Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, tenho em vista um terreno que me fica mais em conta.
    No entanto ele está classificado como predial rústico, já me informei e da para construir, a questão é aquela situação de preferencial dos vizinhos.
    Ou seja os vizinhos poderem ficar eles com o terreno, mas se o proprietário me vender o terreno e não os informar, isso pode trazer problemas para mim mais tarde??

Obrigada
  2.  # 2

Os confrontantes com o terreno podem exercer o direito de preferência e ficar/comprar o terreno pelo valor que você o comprou/declarou.

Estive na mesma situação. No meu concelho passei o terreno a urbano em 15 dias e não tive de passar cavaco a mais ninguém.
  3.  # 3

Colocado por: DianaGuimaraesBoa noite, tenho em vista um terreno que me fica mais em conta.
    No entanto ele está classificado como predial rústico, já me informei e da para construir, a questão é aquela situação de preferencial dos vizinhos.
    Ou seja os vizinhos poderem ficar eles com o terreno, mas se o proprietário me vender o terreno e não os informar, isso pode trazer problemas para mim mais tarde??

Obrigada

Mais tarde eles ficam com o terreno pelo preço que pagou.

Se gosta de arriscar, compra umas raspadinhas, que tem menos risco e não lhe tira o sono mais tarde.
  4.  # 4

É possível passar o terreno a urbano depois de o comprar ou tem de ser antes?
  5.  # 5

Colocado por: DianaGuimaraesÉ possível passar o terreno a urbano depois de o comprar ou tem de ser antes?

Se for depois o comprar, fica sem ele e ainda ajudou os preferentes.

A mudar para urbano se tal for possível é pelo atual proprietário, para extinguir o possível direito de preferência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DianaGuimaraes
  6.  # 6

Colocado por: Varejote

Se for depois o comprar, fica sem ele e ainda ajudou os preferentes.

A mudar para urbano se tal for possível é pelo atual proprietário, para extinguir o possível direito de preferência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DianaGuimaraes

exatamente
  7.  # 7

Muito obrigada pela ajuda
  8.  # 8

Boa noite, Se eu passar o terreno para urbano antes de ele mo vender, deixa de haver o direito de preferência certo??

Quais as diferenças entre ele no vender rústico ou urbano? Quais os custos extra que ele vai ter como vendedor ??

Obrigada
  9.  # 9

Colocado por: DianaGuimaraesBoa noite, Se eu passar o terreno para urbano antes de ele mo vender, deixa de haver o direito de preferência certo??

Quais as diferenças entre ele no vender rústico ou urbano? Quais os custos extra que ele vai ter como vendedor ??

Obrigada

Se adquirir para construir deixa de existir direito de preferencia mesmo que seja rustico, ja foi bastante debatido aqui pelo forum. Adquira o terreno e inicie o processo de licenciamento sem problema.

0.0138 seg. NEW