Colocado por: VarejoteMas quando comprou o imóvel, não aparecia essa referência na certidão da conservatória do registo predial?É provável que aparecesse, mas como disse desconhecia tal coisa e por isso não devo ter prestado atenção a esse pormenor. Neste momento pelo que vi menciona isso na certidão permanente, quanto à caderneta predial não menciona nada sobre isso
Colocado por: TelhadoMuito estranho o banco inicial não ter dito nada!Realmente também acho estranho, mas a verdade é que não disseram, mesmo não tendo conhecimento dessa situação não seria uma informação que não tivesse questionado logo até por desconhecer isso. Por isso sei que não falaram disso
Colocado por: HugoCPereiraÉ provável que aparecesse, mas como disse desconhecia tal coisa e por isso não devo ter prestado atenção a esse pormenor. Neste momento pelo que vi menciona isso na certidão permanente, quanto à caderneta predial não menciona nada sobre isso
Colocado por: VarejoteSim, isso aparece na certidão permanente, e no final tem esse termo "Hipoteca do direito de superficie"
A caderneta predial serve para pagar impostos, também não refere se tem hipoteca ou não.
Colocado por: HugoCPereiraSim, isso aparece na certidão permanente, e no final tem esse termo "Hipoteca do direito de superficie"
Colocado por: VarejoteNa certidão aparece 1989- Direito de superficie
Pede uma certidão da conservatória completa, deve dizer lá os termos do direito de superfície.
Colocado por: VarejoteSe diz isso na certidão...Sim, isso sim, aliás sempre disse que tinha feito um excelente negócio, não sabendo eu deste pormenor. Mas na verdade em termos práticos o que isto quer dizer? Depois desses 70 anos o dono do terreno, neste caso a Câmara pode ficar com as casas ou existe alguma possibilidade de isso acontecer a qualquer momento? E já agora numa futura venda da minha parte, é uma venda normal de um imóvel? (Lá está possivelmente mais barato por causa dessa situação)
Espero que tenha comprado a casa mais barata.
Provavelmente pagou mais barato, devido ao terreno não pertencer ao imóvel.
Colocado por: VarejoteO banco para onde quer transferir, aceita essas condições?Da parte do banco creio não haver problema até porque foram eles que me avisaram da situação mas que iam continuar com o processo que não havia problema. Mas ainda bem que soube e tal como diz ainda bem que foi barata. Lá está, talvez descontando o valor do terreno tenha sido um preço mais justo. De qualquer das formas muito obrigado pela ajuda, fiquei mais esclarecido
Em princípio até final do direito deve estar à vontade, quando tiver perto de terminar, nunca se sabe da intenção da câmara.
Naturalmente que a vender vai levar uma talhada no preço, só se for algum comprador e entidade bancária que não repare nesse pormaior.
Colocado por: VarejoteQuando o imóvel foi para venda a câmara deveria ter sido consultada por ter direito de preferência.Mas eu posso vir a ter algum problema em relação a isso?