Agradecia se me pudessem ajudar a escolher o verniz para o chão que vou afagar: Dos vários orçamentos propõem-me além do já conhecido Verniz CIN / Durocin de Poliueretano Dois Componentes um outro que dizem ser de qualidade semelhante ou superior e que é o
Desmodur Bayer De Poliueretano Mono Componente Alguém conhece? Conseguem-me dar uma ideia? Realmente gostava de ter uma opinião de alguém...(já tenho dado bons e fundamentados conselhos neste fórum em temas que domino, mas de chão não percebo nada daí o meu pedido).
Ora bemum dos meus ultimos projectos foi afagar de que maneira um taco em eucalipto que ja não via manutenção desde que foi colocado, diga-se em abono da verdade ainda estava aceitavel tendo em conta os maus tratos de que foi alvo. Deixo aqui alguns conselhos antes do verniz. Retire os rodapes e prepare-se para pintar tamabem paredes e tectos, um chão novo exige tambem o resto compostinho. Vai fazer imenso pó mas muito mesmo prepare-se para limpar. Se o desnivel do soalho for alto deixe-se de mariquices e começe logo com resbarbadeira com prato de lixa e quanto mais baixo o numero melhor. Atenção que uma resbarbadeira grande faz melhor serviço que uma pequena, e acima de tudo e necessario ter uma mão muito certinha, de outra forma pode causar danos irreparaveis. Va subindo o numero até a coisa estar praticamente nivelada e pare na lixa 80, faça a betumagem das juntas, que pode ser com uma mistura de serrim e cola branca ( e barato e funciona melhor que produtos feitos de proposito para o efeito), deixe secar muito bem. Entretanto podera dar uma lixadela as parede e tectos. Lixe de novo com lixa 120, e so se possuir um lixadeira de rolos ai sim para aperfeisoar podera passa uma vez uma lixa 160, mas na minha opinião uma 120 bem passada serve bem.
Vamos la agora ao verniz eu usei o Durocin dois componetes, mate e digo foi a melhor coisa que fiz, o resultado foi exelente e a dureza do melhor. Conselhos uteis de aplicação. Utilize um rolo de angora dos pequenos de boa qualidade se não vai passar umas boas horas a retirar pelos do verniz com uma lixa. Na primeira mão faça menos de metade da quantidade que pensa gastar pois vai-se surpreender como redimento deste verniz, comigo rendeu quase o dobro do anunciado, e se não gastar ele endurece na mesma. Não se esqueça de comprar diluente especifico para limpar o material se não diga adeus ao investimento no rolito. De uma despolidela a mão com lixa de grao fino acima de 160 e passe mais duas demãos. Bom trabalho.
Nós, depois de estudar o assunto optamos por verniz da CIN (durocin), pois por várias fontes disseram-nos que era o melhor (embora mais caro). Neste momento estamos arrependidos, porque:
- tivemos de retirar e voltar a colocar pois estava todo manchado numa parte da casa (haviam muitas zonas em que tinha ficado 'baço'
- ainda não fomos para viver e o verniz já está todo riscado (apesar de termos bastante cuidado)
- o pior de tudo foi noutra parte da casa, que usamos o outro da verniz da CIN por ser mais resistente. O piso ficou todo cheio de bolinhas, embora se tenha tomado muito cuidado em seguir as instruções todas com detalhe. Aplicou-se, e como tinha este problema afagou-se e voltou-se a aplicar 2 vezes. O problema persistiu... até que desisti (ficamos com as bolinhas, pois não tínhamos mais dinheiro). Quando se afagava ou polia, as bolinhas ficavam maiores ainda. Chamamos o técnico da CIN, que foi lá e sem mais testes, afirmou ser sujidade do rolo, pois no meio encontrou um pelo no verniz... algo completamente absurdo, pois como lhe tinha dito o chão estava TODO cheio das mesmas bolinhas, nas 6 aplicações que foram dadas e os rolos eram novinhos e limpos, claro está. Depois, a falar com peritos em chão, disseram-me que podia ser da humidade- já medi com aparelho adequado, e está óptima... enfim. Já me disseram vários problemas que podem ter havido, mas confesso que por agora não vou experimentar outra vez. Fico com os riscos e as bolinhas :( e desisto.
Resumindo, não digo que não acontecesse com outro verniz, que não fosse da aplicação de algum modo ou do chão (usamos pinho nacional de tábua corrida numa zona e cutelo noutra) mas pelo menos gastávamos menos dinheiro. Por outro lado, não vale a pena pagar pelo serviço técnico/garantia neste caso, que foi totalmente ineficaz, nem nos disse qual foi o problema sequer, nem solucionou a questão (sinceramente, quase que me senti insultada com as conclusões do técnico).
Escrevo este comentário, pois achei que podia ser útil para outros utilizadores uma outra visão do verniz da CIN... eu que era um fã incondicional da CIN...
eu as segundas demaos aplico com trincha de150mm ou mais e nunca uso uma nova tenho uma que já tem feito 5 ou 6 casas assim e que não cai pelos e nada de borbulhas demora mais tempo mas fica melhor ou já comecei também com pistola de ar comprimido e também fica bem só k tem k trabalhar com mascara de oxigénio depois de15 min ficasse muito drogado pelos vapores de solventes do verniz eu uso verniz de duas componentes. ah esquecei há tipos de madeiras que fazem reacção com verniz e o vendedor tem que saber isso pelo menos nas marcas que usa dois componentes poliuretanicos os vernizes nitrocelulosico são mais estáveis mas também mais fracos e risca se mais.etc humidade da chão não pode ultrapassar 10% normal tem que ter 8% mas com unidade do ar ta a crescer e chega as vezes ate 12-15% não ta mal nem assim mas mais disso já e uma problema
Boa noite caros amigos. Não sou profissional mas tenho por experiência pessoal a seguinte apreciação. O verniz da CIn 2 componentes é muitoooooo bom. Foi aplicado em minha casa em taco pinho maciço Inglês e fiquei muito contente. Zero manchas e tem aguentado com firmeza e compostura os ataques incessantes da minha filhota. Recomendo fortemente. Agora se o profissional não for bom naquilo que faz... o resultado será sempre mau. Cumprimentos
Colocado por: aprendiz2 pois não...esse até uma criança o dá (aplica)
e seca rápido....conheço alguém que o utiliza nas molduras (pinturas) para as proteger,é muito flexível.
Independentemente de alguem o utilizar para molduras, o que é certo é que ja o tenho no chão a 4 anos e o resultado é optimo. Foram dadas 3 demaos e nao foi por nenhum profissional.