Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos.

Venho aqui deixar algumas notas acerca do percurso da construção de uma moradia no Norte.

Neste momento tenho apenas um esboço daquilo que pretendemos.
      esboçov1.JPG
  2.  # 2

Porque é que é um "2+1" e não um "4-1"?
  3.  # 3

Colocado por: NostradamusPorque é que é um "2+1" e não um "4-1"?

Para ser diferente

gostava de não ter de colocar estores à semelhança de algumas moradias que tenho visto, mas gostava de ter opiniões de quem não os tenha com a sala orientada sul. Penso que a pala de 1.5m não seja o suficiente. A casa tem cerca de 165m2.
      esboçov1a.JPG
  4.  # 4

para ser sincero acho que está cheia de erros essa planta
    por exemplo:
    - acha pratico o sitio da mesa de refeições em relação á cozinha?
    - ....
    - para aquilo que é tem muita área mal distribuida e desperdiçada
    - a entrada devia ser ali ao pé da wc social
    de resto a orientação solar parece correta, não se preocupe com isso mas sim com o layout da coisa.
  5.  # 5

Colocado por: marco1para ser sincero acho que está cheia de erros essa planta
    por exemplo:
    - acha pratico o sitio da mesa de refeições em relação á cozinha?
    - ....
    - para aquilo que é tem muita área mal distribuida e desperdiçada
    - a entrada devia ser ali ao pé da wc social
    de resto a orientação solar parece correta, não se preocupe com isso mas sim com o layout da coisa.

- Qual mesa, a da sala ou a que está na cozinha? Não estou muito preocupado com móveis desde que haja espaço para eles.
    - Não percebo a área desperdiçada

Também achei que a a entrada ficaria melhor aí mas depois ficaria longe da entrada para a garagem e não queria por um wc a meio da sala muito menos janelas de wc na fachada.

O layout da coisa não pode ser muito diferente disto quando há afastamentos, áreas e envidraçados na orientação correta a cumprir.
  6.  # 6

esqueça, isso da entrada até é fácil de resolver
    isso está muito cru para se puder dar opiniões balizadas
    alias devia era meter o LT e alguns dados da envolvente
    por exemplo nem consigo perceber onde está a garagem.
  7.  # 7

Colocado por: marco1esqueça, isso da entrada até é fácil de resolver
    isso está muito cru para se puder dar opiniões balizadas
    alias devia era meter o LT e alguns dados da envolvente
    por exemplo nem consigo perceber onde está a garagem.

Ficaria debaixo da sala (recuada 1.5m) e para já não estou a pensar ter acesso à habitação pelo interior, é apenas um esboço.
  8.  # 8

Duvido que consiga passar na térmica sem estores…
  9.  # 9

Colocado por: DR1982Duvido que consiga passar na térmica sem estores
    vidros triplos e back out´s, mas o preço, upa upa
  10.  # 10

Colocado por: jorgealvesvidros triplos e back out´s, mas o preço, upa upa
    preços upa upa nisso certamente…
  11.  # 11

Colocado por: idpkgvbpduma moradia no Nort
    Boas.
    Onde no Norte? Quer revelar?

Colocado por: idpkgvbpdNeste momento tenho apenas um esboço daquilo que pretendemos.
    diz “esboço”. Quem fez isto? Tem uma planta mais geral do terreno que queira partilhar? O lev. topográfico col a envolvente?
    Esse esboço tem muito para mastigar. Vindo de um Arquitecto acho extremamente sofrível mesmo!!!
  12.  # 12

Geralmente as plantas em L até conseguem ser +/- organizadas, não há muito a fugir, fica tudo alinhadinho e tal.

Mas esses quartos, a forma assimétrica que possuem, fica muito estranho, ainda por mais numa casa tão pequena. Mesmo o corredor, é demasiado estreito. Isso deve ter 1m no máximo de largura. Tem também excesso de carpintaria.

Não gosto da ideia de ter a WC dos quartos metida praticamente dentro da volumetria do primeiro quarto. E como não bastasse, esse mesmo quarto esta exposto aos ruidos vindos do open space. Na vivência diaria, quem dormir nele, vai levar com todo o barulho, desde a TV com Lady Bug às descarregas sanitarias. (não será assim tão dramático, mas você percebe a ideia)

Esqueça fazer uma casa sem estores com essa quantidade de vidro. Os estores também protegem o vidro da manutenção que fazemos no jardim. Se tiver que usar uma roçadora para uma daninha mais agressiva, ou mesmo um corta relvas endiabrado, pode haver projecção de pedras que estilhaçam os vidros.

As plantas em L, em casas pequenas, geralmente não conseguem rentabilizar bem os m². Ou seja, se quer fazer pequeno (e barato), deveria talvez optar por uma configuração que optimize melhor os espaços, como quadrados e retângulos.

Resumidamente, está verde ainda, tem de amadurecer a planta.
  13.  # 13

Colocado por: NostradamusGeralmente as plantas em L até conseguem ser +/- organizadas, não há muito a fugir, fica tudo alinhadinho e tal.

Mas esses quartos, a forma assimétrica que possuem, fica muito estranho, ainda por mais numa casa tão pequena. Mesmo o corredor, é demasiado estreito. Isso deve ter 1m no máximo de largura. Tem também excesso de carpintaria.

Não gosto da ideia de ter a WC dos quartos metida praticamente dentro da volumetria do primeiro quarto. E como não bastasse, esse mesmo quarto esta exposto aos ruidos vindos do open space. Na vivência diaria, quem dormir nele, vai levar com todo o barulho, desde a TV com Lady Bug às descarregas sanitarias. (não será assim tão dramático, mas você percebe a ideia)

Esqueça fazer uma casa sem estores com essa quantidade de vidro. Os estores também protegem o vidro da manutenção que fazemos no jardim. Se tiver que usar uma roçadora para uma daninha mais agressiva, ou mesmo um corta relvas endiabrado, pode haver projecção de pedras que estilhaçam os vidros.

As plantas em L, em casas pequenas, geralmente não conseguem rentabilizar bem os m². Ou seja, se quer fazer pequeno (e barato), deveria talvez optar por uma configuração que optimize melhor os espaços, como quadrados e retângulos.

Resumidamente, está verde ainda, tem de amadurecer a planta.

A área de construção é de 165m2. É claro que numa casa pequena em L as divisões não podem ficar simétricas nem com corredores com o risco de ter áreas mal aproveitadas. Para respeitar os alinhamentos que estão representados nesse esboço e de modo a obter uma boa exposição solar para as divisões parece a forma mais correta que nós gostamos. Uma casa quadrada ou retangular respeitando os afastamentos impostos iria parecer um bloco escolar com janelas viradas para muros.
    Referiram que existem áreas mal aproveitadas quando existe apenas um corredor de 1m para dar acesso a um quarto.

Eu percebo isso dos barulhos como é óbvio. Mas não vejo muitas soluções. Aqui no fórum com diários também há poucas.

0.0183 seg. NEW