Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá boa noite,

Sou DO e encontro-me a construir uma moradia que está de momento a cerca de 30% de progresso (estrutura, alvenarias interiores/exteriores, cobertura terminados), até ao momento apenas foram utilizados capitais próprios, no entanto decidi recorrer a um crédito de auto-construção para financiar o resto da obra. Estou neste momento na fase de avaliação, contratação de seguros, etc.

Acontece que o banco (Banco CTT), indica que sou obrigado a contratar ambos os seguros (obras e montagens + MR) em simultâneo desde o dia da escritura, algo que não me faz muito sentido uma vez que a casa ainda não está "fechada", muito menos habitável ou com licença de utilização, logo não compreendo porque raio sou obrigado a ter estes dois seguros a não ser dar mais dinheiro ao banco em comissões. Alguém que já tenha passado por esta situação, é capaz de esclarecer se isto é prática comum e se existe forma de contestar?

Adicionalmente, a simulação enviada pelo BCTT para o seguro de obras e montagens parece-me absurdo, novamente mais comissões para o banco (enquanto mediador para a Mapfre neste caso). Inicialmente enviaram-me um valor de 798EUR para 24 meses e capital coberto 256k, após pedido de rectificação passou para 792EUR para 12 meses e 315k de capital coberto... alguma sugestão alternativa de outras companhias fora do banco?

Obrigado desde já.
    • FFAD
    • 12 outubro 2023

# 2

Sei que a Victoria é forte em seguros CAR. Não creio que faça sentido seguro de MR nesta fase.
  2.  # 3

Creio que o multirriscos só é aceite com obra a 100%
  3.  # 4

Conto a minha situação na CGD.
    Obrigatório seguro de construção até ter 70% da obra concluída. Quando alcançar está percentagem terei que contratar multirriscos.
  4.  # 5

Obrigado pela partilha de experiências, efectivamente faz todo o sentido realizar primeiramente este seguro de construção e apenas posteriormente o MR, parece-me que terei de confrontar o banco com esta informação para tentar chegar a um acordo plausível.

Em relação ao seguro de construção propriamente dito, deixa-me também algo irritado, o facto de o banco afirmar que tenho de contratar este seguro com eles directamente, algo que como é do conhecimento geral e está presente na FINE, o cliente tem o direito de contratar qualquer seguro externamente desde que cumpra os requisitos exigidos. Claro que, ao fazê-lo, pode ser penalizado nas bonificações mas até aí a FINE é omissa quanto a este seguro específico, referindo apenas o MR nas penalizações... enfim, a conclusão é que a banca gosta de trabalhar é com iletrados nestes assuntos e pouco com malta que faz questões a mais...

Cumps
  5.  # 6

Colocado por: carlota74Conto a minha situação na CGD.
    Obrigatório seguro de construção até ter 70% da obra concluída. Quando alcançar está percentagem terei que contratar multirriscos.

O problema aqui, parece-me que é.. se houver um sinistro durante a construção (acima de 70%) o multirriscos não funciona
  6.  # 7

Colocado por: slackObrigado pela partilha de experiências, efectivamente faz todo o sentido realizar primeiramente este seguro de construção e apenas posteriormente o MR, parece-me que terei de confrontar o banco com esta informação para tentar chegar a um acordo plausível.

Em relação ao seguro de construção propriamente dito, deixa-me também algo irritado, o facto de o banco afirmar que tenho de contratar este seguro com eles directamente, algo que como é do conhecimento geral e está presente na FINE, o cliente tem o direito de contratar qualquer seguro externamente desde que cumpra os requisitos exigidos. Claro que, ao fazê-lo, pode ser penalizado nas bonificações mas até aí a FINE é omissa quanto a este seguro específico, referindo apenas o MR nas penalizações... enfim, a conclusão é que a banca gosta de trabalhar é com iletrados nestes assuntos e pouco com malta que faz questões a mais...

Cumps

Qual é o banco?
  7.  # 8

É isso mesmo. Para cada fase da construção tem uma apólice diferente
  8.  # 9

Colocado por: Bragas V

Qual é o banco?

Banco CTT
  9.  # 10

Boa tarde,

Também me encontro a construir uma moradia e o BPI obrigou-me a fazer o seguro de obras e montagens com eles 1600 euros por 12 meses.
    Agora que estou em fase de conclusão pedi prolongamento de 6 meses e não fazem seguro por 6 meses, já nado à cabeçada com eles porque não irei fazer mais um ano pelo valor absurdo. Cá fora conseguia o mesmo seguro por 500 euros!
  10.  # 11

O pessoal faz contas?
    Não compensaria, mesmo com o agravamento no spread, meter os seguros fora do banco e até depois transferir o crédito para algum banco mais vantajoso?
  11.  # 12

Tive o mesmo problema com o BPI mas eles aceitaram fazer o seguro fora (no meu caso com a tranquilidade pois a Fidelidade não aceitou) mas com as condições deles tanto que foi o banco que tratou tudo com a tranquilidade para não faltar nada. Mas foi difícil resolver porque quando acabou os 12 meses questionei o BPI se devia prolongar eles disseram que não que era convertido agora em Multirriscos e assim foi durante 3 meses quando fui pedir mais uma tranche negaram a tranche porque não tinha seguro de obras então o gerente confrontou-os com o pedido de esclarecimento 3 meses antes e eles libertaram o capital mas depois todas as semanas questionavam o balcão pelo seguro.

Colocado por: Ana CorreiaBoa tarde,

Também me encontro a construir uma moradia e o BPI obrigou-me a fazer o seguro de obras e montagens com eles 1600 euros por 12 meses.
    Agora que estou em fase de conclusão pedi prolongamento de 6 meses e não fazem seguro por 6 meses, já nado à cabeçada com eles porque não irei fazer mais um ano pelo valor absurdo. Cá fora conseguia o mesmo seguro por 500 euros!
  12.  # 13

1600€ de obras e montagens?

Estamos a falar de um imóvel de 1,2 milhões de euros?

É que o meu custava 490€ com uma avaliação de 390k.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  13.  # 14

Colocado por: carlota74Conto a minha situação na CGD.
  14.  # 15

Colocado por: Lara Miguens

Boa tarde Carlota, pode me enviar o sseu contacto se faz favor ? O meu é [email protected] obrigada

0.0186 seg. NEW