Iniciar sessão ou registar-se
    • SAMBINO
    • 11 fevereiro 2010 editado

# 1

Caros forenses,

Desta vez o que me trás ao fórum é uma vez mais a questão da humidade. Pelo que já pude aprender aqui pelo fórum este é um problema recorrente e que só se resolverá definitivamente ao curar a patologia.
    Assim sendo resolvi fazer exactamente assim, contudo não o puderei fazer já este ano devido a algumas limitacoes de orcamento uma vez que este ano o orcamento esgotou-se com as mobilias novas que a minha mulher insistiu em comprar, há pois e tambem aquele LCD LED da Samsung que eu insisti em comprar :D.

A nossa moradia foi construida há cerca de 15 anos, altura em que as exigencias em termos de isolamento eram diferentes das actuais... ora a moradia tem r/c e 1º andar e um sotão que está por aproveitar em que a telha assenta directamente sobre as vigotas, ora como já se aperceberam o meu problema de humidade esta precisamente no 1º andar, uma vez que o dito sotão está como descrevi. Como disse para o próximo(s) ano(s) vou fazer o aproveitamento do sotão e provavelmente isolar as paredes da casa pelo exterior optando pela solucão "capotto" que me parece a melhor, mas Só no proximo ano!
    Agora, acontece que os tectos dos quartos do 1º andar estão pretos da humidade e portanto vou ter de pinta-los o mais breve possivel uma vez que não é nada estéctico.

A questão que ponho está precisamente na tinta a utilizar, falei com a pessoa que costuma fazer os biscates cá por casa e ele falou-me em usar uma tinta de óleo com um isolante próprio para humidade... Como não sou da área não consigo avaliar se é uma boa opcão ou não, portanto venho lancar esta pergunta aqui pelo fórum para ver se obtenho algum aconselhamento nesse sentido;

Será que faz algum sentido o que o pintor me disse, senão, o que me aconselham, que tipo de tinta e aditivos deverei utilizar, que marcas? Devo utilizar a mesma tinta tanto para o tecto como para as paredes?

Antecipadamente grato
    Sambino
  1.  # 2

Colocado por: SAMBINO Agora, acontece que os tectos dos quartos do 1º andar estão pretos da humidade e portanto vou ter de pinta-los

Estarão pretos de humidade, ou de bolor?
    A humidade vem de condensação da humidade (interior), ou vem de infiltrações (de água que vem do exterior)?

E que tal umas fotografiazinhas?
  2.  # 3

Penso que estão pretos devido 'a humidade da condensação da humidade interior, contudo junto umas fotos para vossa melhor apreciação.
      DSC03576.JPG
  3.  # 4

ainda outra pic.
      DSC03577.JPG
  4.  # 5

e mais uma,
      DSC03578.JPG
  5.  # 6

a ultima, por agora...
      DSC03579.JPG
  6.  # 7

ninguem tem comentarios ao exposto???
    • RASB
    • 16 fevereiro 2010

# 8

Boa noite,
    As sua paredes e tectos parecem (pelas fotos) ter humidade provocada por condensação interior. Se assim for, o que não posso garantir, poderá fazer o que o seu pintor disse, e claro ventilar mais a sua casa.

Se a humidade for exterior, ou seja provocada por infiltrações ou falta de isolamento então a solução é primeiro reparar a anómalia e depois reparar as paredes e tectos.

cmps,
    RASB
  7.  # 9

As fachadas apresentam fissuras?
  8.  # 10

Colocado por: SAMBINOPenso que estão pretos devido 'a humidade da condensação da humidade interior, ...

Aquilo parece-me ser bolor-

Se há bolor é porque há humidade (leia-se «humidade relativa») em excesso.

E isto acontece ou porque a casa está FRIA (falta de isolamento térmico, o que facilita a condensação e leva ao desenvolvimento do bolor), e/ou por falta de ventilação (ou infiltrações, mas não se vêem indícios).

Se for só isto, a solução é: aquecer, desumidificar, e ventilar (o que só será eficaz quando deixar de chover...).

Numa outra perspectiva, outra hipótese é aumentar o isolamento térmico. Mas isto é outra conversa.
  9.  # 11

Caros, muito grato pelos vossos comentarios que vão exactamente ao encontro do que esperava de acordo com a investigação que tenho feito aqui pelo forum.

Como disse para o proximo ano tratarei da questão do isolamento termico com cappoto. Mas antes, ja neste verão terei de pintar como disse anteriormente. Alguem me pode dar alguma dica sobre que tintas utilizar tanto para as paredes como para o tecto, e o isolante e/ou outros aditivos que devo utilizar? Ainda, o que 'e a tinta de oleo que o pintor me aconselhou, sera mesmo uma boa opcao?
    •  
      FD
    • 17 fevereiro 2010

# 12

Colocado por: SAMBINOAlguem me pode dar alguma dica sobre que tintas utilizar tanto para as paredes como para o tecto, e o isolante e/ou outros aditivos que devo utilizar?

Se quiser gastar dinheiro, esmalte aquoso com aditivo anti-bolor. Até ao momento não tenho queixas... :)
  10.  # 13

Caro FD,

At'e me assusta com esse comentario, quanto dinheiro estamos a falar por litro?
    Ja agora, qual o efeito do esmalte, sera meio brilhante tipo quase metalico?

Cumps
  11.  # 14

Também tive uns problemas desses, bolor nas paredes.

Limpei tudo com lixívia, e passei a arejar a casa praticamente todos os dias (basta 2/3 minutos para renovar o ar, o que interessa é fazer corrente de ar), já lá vão duas/três semanas e ainda não apareceu nada, vamos ver...

O meu diário de aproveitamento de um sótão
    •  
      FD
    • 17 fevereiro 2010

# 15

Colocado por: SAMBINOJa agora, qual o efeito do esmalte, sera meio brilhante tipo quase metalico?

Acetinado.

Comprei este: http://www.dyrup.pt/Consumidor/Interior/Paredes/Acabamento/Kitchen___W_C_.aspx
    Não me lembro do preço...
  12.  # 16

Caro Sambino,
    Pelas fotos parecem-me condensações. A solução é relativamente simples e passa pelos seguintes passos:
    1º- Lavar as paredes com detergente da loiça para sair o negro
    2º - Lavar as zonas infectadas com um liquido antifungico para "matar" os fungos uma vez que o primeiro passo apenas tira aquele negro que é visivel a olho nu
    3º - Aplicar uma boa tinta. O esmalte aquoso é uma boa solução pois é um produto mais resistente às humidades e às lavagens sendo por isso indicado para WC e cozinhas. Aconselho a utilização do acabamento acetinado (meio brilho) que fica com um aspecto parecido com os azulejos.
    Aqui, deve encontrar tudo o que precisa saber.
    Espero ter ajudado.

Limpei tudo com lixívia, e passei a arejar a casa praticamente todos os dias (basta 2/3 minutos para renovar o ar, o que interessa é fazer corrente de ar), já lá vão duas/três semanas e ainda não apareceu nada, vamos ver..

Caro Cimento,
    Vai ver que, infelizmente, dentro de pouco tempo vai estar com o mesmo problema pois o que o Sr. fez foi tirar a parte visivel do fungo, o "bichinho" continua lá à mesma. Para ficar com uma superficie completamente tratada tem que seguir os passos acima descritos.

Isto não invalida que voltem a ter o mesmo problema pois as origens podem ser vária (mau isolamento térmico, excessiva humidade no ar, etc.). Em anos como este aconselho a utilização de um desumidificador.

Cumprimentos.

0.0148 seg. NEW