abaixo e antes de chegar às costas do sofá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroMS
  9.  # 10

    Colocado por: PedroMSA quem se sentir particularmente ofendido por algum comentário que tenha feito agradeço que se abstenha,


    Amigo, isto é um fórum aberto.
    Da mesma maneira que você escreveu o que lhe deu na gana, outros podem fazer o mesmo.
    Quem expressa a sua opinião publicamente sujeita-se ao escrutínio público da mesma forma, para o bem e para o mal.
  10.  # 11

    Se quiser ponderar a compra de terreno e construção de raiz, em Marinhais e com garantia de correr bem, diga.
  11.  # 12

    Colocado por: bmccruzNão desespere, passou um mês... as casas não se vendem em 15 dias.
    (...)

    Ai vendem vendem. Mas com as taxas de juro actuais o mercado teve que arrefecer.
    Acredito que só compre casa nesta altura quem tiver também vendido aquela onde habitava. E isso coloca-nos no dilema do ovo e da galinha...

    Boa sorte ao autor com a venda (e com o resto, que efectivamente bem precisa)!
  12.  # 13

    Pois.. como o dinheiro está mais caro, se calhar não podemos pedir o mesmo dinheiro pelas coisas.. ou não podemos querer vender um apartamento por 250 e comprar uma moradia por 200. O mercado funciona para os dois lados..

    Em relação à construção, acho o que escreveu muito exagerado.. há alguns stresses sim.. algumas chatices.. agora enfartes e divórcios? Em ambas as situações as coisas já não estariam vem antes..

    Entrei nesta aventura da construção, com receios, dificuldades porque não percebia nem percebo nada deste mundo, mas conclui que se nós rodearmos das pessoas certas (também lido com um ou dois mentirosos), as coisas até cavam por ser engraçadas..

    Ir todos ou quase todos os dias ver a evolução, pedir orçamentos, escolher materiais, cortar aqui para pode acrescentar ali.. as vezes cortar nos dois lados.. outras vezes fazer uma extravagância de um qualquer acabamento que sou eu a minha esposa é que entendemos..

    Acho sinceramente um processo que nos ajuda a saber lidar com a ansiedade, e também com as pessoas..

    Ainda estou longe de acabar, mas sinto que aprendi bastante a todos os níveis.
  13.  # 14

  14.  # 15

    Eu vendi a minha moradia em cascais em 6 dias. Decidimos sair de cascais e vir viver para o campo, numa pequena vila em santarém. Quando comprámos a nossa casa em cascais não havia mais que 6 casas na rua. Entretanto de 3 em 3 meses começava uma nova construção. Já estremecia quando via pessoas a visitar um terreno. Durante 3 anos a nossa vida supostamente tranquila era feita de obras 7 dias por semana, camiões, caves e furos a ser feitos e a casa a estremecer, e todas as manhãs o belo camião a esvaziar casas de banho quimicas. Enfim.

    Tivemos as mesmas duvidas sobre construir ou comprar feito em santarém, até porque existem muitos terrenos a preços muito convidativos, mas com o que vimos de problemas nas dezenas de casas a ser construidas na nossa rua em cascais desistimos e compramos feita. Espero que tenhamos tomado uma boa decisão. Até agora parece que sim mas ainda não passou um mês.

    Só sei que vi muitas pessoas desesperadas com construções que nunca mais acabavam, a passarem horas por semana nas obras porque sempre que la iam alguma coisa estava a ser feita diferente do projecto, e uma das casas desapareceram 2 construtores com o dinheiro e o último deixou a casa num estado tal que antes de irem para lá viver já estava tudo rachado, incluindo bases de duche.

    Claro que o que não faltam também sao casos em que correu até ver tudo bem, mas sinceramente não sei se tinha saude mental e tempo para lidar caso não corresse bem.

    Desejo-lhe sorte e boas energias para qualquer decisão que tome 😊
  15.  # 16

    Colocado por: PedroMSmas na sala tem uma racha enorme.


    lolol.. um cabo pendurado ;)
  16.  # 17

    Amigo, isto é um fórum aberto.
    Da mesma maneira que você escreveu o que lhe deu na gana, outros podem fazer o mesmo.
    Quem expressa a sua opinião publicamente sujeita-se ao escrutínio público da mesma forma, para o bem e para o mal.


    Caro Clioll você não deve ter lido o meu post na integra porque no final escrevo e passo a citar "Se quiser mostrar o seu ponto de vista sobre algo que tenha escrito de maneira educada e construtiva estarei sempre recetivo a ler."

    Acredito que só compre casa nesta altura quem tiver também vendido aquela onde habitava. E isso coloca-nos no dilema do ovo e da galinha...


    Verdade, e é a nossa situação. Obrigado pelos votos de boa sorte

    Em relação à construção, acho o que escreveu muito exagerado.. há alguns stresses sim.. algumas chatices.. agora enfartes e divórcios? Em ambas as situações as coisas já não estariam vem antes..


    O que me contaram não foram histórias da carochinha, você fala assim porque provavelmente teve sorte em arranjar pessoas de confiança. O comentário do(a) LikesnowinJuly só veio confirmar isso mesmo.
    A construção de uma casa é o realizar de um sonho e a ansiedade de esta estar concluída, o medo de que o empreiteiro fuja com o dinheiro (parte dele obviamente) e que as coisas estejam bem feitas ao longo do tempo desgasta uma pessoa psicologicamente.
    A minha cunhada ficou sem a possibilidade de ter o sonho dela porque o empreiteiro, recomendado pela imobiliária, após receber a primeira tranche nunca mais vê-lo. Declarou falência e foram vários os lesados aqui em cascais, e sim... o larápio continua a abrir empresas pelo que ouvi.

    Claro que com isto tudo, sei que também existem empreiteiros honestos, mas é preciso ter sorte.

    Eu vendi a minha moradia em cascais em 6 dias. Decidimos sair de cascais e vir viver para o campo, numa pequena vila em santarém. Quando comprámos a nossa casa em cascais não havia mais que 6 casas na rua.


    É exatamente isso que pretendemos fazer, sair de Cascais e ir morar para os arredores. Moradias são mais fáceis de vender não me admiro que tenham vendido tão rápido. Como já foi noticiado, os valores praticados nos arredores já começam a ser Lisboa há uns aninhos atrás mas algummas vezes vê-se bons negócios (aparentemente). Obrigado pelos votos de boa sorte.
  17.  # 18

    Uns venderam em 6 dias, em 2021 o vendedor da minha vendeu ela em zero dias, ainda ele apenas estava a pensar vender, já eu lha estava a comprar. ;)
  18.  # 19

    Uns venderam em 6 dias, em 2021 o vendedor da minha vendeu ela em zero dias, ainda ele apenas estava a pensar vender, já eu lha estava a comprar. ;)


    Show me da money :) Em carcavelos existe um terreno de 500m2 à venda, em frente aos Maristas. 600 mil euros. Até me ri e perguntei como era possivel... o proprietário diz que não precisa de dinheiro e como não quer empreiteiros a lucrar com a compra de terreno, construção e consequentemente venda assim o decidiu...
  19.  # 20

    Colocado por: PedroMS

    Show me da money :) Em carcavelos existe um terreno de 500m2 à venda, em frente aos Maristas. 600 mil euros. Até me ri e perguntei como era possivel... o proprietário diz que não precisa de dinheiro e como não quer empreiteiros a lucrar com a compra de terreno, construção e consequentemente venda assim o decidiu...


    Todos querem o quinhão do Mais Habitação.
 
0.0196 seg. NEW