Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Já estive em busca de uma possível resposta ou ajuda, entretanto, não encontrei nada na net e decidi colocar aqui a questão.

Estou a comprar uma moradia independente com recurso a crédito habitação, entretanto na avaliação, o banco solicitou que a área bruta dependente seja atualizada através do modelo 1 do IMI. Ele diz que a área do sótão deve estar na CPU e na Certidão Permanente.

Entendo que eles queiram o sótão nos documentos, porque o mesmo tem um acesso por uma escada de betão, ou seja, é nítida a sua utilização.

Entretanto minha dúvida é que o banco informa que apenas o modelo 1 do imi é suficiente para realização do crédito e da escritura.
    Neste caso, entendo que eu corro o risco de fazer a escritura e ter o pedido do modelo 1 do imi negado. Neste caso, gostava de saber se alguém já passou por isso e qual foi a solução que melhor serviu para este caso.

Adicionalmente, existe algum risco com relação a isso?

Agradeço antecipadamente toda e qualquer mensagem de ajuda.

Cumprimentos.
  2.  # 2

por um lado diz que o banco quer o sotão na CPU e CP, mais abaixo já diz que quer apenas no modelo 1 do IMI e isso basta estar nas finanças( CPU)

em que é que ficamos?
  3.  # 3

Colocado por: marco1por um lado diz que o banco quer o sotão na CPU e CP, mais abaixo já diz que quer apenas no modelo 1 do IMI e isso basta estar nas finanças( CPU)

se calhar como eles vão ter que averbar a hipoteca na certidão predial, fazem logo o outro acerto com o modelo 1 do imi.
  4.  # 4

Cuidado.

Para o preenchimento da declaração Modelo 1 de IMI, qualquer área que declarar é aceite, especialmente se for para registar uma área superior (paga mais imposto).
    Nota: Neste impresso, o sotão, se for acessível pelo interior e for habitacional, conta para a área privativa.

Após cerca 45 dias, se não houver reclamação sobre o novo imposto, é emitida a caderneta predial urbana actualizada.
    Não sabendo mais dados, em teoria, após esta actualização, dever-se-ia actualizar a descrição predial. Aqui são pedidos vários documentos, entre outros, licença de utilização, peças gráficas...
  5.  # 5

já agora para complicar, esse sotão é legal ? a escada faz parte do projeto aprovado?
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  6.  # 6

Colocado por: marco1já agora para complicar, esse sotão é legal ? a escada faz parte do projeto aprovado?
    Concordam com este comentário:ADROatelier

Obrigado à todos pelas respostas.

marco1, sim o sótão é legal assim como a escada (constam na planta da casa aprovada na câmara). O sótão não está habitável, está apenas como uma zona de arrumos.
    A minha preocupação é mesmo somente sobre essa questão do banco dizer que para aprovar o crédito e conseguir fazer a escritura, ser necessário apenas o modelo 1 do imi submetido com a solicitação de correção da área bruta dependente como a área do sótão.

Ou seja, se faço a escritura e depois o pedido não é aprovado, fico com o problema de que no momento que eu for vender esta casa, eu vou passar pelo mesmo problema que os vendedores atuais.

Na minha opinião, a escritura deveria ser realizada com os documentos devidamente actualizados, e não com um processo ainda em aberto nas finanças.

Desde já, muito obrigado.

0.0113 seg. NEW